Homepage

  • Armada lusa sem Vasco Ribeiro em Israel
    28 fevereiro 2022
    arrow
  • Esta é a antepenúltima etapa do circuito, com Portugal a receber as duas últimas.
  • O circuito QS europeu 2021/22 está prestes a entrar na reta final, com Israel a receber a antepenúltima etapa, antes de a ação rumar a Portugal para o fecho das contas. É já a partir de 15 de Março que se realiza o SEAT Pro Netanya, com a lista de inscritos a já ser conhecida. Entre os vários portugueses em prova, destaque para a ausência do campeão europeu em título Vasco Ribeiro.

    Na prova masculina a armada lusa conta com 8 surfistas inscritos, sendo que do lado feminino estão 6 surfistas inscritas, o que resulta num total de 14 portugueses que vão competir nas ondas israelitas em busca de pontos para subirem no ranking que dá acesso às Challenger Series de 2022.

    Guilherme Fonseca e Pedro Henrique são os dois portugueses com entrada direta para a ronda 2, enquanto Afonso Antunes, Luís Perloiro, Francisco Almeida, Guilherme Ribeiro, Rafael Silva e Gabriel Ribeiro vão começar logo na ronda inaugural. Além dos surfistas europeus presentes nesta lista de inscritos, destaque ainda para o trio brasileiro composto por Edgard Groggia, Ryan Kainalo e ainda o ex-top mundial Alex Ribeiro.

    De fora está Vasco Ribeiro, uma situação algo surpreendente. Isto porque Vasco é o campeão europeu em título, mas nesta temporada está fora dos lugares de qualificação, ocupando atualmente o 12.º posto do ranking. No entanto, esta ausência da lista de inscritos até poderá representar apenas um atraso na inscrição. Isto numa altura em que ainda há vagas disponíveis para a prova israelita.

    Do lado feminino a líder do ranking Teresa Bonvalot, que venceu a prova dos Açores a fechar o ano de 2021, vai ser a figura de cartaz da armada lusa. A ela juntam-se Yolanda Hopkins, Carolina Mendes, Mafalda Lopes e Kika Veselko, todas elas com entrada direta para a ronda 2. Já Camila Cardoso inicia a sua participação na ronda inaugural.

    Os surfistas portugueses chegam a esta prova com muitas aspirações, até porque as duas etapas finais disputam-se em casa, na Caparica e Santa Cruz. Do lado feminino, além da liderança de Teresa, destaque para o 3.º posto de Mafalda Lopes e o 5 de Kika Veselko. Já do lado masculino o melhor português no ranking é Francisco Almeida, no 11.º posto.

    Depois de um arranque de temporada marcado por uma etapa em Anglet que não chegou ao final devido à falta de ondas, o circuito realizou apenas uma prova por completo, o QS5000 dos Açores. Agora, tudo entra na fase decisiva, com a ação a retomar a 15 de Março, dois dias depois do final do período de espera do CT de Peniche, prolongando-se até 27 de Março. No caso feminino esta será a penúltima prova, uma vez que Santa Cruz só tem prova masculina.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram