Homepage

  • Estrelas do CT podem ter palavra a dizer na decisão de Haleiwa
    25 outubro 2022
    arrow
  • Carissa Moore, Griffin Colapinto, Kanoa Igarashi, Ethan Ewing e John John Florence são alguns dos tops que podem intrometer-se nos sonhos dos que tentam a qualificação…
  • A temporada do surf internacional aproxima-se a passos largos para o final, com o prato forte desta reta final de 2022 a ser a luta pela qualificação para o CT do próximo ano. Com duas etapas por se disputar no circuito Challenger Series, a próxima paragem vai acontecer já na próxima semana em Saquarema, no Brasil. Depois, tudo se decidirá no Havai, no início de Dezembro, na mítica onda de Haleiwa. Um campeonato que irá contar com “intrusos” especiais e de primeira linha do surf mundial.

    Com a lista de inscritos a estar já aberta, surgem inúmeros nomes da elite mundial entre os mais de 100 surfistas que pretendem ir a jogo nas pesadas ondas de Haleiwa. Embora nenhuma vaga esteja já confirmada, a verdade é que existem uma mão cheia de nomes do CT nesta lista. Muitos deles, talvez, à procura de ganhar ritmo para o início da temporada de 2023, que acontece em Janeiro, também no Havai.

    Na prova feminina, onde Portugal tem Teresa Bonvalot no sétimo posto do ranking e com legítimas aspirações de conseguir uma vaga no World Tour de 2023, apenas surgem, para já, duas surfistas do Tour inscritas. Ambas havaianas, mas uma delas com um currículo invejável, pois falamos da cinco vezes campeã mundial e campeã olímpica em título Carissa Moore. A ela junta-se ainda a rookie de 2022, Gabriela Bryan.

    Na prova masculina, onde Portugal está representado apenas por Frederico Morais, o cenário é diferente, com sete surfistas de elite inscritos. Um deles mais sonantes que todos os outros, pois, além de competir em casa, estará de regresso à competição, depois de nova lesão sofrida a meio da presente temporada. Falamos, claro, de John John Florence. Ele que é o campeão em título do evento e que também já tinha vencido em 2016, no ano em que deixou Kikas no 2.º posto.

    Mas os nomes sonantes não ficam por aqui, uma vez que o australiano Ethan Ewin e o japonês Kanoa Igarashi, ambos top 5 do CT em 2022, também mostraram desejo de ir a jogo. A eles juntam-se ainda os havaianos Barron Mamiya e Seth Moniz e os norte-americanos Nat Young e Griffin Colapinto, outras das grandes estrelas em prova.

    Esta será uma paragem de extrema importância e onde todas as contas vão ficar decididas, em relação às cinco vagas femininas e 10 masculinas – três já estão atribuídas - para o CT do próximo ano. E se para as cores nacionais as contas estejam mais positivas do lado feminino, resta lembrar que Frederico Morais também já venceu esta prova no passado, estando ainda a tempo de inverter o rumo da temporada para carimbar o regresso ao Tour.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas