Homepage


-
E se Kelly Slater vencer em Pipe? Quais os números e registos com que fica04 fevereiro 2022

- Slater venceu pela primeira vez na mítica bancada havaiana há… 30 anos.
-
O swell está a chegar ao Havai e, com isso, as expectativas começam a aumentar para o dia final do Billabong Pro Pipeline, a etapa inaugural do CT 2022. As ondas prometem ser grandes e tubos não devem faltar para mais dias épicos pelo North Shore de Oahu. Em jogo estão ainda oito surfistas masculinos e quatro femininas. Todos em busca do triunfo. Incluindo, o rei e 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que continua à procura de fazer história, quando está a uma semana de completar 50 anos.
Todos os fãs deliram com as prestações de Slater e à medida que o veterano surfista norte-americano vai avançando na competição são poucos os que não sonham com o regresso de Slater aos triunfos e aos grandes feitos. Momentos como o que KS conseguiu nos oitavos-de-final, ao bater o wildcard Barron Mamiya com um tubo surreal nos últimos 4 segundos do heat são combustível para alimentar a fogueira do desejo de voltar a ver Kelly no topo do pódio.
As respostas podem começar a ser dadas já esta sexta-feira. Ou apenas no sábado, caso a organização decide espera mais um pouco por um swell que promete oferecer novamente ondas na casa dos 15 pés. Tal como no dia daquele pequeno “milagre” de Slater, com que ele nos tinha habituado nos seus anos áureos. Até ao toque da buzina, concentremos nos números que o rei pode atualizar em caso de sucesso em Pipeline.
- Tem já 55 triunfos em etapas do CT. Um triunfo pode aumentar o pecúlio para 56 vitórias, cavando ainda mais o fosso para os surfistas que se seguem na lista: Tom Curren (33), Tom Carroll (26), Mick Fanning (22) e Andy Irons (20).
- É o recordista de triunfos em Pipeline, com 7 vitórias. KS procura o oitavo triunfo na principal arena do surf mundial. Ele que já não vence ali desde 2013.
- Curiosamente, o primeiro triunfo de Kelly em Pipe foi já há 30 anos, em 1992, naquele que foi apenas o segundo dos 55 triunfos que tem no currículo – tinha-se estreado a vencer nesse mesmo ano, em Hossegor, França. Ele que foi o único surfista a vencer o Pipe Masters por três vezes seguidas, entre 1994 e 1996.
- Pode aumentar e muito o registo de surfista mais velho a vencer uma etapa. O seu último triunfo aconteceu em agosto de 2016, em Teahupoo, também uma onda tubular. Slater tinha 44 anos. Caso vença em Pipe, o 11 vezes campeão mundial aumenta a fasquia em praticamente 6 anos.
- Para vencer, KS terá de obrigatoriamente chegar à final. Algo que seria um número redondo na carreira. Já com 79 finais disputadas no CT, Kelly pode chegar a final número 80 nesta etapa em Pipeline. E chegando à final a percentagem de sucesso diz tudo: 55 vitórias (69,62%) contra apenas 24 derrotas.
- Em Pipeline conseguiu 12 dessas 79 finais. Perdeu 5, sendo que algumas foram das mais marcantes da carreira, com o arquirrival Andy Irons do outro lado a levar a melhor na etapa e pelo título mundial. Além de AI, que o venceu em Pipe em três dessas cinco derrotas (2002, 2003 e 2006), Slater foi ainda travado por Taj Burrow (2009) e pelo falecido Derek Ho (1993).
- De todos os surfistas que foram finalistas frente a Kelly Slater, apenas cinco se mantêm em atividade no CT. São eles Owen Wright, Jordy Smith, Jadson Andre, Gabriel Medina e John John Florence.
- Nos quartos-de-final do Billabong Pro Pipeline resta somente John John. Contudo, o astro havaiano nunca venceu Slater numa final, tendo mesmo perdido a do Pipe Masters de 2013 para o rei e também a de Teahupoo em 2016, naquele que foi o último triunfo de Slater no CT.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram