Homepage

  • Peruanos dominam QS de Iquique, no Chile
    23 maio 2022
    arrow
  • Sol Aguirre foi o grande destaque, ao vencer prova feminina e prova júnior.
  • O surf peruano atravessa um grande momento e no passado fim-de-semana deu mais uma prova do domínio atual que está a conseguir no QS sul-americano. Os peruanos Miguel Tudela e Sol Aguirre venceram o QS3000 de Iquique, no Chile, com Aguirre a faturar ainda a prova feminina do Pro Junior. O Brasil, força habitualmente dominadora no continente sul-americano, contentou-se com o triunfo de Diego Aguiar no Pro Junior masculino.

    Numa prova em que os tubos surgiram em alguns dos dias de prova, os peruanos mostraram novamente a sua força, depois de já o terem feito na última etapa do QS sul-americano, em Galápagos, Equador. Nessa etapa o triunfo masculino também foi de Tudela, que ao somar o segundo triunfo consecutivo saltou para a liderança destacada do ranking regional, ficando lançado para carimbar uma vaga nas Challenger Series 2023.

    Tudela começou por eliminar o chileno Guillermo Satt, melhor representante dos surfistas da casa, nos quartos-de-final, seguindo-se uma vitória nas meias-finais frente ao brasileiro Wesley Dantas. Na outra meia-final o argentino Jose Gundesen bateu o brasileiro Gabriel Andre e o Brasil ficou fora da final. No heat decisivo os 16,16 pontos de Tudela foram suficientes para os 14,70 de Gundesen.

    Na prova feminina Sol Aguirre começou por bater a compatriota Melanie Giunta nos quartos-de-final, para depois vencer a equatoriana Dominic Barona nas meias-finais. Aqui o Brasil também não conseguiu chegar à final, depois da jovem Isabelle Nalu ter perdido o duelo frente a Arena Rodriguez Vargas nas meias-finais. Numa final 100 por cento peruana, Aguirre foi mais forte, com 16,50 pontos, contra os 12,23 de Vargas, saltando para a liderança do ranking.

    Na prova do Pro Junior sul-americano o cenário foi diferente. Do lado feminino, Sol Aguirre carimbou outro triunfo, depois de vencer na final a brasileira Taina Hinckel. Na categoria masculina Diego Aguiar venceu uma final totalmente canarinha frente a Heitor Mueller.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram