Homepage

  • Cloud 9 vai passar a ter QS feminino
    25 agosto 2022
    arrow
  • Prova não se realiza desde que foi despoletada a pandemia de Covid-19.
  • Um dos mais históricos eventos do QS asiático, que dá a oportunidade de surfistas de todo o Mundo surfarem as incríveis direitas tubulares de Cloud 9, nas Filipinas, está de regresso. Após não se ter realizado nos últimos dois anos, devido à pandemia, a Siargao Surfing Coup está de regresso e com uma grande novidade: a criação de prova feminina.

    Com a última edição a ter sido realizada em 2019, a prova chegou a estar marcada para o início de Outubro de 2020, altura em que tradicionalmente se disputa. Contou a Covid-19 fez o circuito WQS ruir por volta de março, o que obrigou ao cancelamento de todos os campeonatos. Agora, após tudo regressar ao normal, Cloud 9 volta a surgir no calendário.

    Ainda que seja somente com o estatuto de “tentativa”, esta foi uma adição que surgiu esta semana no calendário de eventos da WSL. A Sirgao Cup terá um estatuto QS1000, o mais pequeno que já teve, e deverá acontecer entre 15 e 21 de Outubro – o mais tarde que já aconteceu. E, tal como dito, também com direito a prova feminina.

    No novo contexto do circuito de qualificação, esta passará a ser uma prova mais focada nos surfistas regionais, podendo contar para o circuito asiático e da Australásia, à semelhança do que já aconteceu com outros eventos na região. Contudo, apesar das despesas inerentes à viagem, os tubos de Cloud 9 poderão atrair surfistas de outros destinos.

    Em prova deverá estar o local e melhor surfista filipino da atualidade, John Mark Tokong, que foi o vencedor da última edição, após bater Noah Beschen por 0,05 pontos, e depois de já ter vencido este campeonato também em 2015. O filipino Piso Alcala foi outro dos surfistas da casa a ter vencido, depois de triunfar na edição inaugural, em 2014.

    Em 2018 e 2017 esta prova chegou a ter o estatuto de QS3000, sendo que em 2017 foi vencida por Raoni Monteiro, naquela que foi uma tentativa auspiciosa de regresso ao topo por parte do surfista brasileiro. No ano seguinte o norte-americano Skip McCullough foi o campeão. Por fim, em 2016 foi o australiano Sandon Whittaker a juntar o nome à lista de vencedores deste incrível evento, onde as condições tubulares nunca faltam.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas