Homepage

  • De Tyler Wright a Moana Wong: wildcards que chegaram, viram e venceram na estreia no CT
    09 fevereiro 2022
    arrow
  • Na primeira vez que apareceram entre a divisão máxima do surf mundial, as duas surfistas deixaram o mundo de queixo caído com performances arrebatadoras diante das mais veteranas.
  • Primeira meia-final do Billabong Pro Pipeline no feminino. Domingo de manhã na onda mais conhecida do mundo. A comunidade do surf ainda não havia recuperado o fôlego do dia anterior, no qual Kelly Slater escreveu uma das mais bonitas páginas da história da modalidade. 

    Frente a frente estiveram a australiana Tyler Wright, que ali havia vencido em 2020, e a havaiana Moana Jones Wong, estreante no Championship Tour (CT), mas com muitas horas de surf debaixo dos pés na bancada rainha do surf mundial.

    Tyler entrou forte com um belo tubo pontuado em 8,83 pts, uma das melhoras notas de toda a prova feminina, que abriu o CT 2022. Porém, Moana reagiu forte à investida da bicampeã mundial e com um score combinado de 14,00 pts (7,67 pts + 6,33 pts) arrumou a contenda a seu favor.

    Campeã em título do CT que começou em Honolua Bay e terminou em Pipe, Wright passou o testemunho à surfista havaiana, que teve ali o penúltimo degrau na meteórica ascensão ao cume da montanha.

    Na sua primeira aparição entre a elite do surf mundial, Moana Jones Wong foi simplesmente poderosa e dominadora. Venceu sem contestação o primeiro campeonato disputado de forma integral em Pipe para as senhoras e fez jus aqueles que a denominam como a melhor surfista da história a surfar naquela latitude.

    Um triunfo histórico que permitiu a Moana saltar para a liderança do ranking mundial, mas que também encerra em si outros factos curiosos e que estão ligados a Tyler Wright. Não só o facto de serem apenas as duas únicas surfistas à face da Terra que já venceram campeonatos de surf na onda rainha do surf mundial.

    Pela primeira vez desde 2010, uma surfista venceu uma etapa do Dream Tour como wildcard. Ao mesmo tempo, esta foi igualmente a primeira vez desde 2008 que uma competidora venceu como wildcard e estreante ao mesmo tempo no circuito mundial.

    A última surfista que havia conseguido tais feitos grandiosos foi nada mais, nada menos do que Tyler Wright.

    Em outubro de 2008, a surfista australiana participou no Beachley Classic graças a um wildcard atribuído pela organização. 

    Então com somente 14 anos (!), a mana de Owen e Mikey Wright deixou todos de queixo caído ao conquistar o campeonato disputado em Manly Beach, Sydney. Uma caminhada de méritos onde eliminou a então campeã mundial Stephanie Gilmore e na final suplantou a brasileira Silvana Lima, que viria a ser vice-campeã mundial.

    Essa havia sido a última ocasião em que uma surfista tinha conquistado uma etapa do CT na sua estreia e como wilcard.

    Já a última vitória num evento CT feminino como wildcard, também pertencia a Tyler. Na O'Neill Women's World Cup em 2010, Tyler Wright voltou a mostrar toda a qualidade do seu surf na mítica onda havaiana. Com 16 anos, derrotou na final a 4 as seguintes surfistas: Coco Ho, Stephanie Gilmore (campeã do mundo) e Sally Fitzgibbons.

    Curiosamente, este evento foi disputado em Sunset Beach, o palco da próxima etapa do CT. Então essa foi a última vez que as melhores surfistas do mundo ali competiram. Faz 12 anos em 2022 que tudo isso aconteceu.

    Com o embalo que Moana Jones Wong traz e o modo como já começou a replicar os feitos de Tyler Wright, será este um augúrio do que vai suceder nos próximos dias? 

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram