Homepage

  • Carissa e Moana. Resta uma ronda para alguém evitar a final anunciada em Pipe
    02 fevereiro 2022
    arrow
  • Havaianas deram espetáculo num dia com mar mais pequeno que na véspera.
  • As melhores surfistas do planeta regressaram esta quarta-feira à ação em Pipeline. Depois de novo dia de tubos épicos na prova masculina, a prova feminina foi disputada em condições mais pequenas, mas ainda com alguns tubos de potencial. Com o swell a cair, ainda houve tempo para a realização dos oitavos e quartos-de-final, com o destaque a ir para as duas surfistas que melhor dominam esta onda: a campeã mundial Carissa Moore e a wildcard e especialista local Moana Wong.

    Foi sem surpresas que Carissa e Moana lideraram as surfistas apuradas para as meias-finais. Após se cruzarem na ronda inaugural, com triunfo para Wong, o seeding separou-as no draw. E, agora, muitos são os que já estão a prever uma final entre ambas. Para tal acontecer terão uma última barreira pela frente. Cabe a Tyler Wright e Lakey Peterson tentar contrariar aquela que é a final aguardada da prova feminina do Billabong Pro Pipeline.

    Poucas foram as surfistas que ao longo do dia conseguiram elevar o nível, além de Carissa Moore e Moana Wong. Aliando isso ao facto de serem as duas maiores especialistas femininas na mítica onda havaiana, é natural que só por surpresa a final não seja entre elas. Nos oitavos-de-final, Wong deu nas vistas ao eliminar a vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb. Johanne Defay, Lakey Peterson e Isabella Nichols foram as outras surfistas em bom plano.

    Ainda assim, nesta fase inicial, Carissa Moore foi quem mais brilhou. Sobretudo depois de ter conseguido a melhor nota do dia, com um belo tubo para Backdoor, pontuado com 9,50. Apesar de ter pela frente uma sempre difícil Bethany Hamilton, Carissa esteve irrepreensível e somou um total de 14,67 pontos, deixando Hamilton em combinação.

    Nos quartos-de-final Carissa prosseguiu com o show em nome próprio. Já depois de Tyler Wright se ter superiorizado a Malia Manuel e de Moana Wong ter conseguido mais um triunfo, desta feita frente a Isabella Nichols, Moore foi novamente a melhor da ronda, com direito a mais uma onda na casa da excelência, com 8,33. Com 13,33 pontos, a campeã mundial serviu mais uma combinação, desta vez a Brisa Hennessy.

    No último heat do dia foi Johanne Defay a liderar de início ao fim, mas a regressada Lakey Peterson inspirou-se em Kelly Slater e virou a bateria nos últimos segundos. Ficavam, assim, fechadas as meias-finais femininas. A primeira a tentar cumprir o destino será Moana Wong, que enfrenta Tyler Wright, a vencedora da etapa que terminou em Pipeline no ano passado, na primeira meia-final. No heat seguinte Carissa mede forças com Peterson.

    Com o mar a descer para amanhã, a prova deverá ter dia de descanso. No entanto, sexta-feira deverá entrar um novo swell, que traz mais tubos a Pipeline. E aí as mulheres já deverão dividir o palco com os homens, para aquele que será o dia final da primeira etapa do CT 2022. Com previsões de ondas de 10 a 15 pés, tanto para sexta-feira como sábado, resta a organização esperar pelo melhor dia de ondas para coroar os campeões em mais uma épica jornada de surf.

    Billabong Pro Pipeline Women’s Round of 16 Results: 
    HEAT 1: Malia Manuel (HAW) 8.73 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 7.06
    HEAT 2: Tyler Wright (AUS) 8.27 DEF. India Robinson (AUS)
    HEAT 3: Moana Jones Wong (HAW) 10.77 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.44
    HEAT 4: Isabella Nichols (AUS) 11.06 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 7.03
    HEAT 5: Carissa Moore (HAW) 14.67 DEF. Bethany Hamilton (HAW) 2.23
    HEAT 6: Brisa Hennessy (CRI) 9.16 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 5.03
    HEAT 7: Johanne Defay (FRA) 12.94 DEF. Molly Picklum (AUS) 11.17
    HEAT 8: Lakey Peterson (USA) 13.83 DEF. Luana Silva (HAW) 2.20

    Billabong Pro Pipeline Women’s Quarterfinals Results: 
    HEAT 1: Tyler Wright (AUS) 5.77 DEF. Malia Manuel (HAW) 4.97
    HEAT 2: Moana Jones Wong (HAW) 11.34 DEF. Isabella Nichols (AUS) 10.44
    HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 13.33 DEF. Brisa Hennessy (CRI) 4.37
    HEAT 4: Lakey Peterson (USA) 8.70 DEF. Johanne Defay (FRA) 6.90

    Billabong Pro Pipeline Women’s Semifinals Matchups: 
    HEAT 1: Tyler Wright (AUS) vs. Moana Jones Wong (HAW)
    HEAT 2: Carissa Moore (HAW) vs. Lakey Peterson (USA)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram