Homepage

  • John John no heat draw do Tahiti Pro, Medina de fora
    07 agosto 2022
    arrow
  • Quase três anos depois, a divisão máxima do surf mundial está de regresso aos famosos tubos taitianos, com o setor feminino incluído no jogo.
  • É já no próximo dia 11 de agosto que abre a janela de espera do Outerknown Tahiti Pro, aquela que é a 10ª e última etapa da temporada regular do CT 2022, pelo que vai decidir os 10 surfistas (5 homens + 5 mulheres) que vão discutir os títulos na finalíssima de Trestles, em setembro próximo.

    Com um período de espera que vai prolongar-se até ao dia 21 de agosto, a etapa taitiana tem vários atrativos em seu torno. Para além da questão relacionada com os títulos mundiais, esta será a primeira vez que a divisão máxima do surf mundial vai visitar a pesada onda tubular de Teahupoo desde 2019. A pandemia esteve na origem desta ausência.

    Depois, esta será igualmente primeira vez desde 2006 que as melhores surfistas do mundo vão vestir a licra na onda localizada nas águas do Pacífico e que será palco da prova olímpica dos Jogos de Paris'2024. Um momento histórico, como foi a incursão por Pipeline no início do ano.

    Numa altura em que estamos a menos de uma semana do potencial início da ação, já foram revelados os heat draws deste muito aguardado Outerknown Tahiti Pro.

    No setor masculino, desde logo destaque para a inclusão de John John Florence no heat draw. Ausente das últimas três etapas devido a lesão no joelho esquerdo, que foi contraída na antecâmara do CT de G-Land, o bicampeão mundial parece estar recuperado. E logo de entrada, num campeonato que nunca venceu, medirá forças com Kelly Slater, eles que protagonizaram aquela memorável meia-final em 2014. O brasileiro Miguel Pupo será o outro surfista presente no oitavo e derradeiro heat da ronda 1.

    Se John John Florence parece estar de regresso, por sua vez Gabriel Medina está fora da etapa taitiana. Apesar de ter revelado recentemente nas redes sociais que estava a correr bem a recuperação da lesão sofrida no joelho esquerdo em Saquarema, a verdade é que o atual campeão do mundo não vai viajar até à tubular onda taitiana, de onde saiu vencedor em 2014 e 2018.

    Como tal, o wildcard destinado a Medina foi atribuído ao antigo top mundial Nathan Hedge. Agora com 43 anos, o goofy australiano prepara-se para fazer a sua primeira aparição no CT desde 2014, curiosamente o CT de Teahupoo foi a última etapa que fez na elite. A abrir, Hedge vai medir forças com o havaiano Barron Mamiya e o australiano Jack Robinson, atual número dois do mundo.

    Outro ausente do Outerknown Tahiti Pro será o norte-americano Kolohe Andino, que ainda recentemente competiu no emblemático US Open of Surfing. O brasileiro Yago Dora é o surfista que vai ocupar a vaga deixada por Andino, num heat no qual falta preencher a vaga que será destinada ao vencedor dos trials locais.

    Quanto ao draw feminino, já era conhecida a inclusão de Vahine Fierro, que recebeu o wildcard da organização. Pela terceira vezes presente numa etapa do CT, Fierro vai iniciar a sua prestação no segundo heat da ronda 2 diante das havaianas Gabriela Bryan e Carissa Moore, esta última é a vigente campeã mundial e comandante do ranking.

    Heats da ronda 1 masculina

    H1: Ítalo Ferreira vs Jordy Smith vs Jadson André
    H2: Ethan Ewing vs Matthew McGillivray vs Yago Dora
    H3: Jack Robinson vs Barron Mamiya vs Nathan Hedge
    H4: Filipe Toledo vs Nat Young vs vencedor dos trials
    H5: Griffin Colapinto vs Caio Ibelli vs Jackson Baker
    H6: Kanoa Igarashi vs Samuel Pupo vs Seth Moniz
    H7: Callum Robson vs Connor O'Leary vs Jake Marshall
    H8: John John Florence vs Miguel Pupo vs Kelly Slater

    Heats da ronda 1 feminina

    H1: Stephanie Gilmore vs Brisa Hennessy vs Isabella Nichols
    H2: Carissa Moore vs Gabriela Bryan vs Vahine Fierro
    H3: Johanne Defay vs Tyler Wright vs Caroline Marks
    H4: Tatiana Weston-Webb vs Lakey Peterson vs Courtney Conlogue

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram