Homepage


-
QS de Santa Cruz com 26 portugueses entre os inscritos30 março 2022

- Seeding da etapa só vai ser decidido após etapa da Caparica.
-
O QS europeu de 2021/22 está a chegar à fase das decisões. Depois de na passada semana terem competido em Israel, os melhores surfistas europeus voltam a competir na Caparica, já a partir de terça-feira, naquela que será a penúltima etapa do circuito masculino e última do feminino. E de 12 a 16 de Abril será Santa Cruz a receber um QS3000 que fecha o circuito masculino. A lista de inscritos para a prova do Oeste já é conhecido e estão 26 surfistas portugueses entre os presentes.
Destaque para o facto de existir uma novidade em relação ao seeding. Os surfistas apenas serão distribuídos por seeding, depois de terminada a etapa da Costa de Caparica e já com o ranking atualizado. Algo novo e diferente do que acontecia até aqui, onde o ranking do ano anterior é que determinava esse seeding. Dessa forma, a lista de inscritos mostra apenas os surfistas por ordem alfabética, não se sabendo ainda quem tem entrada direta para as rondas mais avançadas.
Entre os surfistas portugueses inscritos o destaque vai para Vasco Ribeiro, campeão nacional e europeu em título, que viu uma lesão impedir a presença em Israel. Apesar de não estar na melhor das posições no ranking, o surfista da Poça deverá contar com o seu estatuto para receber o wildcard disponível para as Challenger Series, caso após as etapas portuguesas não consiga figurar no top 9 final do ranking.
A Vasco juntam-se Francisco Almeida, Guilherme Fonseca e Pedro Henrique, os surfistas lusos melhor posicionados no ranking, ainda que longe do cut de qualificação para as Challenger Series 2022. Ainda assim, com duas provas de estatuto QS3000 pela frente, todos eles têm possibilidade de melhorar o ranking e lutar por essas vagas que dão acesso ao circuito onde poderão disputar a qualificação para o CT 2023.
Além destes quatro nomes a armada lusa vai contar ainda com Afonso Antunes, Miguel Blanco, Hugo Cardoso, Martim Carrasco, José Champalimaud, Joaquim Chaves, Jácome Correia, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, Ruben Gonzalez, Rodrigo Lebre, Diogo Martins, Daniel Nóbrega, Francisco Ordonhas, Martim Paulino, Luís Perloiro, Henrique Pyrrait, Francisco Queimado, Gabriel Ribeiro, Guilherme Ribeiro, Rafael Silva e João Vidal.
Para já, o QS3000 de Santa Cruz conta com 128 inscritos entre as 136 vagas disponíveis, pelo que ainda há espaço para inscrições tardias. Além de contar com surfistas dos principais países do surf europeu, a prova portuguesa vai contar ainda com surfistas brasileiros, norte-americanos, costarriquenhos, australianos, marroquinos, suecos, israelitas, polacos, checos e um surfista russo (Nikita Avdeev) que compete sob a sigla WLD (World).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram