Homepage

  • Bethany Hamilton foi fator surpresa na estreia das mulheres em Pipe
    31 janeiro 2022
    arrow
  • Stephanie Gilmore acabou por não ter a oportunidade de recuperar a tempo de competir…
  • Foi um dia histórico para o surf feminino, com o arranque da primeira prova da história em Pipeline para as melhores surfistas do planeta. Com o mar longe da perfeição da véspera, mas a oferecer algumas possibilidades de pequenos tubos, foram as havaianas a dominar completamente a ação. Uma jornada que contou com uma surpresa de última hora, com Bethany Hamilton a entrar para o lugar de Stephanie Gilmore. E com uma das candidatas ao título a ficar pelo caminho nas repescagens, com ajuda da própria Bethany Hamilton.

    Sem scores elevados, foi a havaiana Malia Manuel a conseguirem o melhor tubo do dia, logo no heat 2. Uma onda bem negociada para Backdoor, em que Manuel acabou por ser pontuada com 8,17 pontos, na única nota excelente do dia. Dessa forma, Malia Manuel conseguiu superar a barreira dos dois dígitos de score. Algo que apenas aconteceu em três ocasiões ao longo do dia e durante as duas rondas disputadas.

    Numa espécie de forças de equilíbrio entre Havai e Austrália na ronda inaugural, destaque para a performance de Tyler Wright, que já venceu em Pipe, na célebre etapa que começou em Honolua Bay, mas mudou-se para o North Shore de Oahu devido a um ataque de tubarão. Com 11,83 pontos, Tyler conseguiu o melhor score do dia, num heat em que só duas surfistas estiveram na água, devido ao isolamento de Stephanie Gilmore.

    Gilmore acabou mesmo por ser um dos destaques, ainda que não tenha entrado na água. Em isolamento até esta segunda-feira, a sete vezes campeã mundial poderia faltar à ronda inaugural, mas regressar a tempo da repescagem. Só que o facto de a prova ter avançado para essa segunda ronda acabou por impedir a australiana de competir este ano em Pipe. Para o seu lugar foi chamada Bethany Hamilton em cima da hora.

    Em relação à ronda inaugural destaque ainda para o muito antecipado embate entre Moana Wong e Carissa Moore, com a wildcard havaiana a levar a melhor frente à campeã mundial em título, numa bateria em que Brisa Hennessy acabou relegada para a repescagem. Ainda assim, a costarriquenha provou horas mais tarde também ser especialista em Pipe, conseguindo o melhor score da repescagem e apenas o terceiro score do dia acima dos 10 pontos, com 10,73. Isto num heat em que Bethany Hamilton foi segunda e onde a candidata Caroline Marks acabou por ser eliminada de forma surpreendente.

    A Tyler Wright, Malia Manuel e Moana Wong juntaram-se ainda as australianas Molly Picklum e Isabella Nichols e a havaiana Bettylou Sakura Johnson. Molly e Bettylou foram, assim, as rookies a vencerem na estreia, num dia em que todas as cinco rookies seguiram para a ronda 3. O desempate entre australiana e havaianas acabou por ser feito no último heat do dia, o segundo da repescagem, que foi vencido por Luana Silva Coelho. Na luta pela fuga à eliminação, Gabriela Bryan foi mais forte que a experiente norte-americana Courtney Conlogue.

    Agora, na próxima fase, haverá heats muito interessantes em perspetiva. Com o triunfo na ronda inaugural, Moana Wong conseguiu escapar a Carissa no draw, tendo pela frente a brasileira Tatiana Weston-Webb. Ainda assim, a campeã mundial não pode dormir descansada, uma vez que tem encontro marcado com Bethany Hamilton. Os oitavos-de-final abrem com um embate entre Sally Fitzgibbons e Malia Manuel que também promete.

    Billabong Pro Pipeline Women’s Opening Round 1 Results:
    HEAT 1: Molly Picklum (AUS) 7.73 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 4.90, Courtney Conlogue (USA) 3.76
    HEAT 2: Malia Manuel (HAW) 10.67 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 4.40, Gabriela Bryan (HAW) 3.40
    HEAT 3: Moana Jones Wong (HAW) 7.77 DEF. Carissa Moore (HAW) 7.70, Brisa Hennessy (CRI) 6.54
    HEAT 4: Isabella Nichols (AUS) 5.50 DEF. Johanne Defay (FRA) 4.70, Luana Silva (HAW) 0.83
    HEAT 5: Stephanie Gilmore (AUS) DEF. Tyler Wright (AUS) 11.83, India Robinson (AUS) 2.94
    HEAT 6: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 7.46 DEF. Lakey Peterson (USA) 4.00, Caroline Marks (USA) 2.07

    Billabong Pro Pipeline Women’s Elimination Round 2 Results: 
    HEAT 1: Brisa Hennessy (CRI) 10.73 DEF. Bethany Hamilton (HAW) 8.76, Caroline Marks (USA) 3.70
    HEAT 2: Luana Silva (HAW) 6.77 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 6.70, Courtney Conlogue (USA) 4.47

    Billabong Pro Pipeline Women’s Round of 16 Matchups: 
    HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Malia Manuel (HAW)
    HEAT 2: Tyler Wright (AUS) vs. India Robinson (AUS)
    HEAT 3: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Moana Jones Wong (HAW)
    HEAT 4: Isabella Nichols (AUS) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
    HEAT 5: Carissa Moore (HAW) vs. Bethany Hamilton (HAW)
    HEAT 6: Gabriela Bryan (HAW) vs. Brisa Hennessy (CRI)
    HEAT 7: Johanne Defay (FRA) vs. Molly Picklum (AUS)
    HEAT 8: Lakey Peterson (USA) vs. Luana Silva (HAW)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas