Homepage

  • Peruanos fazem a festa em Saquarema
    24 outubro 2022
    arrow
  • Miguel Tudela tem sido o grande dominador do QS sul-americano 2022/23, estando já garantido nas Challenger Series de 2023.
  • Terminou este domingo o QS5000 de Saquarema, no Rio de Janeiro, que foi um verdadeiro balde de água fria para as cores brasileiras. Tal como tem vindo a acontecer durante a temporada 2022/23 do QS sul-americano, o Peru voltou a dominar um evento, com Miguel Tudela e Daniella Rosas a saírem vencedores no Maracanã do surf.

    Depois de ter superado o venezuelano Francisco Bellorin nos quartos-de-final e o jovem brasileiro Ryan Kainalo nas meias-finais, sempre de forma folgada, na final Tudela teve pela frente o ex-top mundial João Chianca. Uma verdadeira batalha pela vitória na etapa, que terminou com o peruano a vencer por menos de 1 pontos – 13,50 contra 12,56.

    Um triunfo que coloca Miguel Tudela bem destacado no top do surf sul-americano. Este é já o quarto triunfo da temporada, sendo o primeiro em ondas brasileiras. Depois do QS5000 de Arica, do QS3000 de Iquique e do QS1000 de Galápagos, o peruano soma já 14 mil pontos, mais do dobro do segundo classificado, o brasileiro Ian Gouveia, que tem somente 6248 pontos.

    Aos 27 anos, e depois de nem sequer ter conseguido um lugar a tempo inteiro nas Challenger Series de 2022, Miguel Tudela está a viver uma temporada de sonho, tendo vencido as quatro provas que fez do QS sul-americano na presente temporada. Invencível até ao momento neste circuito, Tudela tem já um lugar garantido nas Challenger Series de 2023 e o título sul-americano no bolso.

    Do lado feminino a compatriota Daniella Rosas também desfeiteou a brigada canarinha, começando por vencer Anne dos Santos nos quartos-de-final e seguindo-se triunfo frente a Sophia Medina nas meias-finais. Na grande final superou a ex-top mundial e nova “aquisição” do surf brasileiro, Luana Silva. A surfista de origem havaiana fez uma interferência e acabou por ver Rosas vencer facilmente, com 13,10 pontos contra somente 6,33.

    Com este triunfo, Daniella Rosas assume a liderança do ranking feminino do QS sul-americano, vencendo a segunda prova da temporada, depois de já ter conquistado o QS1000 de La Plata. Rosas é secundada pela equatoriana Dominic Barona, que está a cerca de 1500 pontos de distância, com a peruana Sol Aguirre a fechar o top 3. A melhor surfista brasileira surge apenas na 4.ª posição, que é da jovem Isabelle Nalu.

    Saquarema recebeu ainda provas do circuito sul-americano Pro Junior e também do circuito regional de longboard e aí a festa já foi brasileira. Na prova masculina júnior o triunfo sorriu a Cauã Costa, enquanto do lado feminino a vitória foi de Laura Raupp, com um inesperado quarto posto de Luana Silva na final a quatro. Na prova de longboard masculino o triunfo foi de Rodrigo Sphaier, enquanto Chloe Calmou triunfo do lado feminino.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram