Homepage
- Kanoa Igarashi foi o destaque do dia, mostrando que não quer largar a licra amarela.
-
Começou da melhor forma a participação de Frederico Morais no Rip Curl Pro Bells Beach, quarta etapa do CT 2022 e a penúltima antes do cut de surfistas a meio da temporada. Kikas estreou-se com um triunfo, numa bateria onde teve pela frente os sul-africanos Jordy Smith e Matthew McGillivray, carimbando não só a passagem direta à ronda 3, mas também uma melhoria do seeding para essa fase.
Num heat de pontuações baixas, o surfista português fez prevalecer a superioridade tática para superar um dos principais nomes do circuito. Com 10,33 pontos, graças a duas ondas na casa dos 5 pontos, Kikas superou os 9,67 de Jordy, seguindo ambos em frente, enquanto McGillivray foi atirado para a repescagem.
Um triunfo que vem na melhor altura para Frederico Morais, que chegou a Bells no 23.º posto do ranking e um lugar abaixo do cut. Desta forma, Kikas melhora o seeding para a ronda 3, onde deverá ser top seed. Na próxima ronda é vital dar sequência positiva a esta estreia, de forma a continuar bem na luta pela permanência no circuito para a segunda metade da temporada.
Com ondas longe da perfeição a que Bells nos habituou, a organização decidiu colocar a prova masculina na água já a meio do dia na Austrália, após uma segunda chamada. Os surfistas tiveram que adaptar-se às condições e Frederico fê-lo na perfeição. Quem também iniciou a prestação em Bells Beach com um triunfo foi o licra amarela Kanoa Igarashi, que deu show e obteve a melhor performance do dia, com 16,24 pontos.
Realizaram-se apenas 8 dos 12 heats da ronda inaugural, sem surpresas de maior, mas com dois top seeds a serem atirados para a repescagem. Griffin Colapinto foi um deles, depois de ter sido surpreendido por Leo Fioravanti e pelo convidado Mikey Wright. O outro foi o havaiano Seth Moniz, batido pelos australianos Callum Robson e Ryan Callinan logo na bateria inaugural do campeonato.
Ainda assim, entre os favoritos, houve vários surfistas que não conseguiram vencer as respetivas baterias, com destaque para o brasileiro Filipe Toledo. No heat em que vimos Mick Fanning regressar à competição como wildcard, o triunfo acabou por ser do rookie brasileiro Samuel Pupo, que entrou a todo o gás em Bells, deixando Toledo na segunda posição e atirando Fanning para a repescagem.
Quem também não venceu foi Kelly Slater, embora tenha deixado boas indicações, depois de quase ter falhado a etapa devido à Covid-19. Slater foi superado na bateria por Owen Wright, mas mostrou bom surf. Tal como John John Florence, que, ainda assim, viu o triunfo no oitavo e último heat do dia sorrir ao australiano Jackson Baker. O outro vencedor do dia foi o campeão olímpico Italo Ferreira.
Rip Curl Pro Bells Beach Men’s Opening Round 1 (H1-8) Results:
HEAT 1: Callum Robson (AUS) 11.33 DEF. Ryan Callinan (AUS) 11.23, Seth Moniz (HAW) 6.73
HEAT 2: Italo Ferreira (BRA) 12.83 DEF. Ezekiel Lau (HAW) 10.73, Imaikalani deVault (HAW) 8.46
HEAT 3: Owen Wright (AUS) 12.44 DEF. Kelly Slater (USA) 12.04, Nat Young (USA) 8.37
HEAT 4: Leonardo Fioravanti (ITA) 13.27 DEF. Mikey Wright (AUS) 12.67, Griffin Colapinto (USA) 11.76
HEAT 5: Samuel Pupo (BRA) 13.23 DEF. Filipe Toledo (BRA) 12.23, Mick Fanning (AUS) 6.73
HEAT 6: Kanoa Igarashi (JPN) 16.24 DEF. Lucca Mesinas (PER) 11.17, Tully Wylie (AUS) 9.36
HEAT 7: Frederico Morais (PRT) 10.33 DEF. Jordy Smith (ZAF) 9.67, Matthew McGillivray (ZAF) 7.23
HEAT 8: Jackson Baker (AUS) 13.77 DEF. John John Florence (HAW) 13.37, Connor O'Leary (AUS) 9.43
Rip Curl Pro Bells Beach Men’s Opening Round 1 (H9-12) Matchups:
HEAT 9: Conner Coffin (USA) vs. Caio Ibelli (BRA) vs. Joao Chianca (BRA)
HEAT 10: Kolohe Andino (USA) vs. Jack Robinson (AUS) vs. Jadson Andre (BRA)
HEAT 11: Miguel Pupo (BRA) vs. Jake Marshall (USA) vs. Deivid Silva (BRA)
HEAT 12: Barron Mamiya (HAW) vs. Ethan Ewing (AUS) vs. Morgan Cibilic (AUS)
Rip Curl Pro Bells Beach Women’s Opening Round 1:
Heat 1: Lakey Peterson (USA), Gabriela Bryan (HAW), Courtney Conlogue (USA)
Heat 2: Tatiana Weston-Webb (BRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Bronte Macaulay (AUS)
Heat 3: Carissa Moore (HAW), Isabella Nichols (AUS), Alyssa Spencer (USA)
Heat 4: Brisa Hennessy (CRI), Stephanie Gilmore (AUS), Molly Picklum (AUS)
Heat 5: Johanne Defay (FRA), India Robinson (AUS), Luana Silva (HAW)
Heat 6: Malia Manuel (HAW), Tyler Wright (AUS), Bettylou Sakura Johnson (HAW)Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram