Homepage


-
Kanoa sai de Peniche de amarelo: "Quero ser campeão já este ano!"08 março 2022

- Kanoa foi o único top mundial que chegou sempre aos quartos-de-final nas três etapas já realizadas.
-
Foi uma das grandes ausências do top 5 mundial no final da temporada regular de 2021, que se qualificou para a finalíssima de Trestles. Uma eliminação inesperada nas primeiras rondas da etapa do México, não permitiu que discutisse o título mundial na finalíssima. Mas, em 2022, Kanoa Igarashi surgiu determinado em, pelo menos, mostrar regularidade e andar sempre na frente do ranking.
Tanto é que, mesmo sem ter vencido ainda qualquer das três etapas já disputadas no CT 2022, o surfista japonês saiu de Peniche na liderança do ranking mundial. Isto porque foi o único surfista que chegou sempre aos quartos-de-final das etapas já realizadas, além de ainda ter sido finalista em Sunset, numa demonstração de grande regularidade.
Quando o circuito chegar à Austrália é ele que vai vestir a licra amarela, estando bem lançado para o objetivo de terminar a fase regular no top 5 mundial. Mas Kanoa quer mais e em entrevista à agência lusa, o japonês mais norte-americano de Portugal, que venceu a prata olímpica pelo Japão no seu país Natal, que se mudou muito jovem para a Califórnia e que domina várias línguas fluentemente, incluindo o português, admitiu que o objetivo passa não só por conseguir estar no top 5 no final do ano, mas também conquistar o primeiro título mundial da carreira.
“Estou feliz por deixar Peniche com mais um resultado sólido e ir para a Austrália como o número um do Mundo. Claro que vou tentar ser campeão já este ano”, atirou Kanoa Igarashi, na despedida da etapa portuguesa e antes de a elite mundial rumar à Austrália, onde em Abril se disputa a etapa de Bells Beach, que antecede a de Margaret River, havendo depois o cut de meio do ano.
Em Supertubos, Kanoa caiu nos quartos-de-final frente a John John Florence, mas conseguiu ascender à liderança do ranking. Algo que lhe trouxe ainda mais confiança. “É muito bom estar aqui, adoro Portugal e treino muito aqui para estar preparado para todo o circuito. É fantástico surfar aqui. Sinto-me feliz por chamar Portugal de ‘minha casa’”, sublinhou o vice-campeão dos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, onde só foi derrotado pelo brasileiro Italo Ferreira.
Os pais de Kanoa Igarashi, ambos surfistas, que estiveram em Peniche a assistir ao campeonato de Supertubos, confirmaram à agência Lusa a relação especial do atleta com Portugal, elogiando também a sua determinação em ser o próximo campeão do mundo. “O Kanoa adora Portugal. Tem muitos amigos aqui e é muito bem recebido. As pessoas são muito simpáticas, a comida é ótima, e nós compreendemos que ele prefira estar aqui do que na Califórnia”, afirmou a mãe, Misa Igarashi, revelando que a família veio passar o último Natal com o filho e que, agora, fez questão de voltar para o ver a competir em Peniche.
Por seu turno, o pai, Tsutomu Igarashi, mostrou-se “orgulhoso” com o facto de o filho ser o novo líder do ranking mundial, e reforçou os objetivos de Kanoa para esta temporada. “Ele tem muita motivação. Este ano o seu objetivo é o top 5. Mas ele quer ser campeão”, assegurou o pai e treinador do novo número um mundial, responsável pela eliminação de Frederico Morais em Peniche.
O surfista japonês, que cresceu e evoluiu o seu surf nas ondas californianas, chegando a representar os Estados Unidos até há poucos anos, soma 17.290 pontos, depois de concluídas as primeiras três etapas do circuito. Atrás de Kanoa está o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial e vencedor da primeira etapa do ano, em Pipeline, com 14.650 pontos, assim como o jovem havaiano Barron Mamiya, que não faz parte do top 34 mundial, mas tem aproveitado as muitas lesões para competir como convidado, e que tinha a licra amarela quando chegou a Portugal.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram