Homepage

  • Portugal garante lugar na final do QS de Pantín!
    14 julho 2022
    arrow
  • Na prova masculina Afonso Antunes foi o melhor português, ao terminar no 9.º posto.
  • Portugal já garantiu uma vaga na final do Pantín Classic, prova que deverá terminar esta sexta-feira na Galiza e que marca o arranque do QS europeu 2022/23. Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins garantiram, esta quinta-feira, mais um triunfo nas ondas de Pantín, avançando para as meias-finais. E quis o seeding que se defrontem nessa fase. Algo que impede uma final 100 por cento portuguesa, mas que acaba por garantir a presença certa de uma surfista lusa nessa final.

    Depois de terem garantido ontem a passagem aos quartos-de-final, num heat em que competiram juntas, hoje Teresa e Yolanda entraram apenas uma vez na água. No primeiro heat dos quartos-de-final, Yolanda enfrentou a francesa e ex-top mundial Pauline Ado. Num heat muito equilibrado e numa fase do dia em que as ondas pouco colaboraram, a surfista algarvia acabou por ganhar vantagem na reta final da bateria, vencendo a disputa com 11,27 pontos, contra 10,83 de Ado.

    Na bateria seguinte foi a vez de Teresa Bonvalot entrar na água para imitir o feito da compatriota. Também frente a uma experiente surfista gaulesa, Teresa fez o necessário perante as condições do mar para somar 9,50 pontos. Apesar do score baixo, Maud Le Car ficou ainda a alguma distância da campeã nacional e europeia, terminando o duelo com apenas 5,53 pontos.

    Agora, nas meias-finais, Teresa e Yolanda vão medir forças, depois de já o terem feito nesta mesma fase no QS que fechou a temporada transata, na Costa de Caparica. Quem vencer vai garantir o lugar na final do primeiro evento europeu da corrida à qualificação para as Challenger Series 2023, elas que estão ambas a participar nas Challenger Series da presente temporada. Quem vencer o duelo vai enfrentar a vencedora da segunda meia-final, que opõe a britânica Alys Barton à alemã Rachel Presti.

    Do lado masculino, a armada lusa voltou a não estar tão forte como no lado feminino, o que já vem sendo habitual nas últimas temporadas. Com Afonso Antunes e Luís Perloiro a serem os últimos resistentes em prova, ambos acabaram por cair na ronda 4, ao início da manhã de hoje. Afonso, que ainda tem idade júnior, conseguiu terminar no 9.º posto final, enquanto Luís Perloiro foi 13.º classificado.

    No lado masculino as meias-finais vão contar com maioria espanhola. No primeiro heat enfrentam-se o basco Adur Amatriain com o canário Luis Díaz, enquanto na segunda semifinal vai haver duelo entre o jovem Kai Odriozola, um dos filhos do inventor da piscina de ondas artificiais Wavegarden, com o francês Tiago Carrique.

    A próxima chamada está marcada para as 10 horas locais em Pantín, 9 horas em Portugal Continental, para aquele que pode ser o dia final deste histórico QS, que vai na 35.ª edição. Contudo, a organização ainda dispõe de mais dois dias para escolher o melhor período de ondas, uma vez que o período de espera vai até ao próximo domingo.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas