Homepage

  • Peruanos dominam primeiro QS da história em Galápagos
    09 maio 2022
    arrow
  • Desta vez, não houve festa brasileira nas ondas de Tongo Reef.
  • Os peruanos Miguel Tudela e Sol Aguirre foram coroados campeões do primeiro evento da história do circuito WQS disputado nas ilhas Galápagos, que pertencem ao Equador. Esta foi a terceira paragem do circuito sul-americano 2022/23 e contou com menos surfistas brasileiros que o habitual. Ainda assim, eles estiveram em peso nas rondas finais, embora não conseguissem evitar os triunfos da armada peruana.

    A ação aconteceu em Tongo Reef, na ilha de San Cristobal, a maior das ilhas deste arquipélago famoso por ter recebido a visita de Charles Darwin e de ter sido determinante para o ensaio do biólogo sobre a teoria e evolução das espécies. Uma etapa que já tinha sido programada para acontecer no ano passado, mas que devido à pandemia apenas teve a sua histórica primeira edição este ano.

    Do lado masculino voou mais alto que tudo e todos, conseguindo várias ondas excelentes no dia final. Nos quartos-de-final Tudela começou por vencer o brasileiro Gabriel Andre, batendo depois nas meias-finais o chileno Manuel Selman com direito a nota 10. Já na grande final somou 17,50 pontos para superar os 16,40 pontos do jovem brasileiro Ryan Kainalo.

    Esta foi a terceira vitória da carreira do talentoso surfista peruano, de 27 anos, no WQS, mas apenas a primeira fora de casa e também a primeira desde 2017. Com este triunfo na primeira etapa em que competiu no circuito regional em 2022, Tudela subiu ao 5.º posto de um ranking que continua a ser liderado por Santiago Muniz, que não esteve nesta prova por estar a competir nas Challenger Series, com os jovens brasileiros Ryan Kainalo e Gabriel Andre a dividirem a vice-liderança.

    Por sua vez, na prova feminina, Sol Aguirre começou por vencer a irmã Leilani nos quartos-de-final, seguindo-se um triunfo frente à brasileira Isabela Saldanha nas meias-finais, também com notas excelentes à mistura. Na final teve um embate frente à experiente surfista equatoriana Dominic Barona, somando 15,25 pontos, que deixaram a adversária em combinação.

    Esta foi a estreia a vencer no QS para a jovem surfista peruana, que, com este resultado, subiu ao 3.º posto do ranking regional sul-americano, em igualdade pontual com a brasileira Taina Hinckel. Na liderança segue a peruana Daniella Rosas, que também esteve ausente por estar a disputar as Challenger Series, mas, agora, em igualdade com Dominic Barona.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram