Homepage
- Kolohe Andino, Lakey Peterson, ambos por lesão, e Malia Manuel, por ser a surfista que se segue no ranking, são os outros "repescados"...
-
A WSL anunciou este fim-de-semana os quatro wildcards (dois homens e duas mulheres) para o circuito mundial de 2022, sem grandes surpresas e com a confirmação de que Owen Wright vai mesmo continuar entre a elite mundial. Habitualmente destinados a surfistas lesionados, a World Surf League teve este ano uma missão diferente pela frente, uma vez que apenas um homem e uma mulher necessitam de ser “repescados” devido a problemas físicos.
Dessa forma, os norte-americanos Kolohe Andino e Lakey Peterson, que falharam ambos cinco etapas durante a temporada devido a lesão, foram compensados com este wildcard. As duas vagas que sobraram foram para a havaiana Malia Manuel, por ter sido a surfista que ficou na primeira posição logo após o cut de qualificação, e também para Wright, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Contudo, o caso de Wright é diferente do de Malia, embora a WSL frise que a havaiana tenha sido escolhida também por todo o seu passado no Tour, onde já está há desde 2012. Já o australiano foi o grande nome a ficar fora da qualificação, acabando por ser “salvo” por este wildcard, mesmo não sendo o surfista que se seguia no ranking em termos de cut.
A verdade é que Owen Wright tem um historial que fala por si. Além da medalha de bronze olímpica, Wright sempre foi um eterno candidato ao título mundial, tendo efetivamente lutado por ele até final na temporada de 2011, em que terminou em terceiro, apesar de ter sido ele que disputou a liderança com Kelly Slater durante todo o ano, e também em 2015, quando falhou a etapa final após sofrer uma grave lesão em Pipeline que o deixou fora de água durante mais de um ano.
A caminho dos 32 anos, Owen garante assim a permanência num circuito ao qual chegou em 2010. Um cenário que não apanhou ninguém de surpresa, uma vez que Owen Wright esteve inscrito nas provas de Portugal e França do novo circuito das Challenger Series, que apura as últimas vagas para o CT 2022, mas acabou por cancelar a presença. Ora, isso só poderia significar ou que Owen tinha desistido de continuar no Tour ou que já sabia que tinha o wildcard garantido. E confirmou-se o cenário mais provável!
Apesar de à sua frente no ranking, Owen Wright ainda ter tido o rookie sul-africano Matthew McGillivray, que também ficou fora do cut, e de a WSL ter por norma, quando não há lesionados, dar o wildcard ao surfista que se segue nessas contas do ranking, a verdade é que a decisão de conceder o convite a Owen Wright faz todo o sentido. Aliás, estes wildcards podem servir para isso mesmo ou até para “recuperar” surfistas que saíram do Tour, como foi o caso com Andy Irons em 2010.
Ficaram, assim, a ser conhecidos mais quatro surfistas que vão pertencer à elite mundial do próximo ano. Resta agora conhecer os 12 homens e 6 mulheres que vão conseguir a vaga pelo circuito Challenger Series, onde em caso de dupla qualificação de surfista já garantidos pelo ranking do CT, a WSL reserva essas vagas para distribuir por quem entender.
Women's 2022 Championship Tour Qualifiers
1 - Carissa Moore (HAW)
2 - Tatiana Weston-Webb (BRA)
3 - Sally Fitzgibbons (AUS)
4 - Stephanie Gilmore (AUS)
4 - Johanne Defay (FRA)
6 - Caroline Marks (USA)
6 - Tyler Wright (AUS)
8 - Isabella Nichols (AUS)
9 - Courtney Conlogue (USA)Season Wildcards
Lakey Peterson (USA)
Malia Manuel (HAW)Men's 2022 Championship Tour Qualifiers
1 - Gabriel Medina (BRA)
2 - Italo Ferreira (BRA)
3 - Filipe Toledo (BRA)
4 - Conner Coffin (USA)
5 - Morgan Cibilic (AUS)
6 - Griffin Colapinto (USA)
7 - Jordy Smith (ZAF)
8 - Kanoa Igarashi (JPN)
9 - Yago Dora (BRA)
10 - Frederico Morais (PRT)
11 - John John Florence (HAW)
12 - Jack Robinson (AUS)
13 - Leonardo Fioravanti (ITA)
14 - Deivid Silva (BRA)
15 - Ryan Callinan (AUS)
15 - Ethan Ewing (AUS)
18 - Kelly Slater (USA)
19 - Jadson Andre (BRA)
20 - Seth Moniz (HAW)
20 - Miguel Pupo (BRA)Season Wildcards
Kolohe Andino (USA)
Owen Wright (AUS)Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram