Homepage

  • Kikas e Vasco imparáveis em Ballito a caminho da ronda 3
    06 julho 2022
    arrow
  • Seguem-se Kika Veselko e Teresa Bonvalot na ronda 2 feminina a tentar seguir o exemplo masculino.
  • O Ballito Pro está a confirmar-se como a melhor etapa a curta história do circuito Challenger Series em termos coletivos para as cores nacionais. A armada lusa viveu, esta quarta-feira, mais uma jornada positiva na prova sul-africana, a terceira das Challenger Series 2022, com Vasco Ribeiro e Frederico Morais a saírem vencedores da ronda 2, avançando de forma convincente rumo à ronda 3. Antes disso, ao início da manhã, já Kika Veselko tinha conseguido juntar-se a Teresa Bonvalot na ronda 2 feminina.

    Após três dias de muita ação, a armada lusa ainda mantém quatro dos sete elementos que foram a Ballito, com Yolanda Hopkins a ser a única baixa na jornada de hoje. Se em 32 surfistas ainda em prova do lado feminino, Portugal é representado por duas, sendo uma a atual terceira classificada do ranking, Teresa Bonvalot, no lado masculino Vasco e Kikas já estão entre os 24 melhores e mostraram poder estar em Ballito para alcançar grandes feitos.

    Vasco entrou em cena no heat 5, ao início da tarde, perante uma concorrência muito forte. Mas o campeão nacional mostrou já estar adaptado ao complicado mar de Ballito, entrando forte na bateria. O surfista da Poça teve uma entrada forte, continuando a mostrar o seu surf power, e assegurou logo uma onda de 6 pontos que o colocou por cima da concorrência.

    Ainda assim, Vasco Ribeiro até viria a descartar essa onda, depois de gerir na perfeição a reta final da bateria. No fim somou 13,33 pontos e deixou todos bem longe. Um triunfo sólido do surfista luso rumo à próxima fase, com o indonésio Rio Waida a segurar a segunda posição, com 11,70 pontos. Pelo caminho ficou Josh Burke, de Barbados, e ainda o brasileiro e ex-top mundial João Chianca.

    Numa ronda 2 que viu cair grandes nomes, comos os havaianos Zeke Lau e Imaikalani deVault, o norte-americano Corsby Colapinto, o francês Maxime Huscenot e os australianos e ex-tops mundiais Morgan Cibilic e Ryan Callinan, os portugueses ganhavam espaço para procurar a recuperação no ranking, depois de um arranque em falso na Austrália. E no último heat da ronda Frederico Morais respondeu à letra ao triunfo de Vasco com novo triunfo para as cores nacionais.

    Exímio na gestão da bateria, Kikas viu-se envolvido em mais uma disputa emocionante para os minutos finais. Só que a experiência do português veio ao de cima. No segundo posto e com a terceira prioridade, Frederico sacou um backup que o atirou para a liderança, que não mais largou, mesmo perante a ameaça de Leo Fioravanti, que foi segundo, e do sul-africano Adin Masencamp, que foi terceiro. Os 12,60 pontos valeram um triunfo seguro a Kikas, com o último posto da bateria a ser do brasileiro Matheus Navarro.

    Na próxima ronda a ação vai acontecer em heats de três surfistas, com dois a seguirem para os oitavos-de-final. Um resultado que vinha mesmo a calhar para as aspirações da dupla portuguesa. Vasco será o primeiro a entrar em ação, no heat 3, onde defronta o francês Tim Bisso e a jovem sensação sul-africana Luke Thompson. Já Frederico Morais compete no oitavo e último heat da ronda, frente ao australiano e ex-colega de Tour Liam O’Brien e ao havaiano Cody Young.      

    Antes disso, deverá acontecer a ronda 2 feminino, onde Teresa Bonvalot está logo naquela que pode ser a primeira bateria desta quinta-feira. A campeã nacional vai defrontar a australiana e ex-top mundial Bronte Macaulay, a havaiana Keala Tomoda-Bannert e a peruana Daniella Rosas. Por sua vez, Kika Veselko está no heat 5, onde irá medir forças com a australiana e ex-top mundial Molly Picklum, a havaiana Brianna Cope e a francesa Tessa Thyssen.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram