Homepage

  • Teahupoo voltou a desiludir em dia de muita espera e pouco surf
    18 agosto 2022
    arrow
  • Stephanie Gilmore e Tatiana Weston-Webb já carimbaram lugar no top 5 final do ranking e na finalíssima de Trestles.
  • As expectativas eram bem altas, mas tudo não passou de boas intenções. Tal como na véspera, os tubos de Teahupoo voltaram a não mostrar-se no seu máximo esplendor, esta quarta-feira, e a ação acabou por redundar em apenas sete heats, com muita espera pelo meio. Além da ronda de eliminação feminina, que até gerou várias definições, ainda se realizaram três heats da ronda inaugural masculina, com tudo a terminar após a melhor performance do dia, do inevitável Jack Robinson. Os wildcards locais ainda ajudaram a animar o espetáculo, mas nem por isso o dia foi salvo de uma grande frustração.

    Ação retomou no feminino em mais um claro sinal por parte da WSL de “vamos aproveitar para colocar já as raparigas na água, enquanto o mar não está grande”. Perdida mais uma oportunidade de defender realmente a igualdade entre surf feminino e masculino e ajudar nessa evolução das mulheres, alguns nomes foram conseguido dar show à sua maneira. Com destaque para a wildcard Vahine Fierro, que eliminou a atual vice-líder mundial Johanne Defay.

    Sem qualquer uma das vencedoras a conseguir atingir um score de 10 pontos, a melhor performance acabou por ser a de Brisa Hennessy, com 8,93 pontos, que derrotaram Gabriela Bryan. Depois, foi Tatiana Weston-Webb a vencer e a garantir a qualificação, com tudo a terminar com o triunfo de Lakey Peterson frente a Tyler Wright, com a norte-americana a juntar-se a Brisa Henessy nessa luta particular pela ida a Trestles.

    Depois, seria a vez de os homens entrarem em cena. Mas antes foi precisa esperar, esperar e esperar mais uns minutos. A ação lá retomou ao início da tarde no Taiti, início da madrugada em Portugal. Contudo, o primeiro heat foi mais um desafio à paciência, com Yago Dora a ser o menos mau num duelo com Italo Ferreira e Matthew McGillivray, que acabou por ser decidido com um score de 8,66 pontos.

    A partir daqui tudo melhorou, mas também só houve espaço para mais dois heats até a ação ser terminada pelo dia. Kauli Vaast voltou a provar a excelência dos locais ao vencer a segunda bateria, com 13,60 pontos, num entusiasmante heat frente a Barron Mamiya e Ethan Ewing. Por fim, Jack Robinson deu uma lição de tubos, parecendo estar noutro local do planeta. O australiano, que procura ainda alcançar a liderança de Filipe Toledo, conseguiu uma nota excelente, de 9,43 pontos, somando um total de 16,26 pontos.

    Agora, é esperar mais umas horas, porque parece que esta quarta-feira é que as coisas vão estar mesmo épicas. Mas nisto de previsões e depois de dois dias de expectativas frustradas, mais vale manter a fasquia baixa para depois ter surpresas mais agradáveis. Que venha de lá esses tubos famosos e perfeitos!

    Outerknown Tahiti Pro Women’s Elimination Round Results:
    HEAT 1: Vahine Fierro (FRA) 6.60 DEF. Johanne Defay (FRA) 3.20
    HEAT 2: Brisa Hennessy (CRI) 8.93 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 5.33
    HEAT 3: Tatiana Weston-Webb (BRA) 6.34 DEF. Isabella Nichols (AUS) 6.17
    HEAT 4: Lakey Peterson (USA) 6.65  DEF.  Tyler Wright (AUS) 6.37

    Outerknown Tahiti Pro Men’s Opening Round Results:
    Heat 1: Yago Dora (BRA) 8.66 DEF. Italo Ferreira (BRA) 8.14, Matthew McGillivray (RSA) 5.10
    Heat 2:  Kauli Vaast (FRA) 13.6 DEF.  Barron Mamiya (HAW) 10.93, Ethan Ewing (AUS) 2.33
    Heat 3: Jack Robinson (AUS) 16.26 DEF. Nat Young (USA) 7.33,  Michel Bourez (FRA) 6.70

    Outerknown Tahiti Pro Men’s Opening Round 1 Remaining Matchups:
    Heat 4: Filipe Toledo (BRA), Kelly Slater (USA),  Nathan Hedge (AUS)
    Heat 5: Griffin Colapinto (USA), Jordy Smith (RSA), Jadson Andre (BRA)
    Heat 6: Kanoa Igarashi (JPN), Caio Ibelli (BRA), Jackson Baker (AUS)
    Heat 7: Callum Robson (AUS), Samuel Pupo (BRA), Seth Moniz (HAW)
    Heat 8: Miguel Pupo (BRA), Connor O’Leary (AUS), Jake Marshall (USA)

    Outerknown Tahiti Pro Women’s Quarterfinal Matchups:
    HEAT 1: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Caroline Marks (USA)
    HEAT 2: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Courtney Conlogue (USA)
    HEAT 3: Carissa Moore (HAW) vs. Vahine Fierro (FRA)
    HEAT 4: Brisa Hennessy (CRI) vs. Lakey Peterson (USA)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram