Homepage

  • Tempestade e grandes ondulações a caminho do Azores Pro
    12 outubro 2022
    arrow
  • Período de espera do Pro Junior termina na segunda-feira, com o QS3000 a começar logo na terça-feira.
  • Restam dois dias para o arranque do Pro Azores, com a etapa final do Pro Júnior Europeu a iniciar-se já este sábado. Mais de uma centena de surfistas vão estar em ação na Ribeira Grande, ilha de São Miguel. E pela frente preveem-se dias bem desafiantes, com duas grandes ondulações no horizonte. As previsões mostram que o início do QS, cujo período de espera se inicia na terça-feira, vai mesmo ser marcado por tempestade.

    O sábado parece ser mesmo o dia com algo de melhor para oferecer aos melhores juniores europeus, com vento ainda ligeiro e a ondulação a começar a subir. Contudo, ao longo desse dia o mar vai começar a crescer e o vento a soprar mais forte. No domingo deverá começar a chegar a primeira de duas grandes ondulações.

    Esta primeira ondulação apresenta-se acima dos 3 metros, com um período de 12 segundos e já com algum onshore forte. Até segunda-feira o cenário será este, sendo esse o dia final do Pro Júnior, onde deverão ser coroados os novos campeões europeus da categoria e os surfistas qualificados para o Mundial Júnior da WSL.

    A partir daí o cenário tem tendência a piorar, com uma forte tempestade a entrar a meio da próxima semana. Na terça-feira há um ligeiro abrandamento do swell, que pouco se vai notar, e com cada vez mais vento onshore. Depois, entrará nova super ondulação que, para já, a alguma distância, promete ser muito desafiante para a organização.

    Segundo os sites da especialidade, o pico do swell deverá ocorrer entre quarta-feira e quinta-feira e as cores mostradas são bem roxas. A ondulação poderá superar os 6 metros e com um período de 14 segundos. O vento sempre onshore e a prometer soprar acima dos 30 nós. A chuva também deverá marcar presença ao longo da semana.

    Só a partir de sexta-feira da próxima semana se prevê que esta tempestade comece a abrandar, com o mar a cair para sábado e domingo, mas com previsões ainda na casa dos 2 metros e com vento já não tão forte. Ainda assim, as previsões poderão mudar dependendo do comportamento desta tempestade que promete complicar a vida aos surfistas durante a próxima semana.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram