Homepage

  • Por onde anda Sky Brown? Estrela britânica soma mais uma ausência
    07 abril 2022
    arrow
  • Na Caparica chegou na estar inscrita, mas já nem sequer entrou no draw….
  • Sky Brown é, hoje em dia, um dos maiores nomes do desporto de ação em todo o Mundo. A jovem estrela do skate mundial tem já uma enorme legião de fãs e no passado verão conquistou, aos 14 anos, uma medalha de bronze na estreia olímpica do skate, em Tóquio. Mas o nome de Sky também é cada vez mais mediático no surf, uma vez que a pequena skater já manifestou por mais que uma vez a vontade de em Paris’2024 competir nas duas disciplinas.

    Surfista assídua nas ondas havaianas, desde cedo que mostrou talento em cima de todo o tipo de prancha, e começa agora a dar os primeiros passos nas competições internacionais de surf. Só que Brown, cujo nome já gera inúmera curiosidade, tem tido algumas dificuldade em iniciar a sério um dos caminhos de qualificação que a podem levar até Paris.

    Sky Brown já esteve inscritas em várias provas do WQS, inclusivamente na Europa, onde terá de fazer esse processo de qualificação para o CT, uma vez que representa o Reino Unido. No entanto, após um ano de muito burburinho em torno do seu nome, apenas realizou uma etapa, colecionando várias faltas de comparência.

    Tudo começou em Setembro do ano passado, quando Brown prometia ser uma das atrações do Super Girl Pro, prova exclusivamente feminina que se disputa em Oceanside, na Califórnia. Contudo, em cima da hora, a pequena surfista/skater acabou por não comparecer à competição.

    Semanas mais tarde, essa estreia no QS acabou mesmo por acontecer, ainda que fora da sua região de qualificação. Sky Brown foi uma das convidadas para competir num QS em Florianópolis, no Brasil, e, dessa vez, marcou presença. A prova era do seu patrocinador, a Billabong, e Brown viajou com o também pequeno talento Jay Occhilupo, filho do antigo campeão mundial Mark Occhilupo.

    A experiência nas ondas brasileiras acabou por não correr de feição a Sky Brown, que foi eliminada de primeira perante a nova geração do surf brasileiro. Ainda assim, foi mais uma experiência na já longa lista de viagens de Brown e ainda um primeiro contacto com o Mundo competitivo das ondas.

    Ano novo, vida nova e Sky Brown surgiu na lista de inscritos do QS3000 de Netanya, em Israel. Esta era a primeira prova do ano civil no QS europeu e parecia estar dado um claro sinal de que a pequena skater estava mesmo determinada em tentar a qualificação por este meio. Contudo, já depois de estar no draw, acabou por não comparecer.

    Como não há duas sem três, na Caparica, Sky Brown surgiu novamente na listra de inscritos. Algo que despertou natural interesse nos meios nacionais. Contudo, a prudência mandava esperar para ver. E a verdade é que Brown voltou a não comparecer. A única diferença entre o que sucedeu na Caparica e nos dois eventos anteriores é que, desta vez, o seu nome não chegou a entrar no draw.

    Com os Jogos de Paris na mira, caso Sky Brown quisesse qualificar-se via WSL teria de estar obrigatoriamente no circuito mundial do próximo ano. Algo improvável para uma surfista da sua idade e que parece já não ser possível, tendo em conta que ainda nem sequer competiu no circuito regional, que dá acesso às Challenger Series.

    No entanto, Borwn tem outra via para chegar a Paris. Uma via que pode não ser mais fácil, mas que tem menos etapas: os mundiais ISA. Caso seja chamada para representar a seleção britânica, a pequena surfista terá a possibilidade de tentar a qualificação direta nos Mundiais ISA de 2023 e 2024. Isto se o Reino Unido não tiver preenchido as vagas via WCT, o que é altamente improvável, uma vez que até aqui não conta com qualquer representante na elite do surf mundial. É esperar para ver quais os próximos passos a dar por esta verdadeira coqueluche dos desportos de ação.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram