Homepage

  • Mick Fanning sentiu-se 'embaraçado' após a ronda 1, mas continua vivo em Bells. Segue-se o duelo com o líder do ranking mundial
    12 abril 2022
    arrow
  • Na ronda 3 do Rip Curl Pro Bells Beach, o três vezes campeão mundial vai medir forças com Kanoa Igarashi, que deu espetáculo na primeira aparição que fez no CT com a licra amarela.
  • Mick Fanning é um dos melhores surfistas de sempre. Isso nem se discute. É simplesmente um facto. O substrato da sua gloriosa carreira fala para si, numa caminhada que tocou por três vezes o topo do surf de competição a nível mundial. 

    Retirado da competição desde 2018, Eugene está por estes dias de volta à ação em Bells Beach. O emblemático spot em que Mick mostrou-se ao mundo em 2011 e onde há quatro anos decidiu deixar o Championship Tour (CT).

    Graças a um wildcard que sempre ambicionou, Fanno regressou ao local onde já foi muito feliz de licra vestida. Porventura, esta poderá ser a última vez que participa no campeonato que venceu por quatro ocasiões.

    Agora, já é um quarentão e neste momento o foco da sua vida é outro, mas o chip de competidor feroz continua bem vincado em Fanning. É algo tão natural como respirar ou comer. É esta a massa que distingue os grandes campeões.

    Por isso mesmo, o três vezes campeão mundial não ficou nada satisfeito com a sua primeira apresentação competitiva em Bells já como jubilado. No seu compromisso com o duo brasileiro Filipe Toledo e Samuel Pupo, Mick não deu com a tecla. Assinou um score combinado de 6,73 pts (a melhor nota valeu apenas 3,40 pts) e caiu inevitavelmente para a repescagem.

    Este discreto desempenho, deixou mossa em Mick Fanning. 'Senti-me um pouco embaraçado", confidenciou o lendário surfista australiano. Talvez por tudo ter acontecido no seu jardim e onde sente que tem toda uma reputação a manter. Ainda por cima com um dos rivais de sempre, Kelly Slater, na área.

    Por tudo isto e muito mais, Fanning sentia que não podia perder de primeira em Bells Beach. Havia que fazer de tudo para evitar o desfecho verificado o ano passado nas esquerdas de Narrabeen. Aí a conversa era outra, mas agora o assunto era de Estado. Afinal, Bells é Bells.

    Sentindo que tinha algo a provar, Mick Fanning lançou-se à sempre complicada ronda de repescagens. Não em Bells Beach, mas ali ao lado. Winkipop. "É diferente de Bells, mas adoro esse spot. Sempre que ali surfo heats, diverto-me imenso."

    O australiano esteve à altura da ocasião e atirou borda fora Seth Moniz, o vice-campeão do último Billabong Pro Pipeline. Seth, um dos homens que em Pipe carregou em ombros Kelly Slater e que agora saiu de água ao lado de outra lenda deste desporto. Que privilégio! 

    Neste embate com Mick ficou plasmado um score combinado de 11,90 pts para o quarentão, que valeu a passagem à fase seguinte juntamente com o compatriota Morgan Cibilic, o rookie de 2021. Curioso, como no mesmo heat esteve simultaneamente na água o passado glorioso do surf de competição australiano e a nova coqueluche do mesmo, que tem sido uma sombra de si mesmo na presente campanha. 

    "Foi bom ter conseguido surfar algumas ondas, bem como defrontar o Morgan e o Seth, dois jovens que adoro e por quem torço no CT. Estou entusiasmado para o que aí vem", confidenciou o lendário 'aussie'.

    E o que aí vem é um confronto de alta voltagem. Frente a frente vão estar Eugene e o atual líder do ranking mundial, Kanoa Igarashi, que teve uma estreia auspiciosa na primeira vez que envergou a licra amarela na carreira. Deu espetáculo. É um dos heats mais aguardados da ronda 3 e daqui sairá o potencial adversário do nosso Frederico Morais, caso este deixe para trás o rookie australiano Callum Robson.

    Mais um grande desafio neste bonito 'comeback' de Fanno, ainda por cima diante de um oponente com o qual tem um histórico negativo nas fases man-on-man. Duas vitórias do japonês mais português do surf mundial contra apenas uma de Eugene. Essa aconteceu na ronda 3 do J-Bay Open de 2016. Kanoa era um rookie, então. Já lá vão uns bons aninhos.

    Caso ultrapasse Kanoa, Mick Fanning sabe que se tudo sair redondo poderá vir a defrontar Kelly Slater nas meias-finais. Nesta fase, tudo não passa de um 'wishful thinking'. Ainda muita água vai correr ali para dos lados de Bells Beach e Winkipop, mas sonhar com algo tão grandioso não custa...

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram