Homepage

  • Mundo ao contrário! Rookies agigantam-se a caminho das finais em Sunset
    18 fevereiro 2022
    arrow
  • Desde 2018 que Carissa Moore não perdia tão cedo numa etapa…
  • Sunset Beach ofereceu mais um dia épico, desta vez com a estreia da prova feminina. As melhores surfistas do planeta foram brindadas com condições pesadas, ainda que menores que na véspera, e a especificidade desta onda havaiana acabou por ditar mais um dia épico de ação. Uma jornada repleta de surpresas, com as havaianas a dominarem completamente o espetáculo. Mas quando falamos de havaianas, não estamos a falar das mais previsíveis candidatas ao triunfo. Foram as rookies a agigantar-se. Depois de eliminarem as principais candidatas ao título, cinco das oito surfistas presentes nos quartos-de-final eram rookies. Duas continuam em prova e na luta pelo triunfo final.

    Um dia surreal em termos de prognósticos, com a juventude a baralhar todas as contas possíveis. Desde logo as do ranking, depois de a wildcard e líder mundial Moana Wong ter perdido de primeira, nas repescagens. Após uma ronda inaugural muito animada em que as rookies Molly Picklum e Bettylou Sakura Johnson já tinham lançado o sinal de alerta e depois de uma repescagem em que Bronte MaCaulay juntou-se a Wong como as únicas surfistas eliminadas, as surpresas continuaram nos oitavos-de-final, com verdadeiras tomba-gigantes heat após heat.

    Com o sistema de heats sobrepostos em funcionamento, a primeira rookie a brilhar foi a havaiana Luana Silva, que despachou a vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb. No heat seguinte a também havaiana Gabriel Bryan surpreendeu a sete vezes campeã mundial Stephanie Gilmore. E como não há duas sem três, a australiana Molly Picklum completou o hat-trick das rookies, ao eliminar a campeã mundial Carissa Moore. Após a eliminação de Wong, Carissa, que foi finalista em Pipeline, tinha ficado com o caminho aberto para assumir a liderança do ranking, mas foi completamente ineficaz frente a Picklum. Uma derrota que deixa Moore fora dos quartos-de-final de uma etapa pela primeira vez desde Julho de 2018!

    Mas as surpresas não se ficavam por aqui, uma vez que nos dois heats finais destes oitavos-de-final houve mais show por parte de rookies. Primeiro, India Robinson venceu um duelo australiano com a sempre favorita Sally Fitzgibbons. Por fim, a ronda fechou com a havaiana Bettylou Sakura Johnson, talvez a mais favorita entre as novatas, a derrotar a norte-americana Lakey Peterson, que tinha sido semifinalista em Pipe e que também poderia ter uma palavra a dizer em relação à licra amarela da liderança. A este quinteto de surpresas juntaram-se ainda a havaiana Malia Manuel, a costarriquenha Brisa Hennessy e a francesa Johanne Defay. O trio mais bem colocado para atacar a liderança mundial, uma vez que todas tinham estado nos quartos-de-final em Pipeline.

    Com bastante tempo pela frente, beneficiando do formato overlaping heats, a organização decidiu continuar para os quartos-de-final e aqui começou o domínio havaiano a sobressair. Numa disputa direta pela liderança do ranking, a havaiana Malia Manuel superou Johanne Defay, a única top 10 mundial de 2021 presente nesta fase, o que diz bem da imprevisibilidade desta etapa feminina de Sunset Beeach. Depois, no melhor heat da ronda, Gabriela Bryan venceu um duelo de rookies havaianas frente a Luana Silva, com 15,27 pontos contra 14,33 da adversária.

    Nos dois heats que restavam até ao final do dia de competição, mais do mesmo a confirmar a regra. Brisa Hennessy, que representa a Costa Rica, mas nasceu no Havai, bateu a rookie australiana Molly Picklum, para se juntar a Malia Manuel como as grandes candidatas a assumir a liderança do ranking mundial, para espanto de muitos. Falamos de duas surfistas que não se conseguiram requalificar em 2021 pelo ranking do CT – Manuel recebeu o wildcard de época e Brisa requalificou-se pelas Challenger Series. No heat final, novamente entre duas rookies, Bettylou Sakura Johnson superou India Robinson.

    Se o facto de estarem a competir em casa pode explicar o facto de quatro havaianas – sim, Brisa Hennessy também o é - estarem nas meias-finais, mais difícil de entender é o facto de duas das finalistas serem rookies. E rookies a completar apenas a segunda etapa na elite mundial. Com Sunset a ser uma nova etapa no calendário, o que explica as dificuldades encontradas pelas principais favoritas, talvez o facto de estas jovens terem competido no ano passado nas ondas vizinhas de Haleiwa – uma onda que não é igual, mas também não é assim tão diferente - nas Challenges Series, possa explicar estes resultados.

    Agora, quando as ondas regressarem em força a Sunset Beach, mulheres e homens vão cruzar-se no dia final deste Hurley Pro Sunset Beach. Com somente cinco horas de competição a restar, a organização pode assim gerir da melhor forma o que falta do período de espera, que vai até dia 23 de fevereiro, para colocar na água os quartos-de-final masculinos e o que se segue das finais. E tanto de um lado como do outro não serão os nomes habituais a reinar, uma vez que entre os oito finalistas masculinos há apenas um representante do top 10 mundial do ano passado. Sunset virou, definitivamente, o mundo do CT ao contrário!

    Hurley Pro Sunset Beach presented by SHISEIDO Women’s Opening Round 1 Results:
    HEAT 1: Molly Picklum (AUS) 12.50 DEF. Johanne Defay (FRA) 11.67, Gabriela Bryan (HAW) 9.27
    HEAT 2: Malia Manuel (HAW) 14.00 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.40, Bronte Macaulay (AUS) 9.20
    HEAT 3: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 14.84 DEF. Carissa Moore (HAW) 11.43, Moana Jones Wong (HAW) 11.34
    HEAT 4: Brisa Hennessy (CRI) 13.04 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 13.00, Luana Silva (HAW) 7.84
    HEAT 5: Courtney Conlogue (USA) 16.27 DEF. Lakey Peterson (USA) 10.00, Isabella Nichols (AUS) 6.00
    HEAT 6: Tyler Wright (AUS) 14.43 DEF. India Robinson (AUS) 9.50, Stephanie Gilmore (AUS) 5.84

    Hurley Pro Sunset Beach presented by SHISEIDO Women’s Elimination Round 2 Results:
    HEAT 1: Luana Silva (HAW) 12.30 DEF. Stephanie Gilmore (AUS) 11.33, Moana Jones Wong (HAW) 10.74
    HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) 14.93 DEF. Isabella Nichols (AUS) 10.77, Bronte Macaulay (AUS) 2.17

    Hurley Pro Sunset Beach presented by SHISEIDO Women’s Round of 16 Results:
    HEAT 1: Johanne Defay (FRA) 15.73 DEF. Courtney Conlogue (USA) 7.83
    HEAT 2: Malia Manuel (HAW) 14.33 DEF. Tyler Wright (AUS) 11.77
    HEAT 3: Luana Silva (HAW) 12.50 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.34
    HEAT 4: Gabriela Bryan (HAW) 13.16 DEF. Stephanie Gilmore (AUS) 12.44
    HEAT 5: Molly Picklum (AUS) 13.03 DEF. Carissa Moore (HAW) 11.20
    HEAT 6: Brisa Hennessy (CRI) 12.34 DEF. Isabella Nichols (AUS) 10.27
    HEAT 7: India Robinson (AUS) 14.77 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 11.33
    HEAT 8: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 12.10 DEF. Lakey Peterson (USA) 10.23

    Hurley Pro Sunset Beach presented by SHISEIDO Women’s Quarterfinals Results:
    HEAT 1: Malia Manuel (HAW) 11.67 DEF. Johanne Defay (FRA) 10.06
    HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) 15.27 DEF. Luana Silva (HAW) 14.33
    HEAT 3: Brisa Hennessy (CRI) 14.77 DEF. Molly Picklum (AUS) 13.16
    HEAT 4: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 9.16 DEF. India Robinson (AUS) 5.40

    Hurley Pro Sunset Beach presented by SHISEIDO Women’s Semifinals Matchups:
    HEAT 1: Malia Manuel (HAW) vs. Gabriela Bryan (HAW)
    HEAT 2: Brisa Hennessy (CRI) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)

    Hurley Pro Sunset Beach presented by SHISEIDO Men’s Quarterfinals Matchups:
    HEAT 1: Caio Ibelli (BRA) vs. Ezekiel Lau (HAW)
    HEAT 2: Barron Mamiya (HAW) vs. Seth Moniz (HAW)
    HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) vs. Jake Marshall (USA)
    HEAT 4: Jack Robinson (AUS) vs. Kanoa Igarashi (JPN)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas