Homepage


-
Decisões a chegar e tensão a aumentar em Haleiwa21 novembro 2022

- Prova havaiana vai ajudar a definir o elenco do World Tour 2023!
-
Faltam somente quatro dias para ser dado o tiro de partida na etapa decisiva da temporada das Challenger Series. É em Haleiwa, no mágico North Shore de Oahu, no Havai, que tudo se vai decidir. Mais de cem surfistas já se preparam para esta prova que vai servir de tudo ou nada para quem luta pelo sonho da qualificação para a elite mundial. Entre eles os portugueses Teresa Bonvalot e Frederico Morais.
Com o aproximar da etapa, cresce a ansiedade e a tensão. A juntar a isso, esta terça-feira, está prevista a entrada de uma grande ondulação no North Shore de Oahu, que pode deixar marcas nos picos e condicionar a preparação dos surfistas. São esperadas ondas na casa dos 3 metros para os próximos dias e as autoridades já estão em alerta. Algo que servirá para mostrar a todos os competidores que estão no Havai e que ali é o mar que dita as regras.
É perante este cenário que se começa a desenhar a contagem decrescente para o Haleiwa Challenger, cujo primeiro dia de espera acontece a 26 de Novembro, ou seja, já este sábado. Será pelo final da tarde portuguesa que a prova irá começar, dia após dias, com uma janela de espera que se prolongará, se necessário, até dia 7 de Dezembro, quarta-feira.
Com vários nomes do CT em jogo, a poderem atrapalhar contas e sonhos daqueles que realmente lutam pela qualificação, a ação promete ser ainda mais dramática. John John Florence, Carissa Moore, Kanoa Igarashi, Ethan Ewing, Griffin Colapinto, Sally Fitzgibbons e Gabriela Bryan são algumas das estrelas que se “intrometeram” nesta decisão e que poderão ajudar a definir tudo o que há por decidir em Haleiwa.
Com Frederico Morais ainda na luta pela requalificação do lado masculino, mas a precisar de um verdadeiro milagre, que passa por vencer a etapa e ficar dependente do resultado de outros 20 surfistas, as aspirações nacionais centram-se na prestação de Teresa Bonvalot, que chega ao Havai dentro do top 5 e em lugares de qualificação para o circuito mundial feminino do próximo ano.
Com apenas cinco vagas em jogo e com três delas já definidas, restam dois lugares para decidir. Teresa é uma das grandes favoritas e tem demonstrado isso mesmo durante a temporada. Mas para fazer história no surf nacional e ser a primeira surfista a conseguir chegar ao CT feminino, a surfista de Cascais vai ter de ficar bem atenta à norte-americana Alyssa Spencer, que a irá ultrapassar virtualmente no ranking se conseguir chegar à ronda 3. A partir daí será uma luta taco a taco por um lugar ao sol. Isto se nenhuma das duas for surpreendida nas rondas iniciais.
Preveem-se, assim, dias emocionantes e dramáticos pelo North Shore de Oahu, com Haleiwa a poder ser novamente palco de algo histórico, como já foi por mais que uma vez com Frederico Morais. Foi lá que garantiu resultados importantes, um segundo lugar e um triunfo, aquando das duas qualificações para o circuito mundial. Poderá fazê-lo novamente, é certo. Mas é em Teresa que todas as atenções vão estar centradas. Que comecem os jogos!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram