Homepage
- Etapa inaugural do QS havaiano contou com condições de luxo e scores altíssimos.
-
Terminou esta quarta-feira o evento inaugural do QS regional havaiano de 2022/23, com Moana Wong e Eli Hanneman a conseguirem triunfos categóricos e inspiradores, após três dias de ondas incríveis em Ala Moana Bowls, em Oahu. Esquerdas tubulares e de alta performance, scores de excelência e nomes sonantes em prova, numa das provas mais incríveis até ao momento na presente temporada.
As primeiras rondas foram, desde logo, muito animadas e espetaculares, sobretudo, devido aos nomes ilustres presentes. A qualidade presente na água fez com que surfistas como Koa Rothman, Ivan Florence ou Noah Beschen do lado masculino e Cayla Moore, irmã de Carissa Moore, ou a big rider brasileira Raquel Heckert ficassem pelo caminho de primeira.
Em sentido inverso, destacaram-se surfistas como Josh Moniz, que parece totalmente recuperado da grave lesão sofrida em Portugal, Shayden Pacarro, Kai Martin, Kai Lenny, Hendrix Frankenreiter, filho do músico Donovan Frankenreiter, Tanner Hendrickson, Pua Desoto e o pequeno fenómeno do surf mundial feminino Erin Brooks.
Na ronda 2 entraram em ação os tops seeds e mais nomes famosos em destaque. Nesta fase, Eli Hanneman começou logo a dar nas vistas com notas excelentes, mas destaque também para nomes como Sheldon Paishon, Mason Ho, Finn McGill, Shion Crawford, Zeke Lau, Ian Gentil, Billy Kemper ou Keko Cazimero do lado masculino e Eweleiula Wong, Coco Ho e Bethany Hamilton na prova feminina, além de Moana Wong, que abriu a sua prestação com um score de 17,75.
Com tanto talento dentro de água acabou por ser normal ver top seeds caírem de primeira nesta fase, como foi o caso do rookie do CT Imaikalani deVault ou a competidores das Challenger Series Keala Tomoda-Bannert. A eles juntaram-se ainda nomes como Torrey Meister, Makai McNamara, Luke Swanson, Zoe McDougall e Brianna Cope na hora do adeus.
A ação avançou em grande ritmo para as rondas finais, sempre em heats de quatro. Nos quartos-de-final masculinos Josh Moniz, Jackson Bunch, Kylen Yamakawa, Kai Martin, Eli Hanneman e Finn McGill continuaram a dar espetáculo rumo à fase seguinte. Nas meias-finais o nível foi ainda maior e Eli Hanneman (16,20), Kai Martin (15,40), Josh Moniz (17,60) e Jackson Bunch (18) carimbaram vagas na grande final. Pelo caminho ficaram Diesel Storm Butts, Finn McGill, Kylen Yamakawa e Ian Gentil.
Já do lado feminino, Moana Wong voltou a dar espetáculo, com o melhor score das meias-finais, ao somar 17,65 pontos. Pua Desoto (14,75), Coco Ho (14,60) e Bethany Hamilton (12,75) compunham o elenco de luxo da final, enquanto Erin Brooks, Eweleuila Wong, Brittany Penaroza e Rumor Star Butts foram eliminadas.
Sem tirar o pé do acelerador, Moana Wong conseguiu pela terceira vez seguida um score acima de 17 pontos, somando, desta feita, 17,35 pontos, para ser a campeã deste evento, deixando Pua Desoto (15,35), Coco Ho (15,20) e Bethany Hamilton (11,65) no 2.º, 3.º e 4.º postos, respetivamente.
Depois de ter vencido a única prova do QS regional havaiano em 2021/22, Moana Wong entra a todo o gás na nova temporada, lançando-se para nova qualificação para as Challenger Series e mostrando ao Mundo que não é só uma especialista em tubos e em Pipeline. Uma performance requintada, que serviu de aviso para as adversárias de outras partes do globo que com ela se vão cruzar nas restantes etapas das Challenger Series deste ano.
No lado masculino também houve vitória inspiradora. Eli Hanneman bateu a concorrência com 18,25 pontos. No 2.º posto ficou Jackson Bunch (16,75), seguindo-se Josh Moniz (15,60) e Kai Martin (14,35). Este foi, assim, um regresso em grande para o jovem talento havaiano, que no início do ano sofreu um grave wipeout em Pipeline, que o fez levar 16 pontos na cabeça, causando ainda lacerações ao nível do pâncreas. Uma estreia a vencer no circuito WQS para Hanneman.
Ao contrário do que sucedeu na temporada passada, em que os representantes regionais foram definidos em apenas um evento e em Pipeline, desta vez o calendário regional do QS havaiano já conta com mais provas. A próxima deverá acontecer em final de Outubro, com um QS1000 em Sunset Beach.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram