Homepage
- O 9.º posto alcançado por deixa boas perspetivas para as restantes etapas destas Challenger Series.
-
Não de correu de feição à armada lusa a jornada desta sexta-feira no US Open of Surfing, a etapa inaugural das novas Challenger Series. Com as decisões a aproximarem-se, Yolanda Hopkins e Vasco Ribeiro acabaram eliminados após um dia inglório de ondas, em que os californianos acabaram por ser a força dominante. Dessa forma, Yolanda despediu-se de Huntington Beach num honroso 9.º posto, enquanto Vasco terminou na 17.ª posição.
Com a prova feminina adiantada uma ronda em relação à masculina, as 16 surfistas ainda em prova começaram o dia a lutar pela presença nos quartos-de-final. Com o mar a não colaborar muito, Yolanda foi para a água no heat 6 e desde início que sentiu dificuldades perante a jovem Caitlin Simmers, um dos maiores fenómenos de precocidade. Nas duas primeiras ondas Simmers mostrou que aos 15 anos já é um caso sério e foi logo aí que contruiu o triunfo frente à surfista portuguesa.
Com um score de 12,83 pontos e umda de 7 pontos pelo meio, Simmers teve apenas de gerir a bateria até final. Foi já na segunda metade da disputa que Yolanda conseguiu responder com um 5,83, mas faltou uma segunda onda ou uma junção daquelas bem ao seu jeito para ter sequer oportunidade de virar a bateria. Ainda assim, apesar da eliminação, a surfista algarvia vendeu muito cara a derrota, não desistindo até ao último segundo, dando um claro sinal de resiliência mesmo perante todas as adversidades causadas pelo mar.
Simmers foi uma das quatro norte-americanas a garantir a passagem aos quartos-de-final. A ela juntaram-se ainda as tops mundiais Courtney Conlogue e Caroline Marks e a júnior Sawyer Lindbald. E na outra metade do elenco qualificado estão três havaianas: Coco Ho, Gabriela Bryan e Bettylou Sakuta Johnson. A japonesa Sara Wakita é assim a única intrusa na decisão final da prova feminina do US Open of Surfing.
Depois das mulheres foi a vez da prova masculina ir para a água, com Vasco a ir no heat 2 da ronda 3, onde disputou com mais dois surfistas a passagem aos oitavos-de-final. Numa das piores alturas de ondas em todo o dia, o surfista português esteve num heat muito aborrecido em que a ação começou praticamente nos últimos minutos. Com Vasco e Jake Marshall mais seletivos, os primeiros 20 minutos serviram para ver apenas o taitiano Mihimana Braye a surfar.
Mas a tática de Braye resultou e foi nas várias tentativas que fez que encontrou um score de 10,84. Nada de especial, mas o suficiente para garantir logo ali o triunfo. Para os últimos minutos ficou a disputa pelo segundo posto. Vasco até saiu na frente com uma onda de 4,60, mas nos últimos segundos, a precisar de apenas 2,27 para passar, falhou num momento decisivo, não conseguindo sequer apanhar a onda que lhe poderia dar a qualificação.
Ainda assim, apesar de não conseguirem marcar presença no dia final em Huntington Beach, Vasco e Yolanda deixam boas indicações para as restantes três etapas das Challenger Series. A próxima já a partir de 2 de Outubro, na Ericeira.
Na prova masculina destaque ainda para a prestação dos norte-americanos, com predominância dos californianos. Entre os 16 surfistas que vão competir nos oitavos-de-final, uma mão não chega para contar todos os locais ainda em prova. Kolohe Andino, Nolan Rapoza, Griffin Colapinto, Jake Marshall, Cole Houshmand, Kade Matson e ainda Kanoa Igarashi, que compete pelo Japão mas foi ali criado, prometem dar um alegria ao surf californiano neste evento.
Upcoming US Open of Surfing Huntington Beach Men's Round 4 Matchups:
Heat 1: Shun Murakami (JPN) vs. Jake Marshall (USA)
Heat 2: Mihimana Braye (PYF) vs. Callum Robson (AUS)
Heat 3: Kolohe Andino (USA) vs. Ezekiel Lau (HAW)
Heat 4: Alex Ribeiro (BRA) vs. Nolan Rapoza (USA)
Heat 5: Alonso Correa (PER) vs. Liam O'Brien (AUS)
Heat 6: Griffin Colapinto (USA) vs. Cam Richards (USA)
Heat 7: Cole Houshmand (USA) vs. Lucas Silveira (BRA)
Heat 8: Kade Matson (USA) vs. Kanoa Igarashi (JPN)
Upcoming US Open of Surfing Huntington Beach Women's Quarterfinal Matchups:
QF 1: Caroline Marks (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
QF 2: Sawyer Lindblad (USA) vs. Coco Ho (HAW)
QF 3: Sara Wakita (JPN) vs. Caitlin Simmers (USA)
QF 4: Courtney Conlogue (USA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW)
US Open of Surfing Huntington Beach pres. by Shiseido Men's Round 3 Results:
Heat 1: Shun Murakami (JPN) 12.86 DEF. Callum Robson (AUS) 11.33, Imaikalani deVault (HAW) 10.83
Heat 2: Mihimana Braye (PYF) 10.84 DEF. Jake Marshall (USA) 6.87, Vasco Ribeiro (PRT) 5.47
Heat 3: Kolohe Andino (USA) 14.50 DEF. Nolan Rapoza (USA) 13.60, Patrick Gudauskas (USA) 12.90
Heat 4: Alex Ribeiro (BRA) 12.83 DEF. Ezekiel Lau (HAW) 12.10, Hiroto Ohhara (JPN) 7.77
Heat 5: Alonso Correa (PER) 12.26 DEF. Cam Richards (USA) 11.07, Lucca Mesinas (PER) 9.60
Heat 6: Griffin Colapinto (USA) 13.33 DEF. Liam O'Brien (AUS) 11.17, Billy Stairmand (NZL) 10.86
Heat 7: Cole Houshmand (USA) 13.96 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 12.60, Edgard Groggia (BRA) 9.26
Heat 8: Kade Matson (USA) 12.33 DEF. Lucas Silveira (BRA) 9.37, Shane Sykes (ZAF) 8.07
US Open of Surfing Huntington Beach pres. by Shiseido Women's Round 3 Results:
Heat 1: Caroline Marks (USA) 9.77 DEF. Dimity Stoyle (AUS) 5.73
Heat 2: Gabriela Bryan (HAW) 10.76 DEF. Vahine Fierro (FRA) 9.64
Heat 3: Sawyer Lindblad (USA) 11.67 DEF. Macy Callaghan (AUS) 10.93
Heat 4: Coco Ho (HAW) 10.67 DEF. Sarah Baum (ZAF) 7.27
Heat 5: Sara Wakita (JPN) 12.17 DEF. Ariane Ochoa (EUK) 11.34
Heat 6: Caitlin Simmers (USA) 12.83 DEF. Yolanda Hopkins (PRT) 8.76
Heat 7: Courtney Conlogue (USA) 13.00 DEF. Philippa Anderson (AUS) 11.57
Heat 8: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 14.50 DEF. Alyssa Spencer (USA) 8.17Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram