Homepage


-
Stephanie Gilmore: “Carissa é a verdadeira campeã deste ano”09 setembro 2022

- Australiana venceu cinco heats consecutivos e foi do 5.º posto do ranking ao título num só dia.
-
Stephanie Gilmore tornou-se, esta sexta-feira, campeã mundial feminina pela oitava vez na carreira. Algo que a tornou recordista de títulos, desempatando com Layne Beachley. Um feito conseguido após um percurso surreal e algo inesperado na final de Trestles. Aos 34 anos, Gilmore chegou à etapa final no 5.º posto do ranking, mas bateu toda a concorrência, somou cinco vitórias seguidas, e terminou o dia como campeã mundial.
Tivesse sido outra surfista a fazê-lo e talvez a polémica em torno do formato que a WSL no ano passado ganhasse maiores contornos que os já existentes. Contudo, o feito de uma das maiores lendas do surf mundial serviu para esconder esse desfecho que muitos temiam e que sempre fora apontado pelos críticos como o lado injusto deste formato de finalíssima.
Ciente disso, Stephanie Gilmore admitiu que é fã deste formato, mas deixou uma palavra de sinceridade para Carissa Moore, a campeã mundial de 2021 e a surfista que chegou a Trestles como número 1 do ranking de forma destacada, depois de disputadas 10 etapas na temporada regular. “Carissa é a verdadeira campeã deste ano”, frisou Stephanie entre lágrimas e o seu famoso sorriso.
“Não existem muitas palavras que possam descrever o que sinto neste momento. É também por isso que, a partir de agora, adoro este formato de final. Coloca-te pressão em cima e conseguires superar isso é realmente incrível”, começou por frisar uma Stephanie Gilmore muito emocionada, que já não vencia o título mundial desde 2018.
Um desfecho de sonho, num dia em que ninguém conseguiu travar Steph, mesmo começando o percurso com duas vitórias consecutivas por apenas 0,43 pontos. A partir daí a confiança subiu a pulso e a australiana ficou imparável. Nem Carissa conseguiu dar um ar da sua graça, perdendo por número redondos, com 2-0 no marcador, e com grande diferença nos scores.
“Estou realmente orgulhosa de ter conseguido superar a Brisa Hennessy, a Tatitana Weston-Webb e a Johanne Defay, todas elas são das surfistas mais incríveis do Mundo na atualidade. E depois consegui chegar à final frente à Carissa Moore, que para mim é a verdadeira campeã mundial deste ano. Estava lá fora a pensar que se isto acontecesse seria surreal. Estar frente a frente à Carissa, que na minha opinião é a maior surfista da história”, declarou Steph, numa clara mensagem de simpatia para com uma das suas maiores rivais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram