Homepage
- Kelly Slater foi outro dos nomes sonantes da cair para a repescagem, num dia marcado por ondas pesadas e surf power no Main Break.
-
Quando as coisas estão a correr mal, têm tudo para correr ainda pior. A famosa lei de Murphy baseava-se numa ideia idêntica a esta e parece que é sobre esse efeito que se encontra Frederico Morais nesta primeira metade da temporada. O seeding colocou-o num dos piores da heats da ronda inaugural, mas nem isso o fez abrandar. Apesar da boa performance, os últimos minutos e um julgamento no mínimo questionável colocaram-no na ronda de repescagem em Margaret River. Isto num dia dominado pelo poderoso surf de rail de John John Florence, onde os rivais mais diretos de Kikas conseguiram todos superar a ronda inaugural com sucesso.
Foi um passo atrás na luta pelo cut, mas até Murphy saberá que se existe surfista capaz de virar os acontecimentos a seu favor, esse alguém é Frederico. E ainda há, pelo menos, uma vida para o surfista português. Embora, tivesse que vier novamente o seeding colocar Morais num dos heats mais complicados da próxima fase. Entre os três wildcard locais, haveria de ser o mais experimentado e talentoso deles – Jacob Willcox, obviamente - a ficar no caminho de Kikas.
Após três dias de pausa, a prova masculina lá se estreou no Oeste australiano, com o Main Break ainda a receber os pesados resquícios da tempestade dos últimos dias. Ondas bem grandes obrigaram os melhores surfistas do mundo a puxar pelo surf power para atacar as desafiantes secções e junções que foram surgindo pela frente. Sempre com muito drama à mistura, wipeouts valentes e pranchas partidas pelo caminho. No último heat do dia o drama foi ainda maior, com a “fava” a cair para o lado português em prol do favorito lá da West Oz…
As primeiras baterias ofereceram duelos equilibrados em que as junções e as manobras de finalização acabaram por fazer a diferença em disputa onde uma nota alta chegava para garantir um lugar na ronda 3. Foi assim que Callum Robson e Jackson Baker carimbaram a vitórias nos dois primeiros heats do dia. Até que no heat 3, Zeke Lau aproveitou um palco bem ao estilo havaiano para vencer de goleada, com Ryan Callinan a segurar a segunda posição e a atirar Kelly Slater para a repescagem. Foi a primeira grande surpresa do dia.
De seguido, John John Florence ofereceu a performance do dia, com um score de 15,60 e uma verdadeira lição de rail surf. Sejamos sinceros… Florence rima com Margaret, sendo este escolha obrigatória para quem joga na Fantasy. Resta perceber se, desta vez, o havaiano vai conseguir gerir o momentum até às rondas finais para vencer a primeira etapa do ano. O aviso está dado.
A partir daqui os favoritos assumiram as rédeas da ação e não deram mais azo a surpresas. Kanoa venceu, Toledo venceu, Italo venceu. Todos com prestações convincentes e seguras. Ethan Ewing também o fez, no seu estilo incomparável, mesmo em ondas difíceis de controlar. No final da ronda houve três top seeds a serem atirados para as repescagens. Caio Ibelli, Miguel Pupo e Seth Moniz, o que acabou por não ajudar em nada as contas de Kikas.
A fechar o dia o tal heat em que nada correu bem para as esperanças nacionais. Frederico abriu a disputa de forma calma e taticamente acima dos rivais. Colocou-se na liderança destacada a meio do heat, depois de uma onda de 5,93 pontos. Mas no final Colapinto e Robinson inverteram o texto. O primeiro fê-lo sem espinhas, com uma finalização bem progressiva que lhe garantiu 8 pontos e o catapultou para a liderança. Depois, surgiu a nota de Robinson que fez a diferença e que contou com uns pozinhos caseiros. No final, a precisar de 5,50, Frederico ainda tentou o ataque ao segundo posto, numa onda mais pequena, mas bem espremida e foi brindado com uma nota de… 5,40 pontos.
É certo que este foi um passo atrás na luta pelo cut, onde o requisito do português passa a ser cada vez mais as meias-finais. Isto porque houve vários adversários diretos a vencer na ronda inaugural, o que desequilibra claramente a balança em caso de empate entre vários surfistas. As contas são simples para Kikas: ganhar, ganhar e ganhar a partir daqui. E quem sabe se este “empurrão” para a repescagem não tem o condão de deitar ainda mais gasolina para a fogueira da reviravolta do português. Na próxima bateria vai enfrentar Miguel Pupo, que está tranquilo no ranking, e Jacob Willcox. É já a primeira das “finais” a caminho da segunda metade da época.
Margaret River Pro Men’s Opening Round 1 Results:
HEAT 1: Callum Robson (AUS) 12.17 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 10.00, Samuel Pupo (BRA) 9.83
HEAT 2: Jackson Baker (AUS) 12.03 DEF. Barron Mamiya (HAW) 10.77, Matthew McGillivray (ZAF) 10.17
HEAT 3: Ezekiel Lau (HAW) 15.00 DEF. Ryan Callinan (AUS) 13.37, Kelly Slater (USA) 9.20
HEAT 4: John John Florence (HAW) 15.60 DEF. Lucca Mesinas (PER) 8.93, Jacob Willcox (AUS) 8.44
HEAT 5: Kanoa Igarashi (JPN) 13.10 DEF. Conner Coffin (USA) 8.50, Ben Spence (AUS) 7.70
HEAT 6: Filipe Toledo (BRA) 13.00 DEF. Owen Wright (AUS) 9.63, Jack Thomas (AUS) 6.90
HEAT 7: Italo Ferreira (BRA) 14.17 DEF. Jake Marshall (USA) 13.26, Jadson Andre (BRA) 6.17
HEAT 8: Ethan Ewing (AUS) 13.70 DEF. Nat Young (USA) 10.90, Deivid Silva (BRA) 7.63
HEAT 9: Connor O'Leary (AUS) 13.80 DEF. Morgan Cibilic (AUS) 12.90, Caio Ibelli (BRA) 9.24
HEAT 10: Joao Chianca (BRA) 12.43 DEF. Kolohe Andino (USA) 11.87, Miguel Pupo (BRA) 6.27
HEAT 11: Leonardo Fioravanti (ITA) 11.33 DEF. Jordy Smith (ZAF) 11.17, Seth Moniz (HAW) 6.50
HEAT 12: Griffin Colapinto (USA) 14.07 DEF. Jack Robinson (AUS) 11.47, Frederico Morais (PRT) 11.43Margaret River Pro Men’s Elimination Round 2 Matchups:
HEAT 1: Kelly Slater (USA) vs. Jadson Andre (BRA) vs. Jack Thomas (AUS)
HEAT 2: Caio Ibelli (BRA) vs. Deivid Silva (BRA) vs. Ben Spence (AUS)
HEAT 3: Miguel Pupo (BRA) vs. Frederico Morais (PRT) vs. Jacob Willcox (AUS)
HEAT 4: Seth Moniz (HAW) vs. Samuel Pupo (BRA) vs. Matthew McGillivray (ZAF)Margaret River Pro Women’s Elimination Round 2 Matchups:
HEAT 1: Lakey Peterson (USA) vs. Luana Silva (HAW) vs. Mia McCarthy (AUS)
HEAT 2: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Gabriela Bryan (HAW) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram