Homepage
- Primeiro duelo entre ambos aconteceu em 2017, no Havai. E a partir daí Kanoa tomou-lhe o gosto.
-
A campanha de Frederico Morais no MEO Pro Portugal foi travada por Kanoa Igarashi, o novo número um mundial, nos oitavos-de-final em Supertubos. Um resultado que permitiu a Kikas subir no ranking, depois de um início aquém do esperado no Havai, mas que, ainda assim, o deixou, para já, fora do cut de qualificação para a segunda metade da temporada. Uma derrota sentida por Frederico, depois de uma boa performance, frente a um velho conhecido. Se é certo que o português e o japonês são amigos e treinam frequentemente juntos nas ondas portuguesas, não deixa de ser verdade que Kanoa é um dos maiores “carrascos” de Morais no CT.
A vitória de Kanoa Igarashi em Supertubos foi apenas mais uma no já vasto currículo de confrontos entre ambos. Na maioria das vezes em baterias man-on-man. O resultado é largamente favorável a Kanoa. Os números não mentem. Nas cinco vezes que se enfrentaram, o japonês levou a melhor. Quatro delas em baterias man-on-man, que acabaram por ditar a eliminação de Frederico Morais. Resumindo, Kikas nunca conseguiu vencer o amigo.
Há poucos surfistas no Tour que Frederico nunca venceu, sobretudo com um tão elevado número de duelos. Apenas Jordy Smith, Filipe Toledo e Italo Ferreira já bateram Kikas em mais ocasiões. Todos por seis vezes, quer seja em heats man-on-man ou a três. Mas a verdade é que o português também já deu o troco nestes rivais. Até mesmo a Italo Ferreira, que só conseguiu vencer numa ocasião, mas que valeu uma eliminação do brasileiro, que competia perante o seu público, no Oi Rio Pro de 2019.
Dessa forma, Kanoa Igarashi é mesmo aquela espinha encravada na garganta de Kikas. Tudo começou em 2017, no seu ano de estreia na elite mundial. Frederico e Kanoa apenas se encontraram pela primeira vez man-on-man na etapa final, em Pipeline. O resultado foi uma derrota amarga na ronda 2, com 12,67 pontos do japonês contra apenas 6 pontos do surfista de Cascais. Um desfecho que acabou por impedir o português de se sagrar o rookie da temporada, perdendo a disputa por apenas 50 pontos para o australiano Connor O’Leary. Por sua vez, Igarashi só seria travado nas meias-finais desse vento.
Antes disso, já tinham estado juntos na etapa de Peniche, na ronda 4, sem eliminação, mas numa bateria a três surfistas. Kanoa venceu a bateria e seguiu direto para os quartos-de-final, enquanto Kikas foi terceiro, com Josh Kerr pelo meio, e acabaria por ser eliminado na repescagem.
A temporada seguinte começou como terminou a anterior para o surfista português. Na Gold Coast, Kikas teve pela frente Kanoa na ronda 3. O japonês somou 15,26 pontos, deixando o português bem longe, com somente 11,10 pontos. Uma etapa que viu Igarashi ser eliminado logo de seguida, na ronda 4. Já Kikas partiu para uma caminhada que seria de adeus ao Tour no final da temporada. Mas um adeus temporário, como todos bem sabemos.
Em 2019 Frederico andou pelo circuito mundial como substituto e nem entrou em todas as etapas, mas voltou a cruzar-se novamente com o surfista nipónico. Desta vez, na etapa de J-Bay, que tão boas recordações traz a Kikas. O português até podia partir como favorito, mas o resultado foi uma combinação de Igarashi, com 17,53 pontos, contra 13,50, num heat ainda na ronda 3.
Mais de dois anos depois quis o destino que Frederico Morais e Kanoa Igarashi se voltassem a encontrar, novamente em Peniche. Desta vez num mano-a-mano. Ambos a necessitarem muito de vencer. Mas com objetivos diferentes. Kikas a precisar de subir no ranking e Kanoa a querer agarrar a licra amarela. A história não foi diferente. Novo triunfo para o japonês, que colocou o parcial em 5-0. Ainda que este tenha sido o duelo mais equilibrado e aquele em que Frederico mostrou estar mais perto de vencer finalmente o amigo e “carrasco”. Esperemos que o sexto embate não demore e que caia, finalmente, para o lado luso.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram