Homepage


-
Kolohe Andino vence no regresso do Coldwater Classic a Santa Cruz21 novembro 2022

- Na prova feminina o triunfo sorriu a Zoe Benedetto
-
O O’Neill Colwater Classic regressou a Santa Cruz após vários anos de ausência e viu muito talento invadir a água na famosa onda de Steamer Lane. Um QS1000 que contou com várias figuras do surf norte-americano, incluindo três tops mundiais. E foi um deles a vencer a prova masculina. Kolohe Andino foi mais forte que todos para conquistar o triunfo em ritmo de pré-temporada.
Apesar de Griffin Colapinto ser o surfista em prova com maior nome e de ter dado espetáculo com os maiores scores desde o início da prova californiana, a verdade é que acabou por perder nos quartos-de-final frente ao jovem Taro Watanabe. Antes disso, logo na ronda 3, já Nat Youg tinha sido eliminado, muito por culpa de uma interferência.
Em preparação já para o arranque da temporada do CT 2023, que acontece no final de janeiro, em Pipeline, Kolohe acabou por não dar hipótese à concorrência. Depois de vencer Shaun Burns nos quartos-de-final, conseguiu um super score de 17,77 para eliminar Ian Crane nas meias-finais.
Já na final Kolohe teve pela frente um desafio bem mais complicado, enfrentando o surfista que causou a eliminação de Colapinto. E foi por pouco que Watanabe não bateu outro top mundial. O triunfo acabou por sorrir a Kolohe Andino por apenas 0,16 pontos, com 14,86 contra 14,70 do jovem que ocupa o terceiro posto do ranking norte-americano, que é liderado por Jett Schilling.
Na prova feminina o triunfo foi de Zoe Benedetto, após uma prova que ficou marcada pelas ausências das principais tops do ranking. Benedetto aproveitou isso para mostrar o seu surf e carimbar o segundo triunfo da carreira no QS, com apenas 17 anos, subindo ao terceiro posto do ranking.
Após bater Mia McLeish nos quartos-de-final, Benedetto superou a porto-riquenha Havana Cabrero nas meias-finais. Tudo terminou com um triunfo frente à jovem sensação Bella Kenworthy, de apenas 15 anos, que fez a segunda final consecutiva no circuito QS norte-americano, mantendo a vice-liderança do ranking atrás de Sawyer Lindblad. Uma final em que Benedetto somou 14,83 pontos, contra 12,74 da adversária.
Festa japonesa e australiana em Taiwan
Em Taiwan também terminou este fim-de-semana um importante evento do QS, com a prova feminina a ter estatuto QS5000 e a masculina QS3000 e que juntou vários surfistas australianos, japoneses e indonésios aos jovens talentos locais que começam agora a dar os primeiros passos no WQS. No final a festa acabou mesmo por ser australiana e japonesa.
Do lado masculino, Jervis Earle venceu uma final totalmente aussie frente a Reef Heazlewood, assumindo a liderança do ranking regional da Oceânia. Já na prova feminina houve final totalmente nipónica, com Nanaho Tsuzuki a bater Minami Nonaka, sendo estas, respetivamente, a nova líder e vice-líder do ranking feminino asiático do WQS.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram