Homepage


-
Da 'velocidade e reflexos incomparáveis' de Toledo ao 'título improvável' de Stephanie, assim vê Slater os novos campeões mundiais15 setembro 2022

- Para o lendário surfista norte-americano, tanto Filipe Toledo como Stephanie Gilmore são dois "campeões muito merecidos".
-
À semelhança do que aconteceu há um ano, Kelly Slater foi ausência notada na finalíssima de Trestles, pelo menos com a licra vestida. É que KS esteve em Trestles, primeiro para 'picar o ponto no free surf' e depois integrou, conjuntamente com Mick Fanning, a estelar equipa de comentadores do broadcast da World Surf League (WSL) nos heats das finais.
Este foi um mega evento que coroou Filipe Toledo e Stephanie Gilmore, figuras que o 11 vezes campeão do mundo conhece há muito. Através de uma longa publicação na sua página oficial na rede social Instagram, Kelly congratulou os dois novos campeões mundiais, não se coibindo de dizer que ambos são "campeões muito merecidos".
Sobre 'Happy Steph', Slater confidenciou que desde a primeira vez que viu a laureada australiana a surfar, então na Gold Coast, sabia que estava diante de alguém "destinada a ser a maior surfista do CT da sua geração, com a sua graciosidade e bonito estilo na onda".
"Não tenho a certeza se a Stephanie pensava há alguns anos que, nesta fase, ainda estaria a competir ou a vencer títulos mundiais. A competição tem destas coisas giras e a Steph venceu este ano um título improvável, dando bastante crédito à Carissa Moore em todo o processo".
Precisamente sobre a vice-campeã mundial Carissa Moore, Kelly Slater entende que esta "vai morder os calcanhares" de Stephanie Gilmore para ver "quem termina as carreiras com mais títulos". Entende o surfista de 50 anos que "ambas são surfistas incríveis" e que "adora ver" estas em ação.
O veterano surfista considera mesmo que a bitola de Riss, "que foi graciosa na derrota e lidou com a mesma com todo o profissionalismo que tem", contribuiu de forma decisiva para o feito de Gilmore. "Sem rivais competitivos como é a Carissa, não acredito que a Steph fosse encontrar aquela força extra para ir mais além, não obstante o seu talento natural."
Passando para Filipe Toledo, Kelly Slater também falou sobre o passado. "Foi surpreendente vê-lo a vencer o US Open Júnior, em Huntington Beach, quando todos estavam focados em três competidores: John John Florence, Kolohe Andino e Conner Coffin", começou por dizer.
Para Slater, a "velocidade" e os "reflexos" de Filipinho são "incomparáveis no surf profissional". "Embora já tenhamos visto a fazer de tudo, ficamos sempre surpreendidos com o que faz. O título demorou muito tempo a chegar, mas esteve sempre entre os favoritos".
E depois o elogio final: "És um campeão merecido, um grande pai, um amigo para muitos e nós somos todos fãs de ti enquanto pessoa."
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram