Homepage

  • Previsões favoráveis aumentam expectativas em Haleiwa
    24 novembro 2022
    arrow
  • Esta quinta-feira um grande swell vai varrer o North Shore de Oahu e depois da tempestade virá a bonança…
  • Faltam somente dois dias para o arranque do Haleiwa Challenger, a decisiva etapa das Challenger Series 2022, onde Teresa Bonvalot poderá fazer história para o surf feminino nacional, caso consiga a qualificação para o CT 2023. Com um grande swell a chegar esta quinta-feira ao North Shore de Oahu, nos dias seguintes deverá vir a bonança, o que faz prever boas condições no arranque da prova havaiana.

    São esperadas ondas bem pesadas, bem acima dos 3 metros, para esta quinta-feira, naquele que também será o famoso dia de Ação de Graças. Um dia que, por norma, faz com que se pare tudo no Havai e por toda a América. Depois, na sexta-feira, será a não menos famosa Black Friday e, então, no sábado haverá o arranque em Haleiwa. Uma sequência fervorosa.

    Analisando as condições previstas, na sexta-feira o swell deverá começar a descer para os 2 metros, mantendo-se assim para sábado, quando o vento, embora se mantenha um pouco onshore, irá abrandar. Algo que deixa prever condições favoráveis para o arranque da prova logo no primeiro dia da janela de espera em Haleiwa.

    No início da próxima semana a ondulação vai continuar a baixar, mantendo-se vento ligeiro. Na segunda-feira o mar já estará a rondar o metro, dando ainda alguma margem para a realização da prova, caso a organização assim o entenda. Ainda assim, domingo e segunda-feira poderão ficar de reserva consoante o evoluir das condições no horizonte.

    Na terça-feira, entrará novo swell, o que aumenta as expetativas para estes primeiros dias de uma janela de espera, que se pode prolongar até 7 de Dezembro, quarta-feira da semana seguinte. Para terça é esperada ondulação na casa dos 2 metros, já com o vento a rodar para offshore. A longa distância, este parece ser, para já, o melhor dia de surf das previsões a curta distância.

    A verdade é que ondas não vão faltar numa etapa que decide muito numa época. Em jogo estarão as últimas vagas para o circuito mundial do próximo ano. No lado masculino há ainda sete das 10 vagas em jogo, enquanto do lado feminino restam definir duas das cinco vagas, com Teresa Bonvalot a chegar ao Havai no 5.º posto do ranking e dentro da bolha de qualificação.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas