Homepage
- Só três top seeds do lado masculino e Carissa Moore no feminino conseguiram vencer na estreia na etapa sul-africana.
-
O J-Bay Open, nona e penúltima etapa da temporada regular do CT 2022, arrancou esta quarta-feira, envolta em muitas expectativas e com as ondas a corresponderem de certa forma numa jornada inaugural entusiasmante e com muitas surpresas à mistura. A maior delas a queda do líder mundial Filipe Toledo para as repescagens. Em sentido inverso, Carissa Moore e Jack Robinson foram os maiores destaques.
A prova arrancou no feminino, com duelos muito equilibrados e com Brisa Hennessy a regressar aos melhores resultados. Mesmo sem brilho, a costarriquenha venceu o heat 1 e atirou Stephanie Gilmore e Courtney Conlogue para as repescagens. De seguida, foi Carissa Moore a ser a exceção à regra, brilhando com um score de 14,50, com a rookie Gabriela Bryan bem perto. O triunfo no Brasil teve o condão de soltar a campeã mundial a atual número 1, que foi a única top seed a vencer na ronda inaugural feminina.
Nas outras duas baterias Caroline Marks começou por reafirmar o regresso à melhor forma, vencendo o heat 3, em que a vice-líder mundial Johanne Defay foi para a repescagem, enquanto na última bateria Tatiana Weston-Webb também conseguiu uma boa performance, frente a Lakey Peterson e à regressada Tyler Wright.
Depois, foi a vez de os homens entrarem em ação, com a toada a manter-se nas longas direitas sul-africanas, ainda à procura da sua expressão mais perfeita, mas já com boas oportunidades para os melhores surfistas do Mundo brilharem. Tudo começou com o melhor score do dia, por parte do sul-africano Matthew McGillivray, que bateu Griffin Colapinto e Jadson Andre, com um surf letal que lhe rendeu 15,33 pontos.
No heat 2 foi a vez de Yago Dora surgir na sua versão recuperada, vencendo uma bateria em que teve pela frente Italo Ferreira e o herói local Jordy Smith. Um triunfo que surge na sequência da excelente performance conseguida em Saquarema e que mostra novamente que o talentoso surfista brasileiro pode entrar no grupo dos candidatos a partir do próximo ano.
No heat 3 surgiu, finalmente, a primeira vitória por parte de top seed, com Jack Robinson a confirmar o bom momento com um score de 15,17. Ainda assim, um triunfo ameaçado pelo jovem wildcard local Luke Thompson, que surge no melhor momento da carreira, depois do brilharete em Ballito. Nas oito baterias disputadas só Ethan Ewing e Kanoa Igarashi conseguiram fazer o mesmo, ou seja, vestir de vermelho e vencer.
Quem vacilou e não conseguiu responder a Robinson foi Filipe Toledo. A competir numa onda que domina como poucos, o brasileiro ainda serviu excelência, com uma onda de 8,17 pontos. Só que o norte-americano Nat Young também conseguiu uma onda com a mesma pontuação e com Toledo a ficar até final à procura de um backup, o triunfo acabou por fugir-lhe. Assim, vai para a repescagem, onde enfrenta o wildcard sul-africano Josh Faulkner. Pior sorte, tem Italo Ferreira que vai ter de levar com o pouco convidativo Luke Thompson.
Até final, Samuel Pupo venceu uma bateria em que Callum Robson era o surfista mais cotado, enquanto a fechar a ronda o australiano Connor O’Leary confirmou o bom arranque da armada aussie, atirando para a repescagem o top seed Miguel Pupo e ainda um desencontrado Kelly Slater. E na próxima fase vai ter de salvar a pele frente ao havaiano Barron Mamiya, com o embate entre Kolohe Andino e Jordy Smith a ser outro dos destaques.
Para o final da jornada estava marcada a ronda de eliminação feminina, com Johanne Defay a corrigir o arranque em falso e a superar facilmente a wildcard Tia Blanco, que, finalmente, deixa de ter acesso aberto ao Tour, esgotado que estão os três wildcards via The Ultimate Surfer. Também Stephanie Gilmore melhorou a performance anterior e bateu Courtney Conlogue, dando mais um passo rumo ao top 5 e à finalíssima de Trestles.
Nos últimos dois heats do dia, Tyler Wright surpreendeu Lakey Peterson e reencontrou a calculadora da qualificação para Trestles, enquanto Gabriela Bryan bateu Isabella Nichols no duelo mais jovem da ronda. Desta forma, ficaram definidos os heats dos quartos-de-final, onde a ação irá começar logo com um super heat entre Tyler Wright e Johanne Defay, enquanto Carissa Moore vai ter pela frente Caroline Marks. Nos outros heats, Stephanie Gilmore enfrente Gabriela Bryan e Tatiana Weston-Webb defronta Brisa Hennessy. Duelos que prometem definir o top 5 final.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram