Homepage

  • Teresa e Mafalda avançam para a ronda 2 na Ericeira  
    03 outubro 2022
    arrow
  • Na prova masculina a armada lusa ficou sem qualquer representante em prova.
  • O segundo dia do EDP Vissla Pro Ericeira trouxe, finalmente, os primeiros sucessos da armada lusa, com Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes, a seguirem para a ronda 2, numa jornada onde, ainda assim, foram eliminados quatro surfistas portugueses. Na prova masculina já não há qualquer representante nacional e a razia entre a armada lusa só foi compensada por um triunfo animador de Teresa Bonvalot, a surfista portuguesa melhor colocada na luta pela qualificação para o CT 2023.

    A ação esta segunda-feira começou como acabou a véspera, com Guilherme Ribeiro eliminado na ronda inaugural masculina e com Portugal a ficar sem representantes na ronda 2. O atual líder do ranking nacional no 24.º e último heat da ronda inaugural, que foi vencido pelo italiano Leo Fioravanti e com o basco Adur Amatriain a passar na segunda posição. Uma despedida inglória da armada lusa da prova masculina, onde não consegue ter qualquer representante entre os 48 surfistas que seguem em frente.

    O começo da prova feminina também não trouxe melhores ventos, com a wildcard Gabriela Dinis a ficar pelo caminho num heat vencido pela havaiana e ex-top mundial Bettylou Sakura Johnson. Os 4,34 pontos somados por Gabi não permitiram seque à jovem lisboeta entrar na luta pela passagem à fase seguinte, com a australiana Philippa Anderson a levar a melhor sobre a peruana Arena Rodríguez Vargas neste capítulo.

    Foi preciso esperar pelo heat 5 e pela estreia em prova de Teresa Bonvalot para surgir a primeira alegria para as cores nacionais. Aparentemente, recuperada da lesão sofrida no Mundial ISA, Teresa teve um começo bem positivo, acabando por garantir um triunfo folgado nesta estreia. Com 12,36 pontos, a campeã nacional e europeia em título não deu muita hipótese à concorrência. Na luta pelo segundo posto, a neozelandesa e ex-top mundial Paige Hareb levou a melhor sobre Sophia Medina, irmã de Gabriel Medina, com a australiana Freya Prumm a ficar no último posto.

    Os insucessos lusos regressarem na bateria seguinte, com Carolina Mendes a ficar no 3.º posto de uma bateria vencida pela brasileira Luana Silva e onde a australiana e também ex-top mundial Dimity Stoyle conseguiu seguir igualmente para a ronda 2. A Carol de pouco serviu terminar a disputa à frente da sul-africana Zoë Steyn. Estava consumada a segunda eliminação entre a armada lusa feminina.

    No heat 8 as cores nacionais voltaram à água e em dose dupla. Com a norte-americana e atual líder do ranking Caitlin Simmers a garantir o triunfo, com 11,43 pontos, e com a australiana Holly Williams atirada para a última posição, a disputa pela qualificação acabou por ser entre as portuguesas Mafalda Lopes e Carina Duarte. A antiga bicampeã nacional ainda ameaçou a reviravolta nos últimos segundos, mas foi Mafalda que segurou a qualificação, com um score de 9,70.

    Curiosamente, na próxima ronda Teresa e Mafalda vão competir juntas, procurando a passagem à fase woman-on-woman. As duas surfistas portuguesas vão estar em ação no heat 3 da ronda 2, onde terão ainda a concorrência de duas ex-tops mundiais: Luana Silva, agora a representar o Brasil, e Chelsea Tuach, de Barbados.

    A prova ainda avançou até ao heat 12, mas sem mais portuguesas a entrarem na água. Dessa forma, com duas surfistas qualificadas e três eliminadas, o balanço não foi positivo, mas acabou por ser maquilhado pelo importante triunfo de Teresa Bonvalot. Nos quatro heats em falta desta ronda inaugural feminina ainda faltam estrear-se Kika Veselko e Yolanda Hopkins. Algo que deve acontecer esta quarta-feira, com a chamada marcada para as 7H30.

    A ronda inaugural feminina tem sido marcada pelo domínio das tops seeds, que não têm permitido surpresas. Dos 12 heats disputados, houve 10 triunfos de licras vermelhas e só uma cabeça de série eliminada, a japonesa Amuro Tsuzuki. Algo que acaba por não ajudar as contas de Teresa, que continua a ter em prova as principais adversários no ranking.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas