Homepage


-
Há um português entre os 4 big riders que vão competir tanto na Nazaré como em Jaws17 novembro 2022

- Nas duas temidas arenas, os melhores big riders do planeta Terra vão medir forças. Homens e mulheres que ganham a vida a enfrentar as maiores montanhas de água do mundo.
-
Esta semana, fica inevitavelmente marcada pela abertura oficial da temporada de ondas grandes 2022/2023 por parte da World Surf League (WSL), com o arranque do período de espera dos seus dois grandiosos eventos: o Nazaré Tow Surfing Challenge e o Jaws Big Wave Challenge.
Um na variante de tow-in e o outro na tradicional remada, este par de provas pode ir para a água a qualquer momento até ao dia 31 de março do próximo ano. Basta que a Natureza colabore ao enviar ondulações gigantes para aqueles dois templos do surf de ondas grandes.
Nestas duas temidas arenas, os melhores big riders do planeta Terra vão medir forças. Homens e mulheres que ganham a vida a enfrentar as maiores montanhas de água do mundo.
Na passada terça-feira, o dia em que WSL anunciou a abertura da janela de espera dos dois campeonatos, também veio a público a lista de surfistas convidados. Analisando as mesmas, vemos que na prova portuguesa, a disputar na Praia do Norte, teremos mais uma vez 18 surfistas em ação, o que perfaz nove equipas, cada uma composta por dois elementos.
Já no evento que leva os big riders até ilha de Maui, no Havai, serão 36 surfistas (24 homens + 12 mulheres) que vão vestir a licra. Com uma pandemia pelo meio, o evento já não se realiza desde 2019. Aqui, ao contrário do verificado no Nazaré Tow Surfing Challenge, todos competem de forma individual, por eliminação e com homens e mulheres em separado.
No meio de tantos especialistas na arte de surfar ondas grandes, seja na remada ou em tow-in, vemos que há um punhado de surfistas que vai repetir a dose. Isto é, competir tanto na Nazaré como em Jaws. Contam-se pelos dedos de uma mão, mas entre os quais há um português.
Esses atletas são o brasileiro Lucas Chumbo, o havaiano Kai Lenny, a francesa Justine Dupont e o português Nic von Rupp. Quatro surfistas que terão a oportunidade de surfar em duas das maiores ondas do planeta. Em variantes totalmente distintas, ondas também diferentes e também diante de outras caras, pois em Jaws há uma natural predominância dos havaianos que são eminências na remada. São o caso de Billy Kemper, campeão em título do Jaws Big Wave Challenge, Ian Walsh, Nathan Florence ou Paige Alms e Keala Kennelly, no que diz respeito às senhoras.
Para além dos quatro surfistas que vão estar em Portugal e no Havai, há ainda mais dois big riders que podem ser brindados com o mesmo privilégio. O italiano Francisco Porcella e o australiano Jamie Mitchell.
Ambos têm a presença assegurada no Jaws Big Wave Challenge e simultaneamente estão na lista de substitutos do Nazaré Tow Surfing Challenge, evento no qual já participaram em edições passadas e no caso de Mitchell até deixou 'marcas de guerra'.
Por isso, na eventualidade de ocorrer algum imprevisto com as formações da lista titular, tanto o veterano Jamie como o europeu Francisco estão prontos a dar o passo em frente, ainda que em equipas diferentes.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram