Homepage

  • Mais de quatro dezenas de portugueses inscritos no Pro Júnior de Ferrol
    27 abril 2022
    arrow
  • Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Gabriela Dinis são os destaques entre a armada lusa.
  • O Pro Júnior Europeu está perto de regressar à água após a primeira etapa que se vai realizar já no início de Maio em Marrocos, os melhores juniores europeus seguem para a Galiza, com Ferrol a receber a segunda de seis paragens deste circuito marcadas para 2022. A prova vai acontecer de 11 a 15 de Maio e, para já, há 43 portugueses inscritos.

    Esta será uma participação massiva por parte da jovem armada lusa, que conta com 8 surfistas inscritas, com uma delas na lista de suplentes, enquanto do lado masculino são 35 os surfistas inscritos, com quatro deles ainda como suplentes. Um número impressionante e que mostra um grande crescimento em números da nova geração do surf nacional.

    Gabriela Dinis será a top seed nacional, ela que ocupa atualmente o 6.º posto do ranking, depois de a WSL ter optado por contabilizar para esta temporada os resultados obtidos em 2021, devido à pandemia. Quem não vai estar presente é a campeã nacional Kika Veselko, atual número 3 do ranking, que está de partida para a Austrália, onde vai competir no circuito Challenger Series, em busca de uma vaga no CT 2023.

    Além de Gabi, que tem entrada direta para a ronda 2, a jovem armada lusa feminina vai ser ainda composta por Beatriz Carvalho, Benedita Teixeira, Maria Salgado, Camila Cardoso, Núria Maganinho e Maria Dias, com Teresa Pereira a ser a quarta da lista de suplentes, ainda à espera de eventuais desistências para entrar no quadro de competição.

    Já do lado masculino, Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves serão as três lanças da armada lusa. Afonso é o atual número 4 do ranking e Joaquim o número 5, enquanto Gui está de regresso ao escalão júnior, depois da recente mudança de Sub-18 para Sub-20. Este trio tem entrada direta para a ronda 3, tal como acontece com Rodrigo Chaves e Francisco Ordonhas.

    Gabriel Ribeiro, Santiago Graça, Salvador Costa, Francisco Queimado, Martim Nunes, João Vidal, Afonso Pinto, José Maria Ribeiro e Guilherme Costa entram diretamente para a ronda 2, enquanto Joaquim Trindade, Lourenço Sousa, Rafael Silva, Matias Canhoto, João Roque Pinho, Jaime Veselko, Salvador Vala, Francisco Mittermayer, Tomás Pereira, Martim Fortes, Salvador Tavares, Matias Lopes, João Silva, António Marques, Diogo Bravo, Rodrigo Rocha e Tiago Guerra começam a participação na ronda inaugural. Tomás Nunes, Mário Leopoldo, Miguel Lages e Nilton Freitas ainda aguardam vaga.  

    Depois desta etapa galega o circuito vai ter uma pausa de verão e só regressa em Setembro, com a etapa de Espinho. Após a prova nortenha o circuito Pro Júnior europeu segue para La Torche, em França, vai a São Miguel, nos Açores, e termina em Hossegor, no sudoeste francês, a meio de Outubro.

    Em jogo estão apenas duas vagas masculinas e duas vagas femininas para o Mundial Júnior da WSL, que se realiza no final do ano, após a pandemia ter impedido que não se realizasse nos últimos dois anos. Embora ainda não se saiba qual a localização da final mundial, já se percebeu que haverá uma redução de atletas, uma vez que no passado a Europa apurava o dobro dos surfistas em relação ao ranking masculino.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas