Homepage

  • Slater e Ewing dão show em Barra; Toledo eliminado
    12 agosto 2021
    arrow
  • Na próxima ronda há um embate Medina e Ewing como prato forte, e um duelo entre Slater e Italo para a sobremesa...
  • O Corona Open México viveu uma bela maratona de surf, esta quarta-feira, com Barra de la Cruz a oferecer condições incríveis aos melhores surfistas do Mundo. Só que nem todos souberam aproveitar e no final da jornada foram muitas as surpresas. Se por um lado os outsiders estão a dominar o espetáculo, como Ethan Ewing ou Mateus Herdy, por outro há já nomes importantes pelo caminho, com a luta pelo top 5 final a ficar ao rubro. Filipe Toledo, Kanoa Igarashi e Griffin Colapinto foram as principais eliminações de um dia que contou ainda com o perfume eterno do rei Kelly Slater, com uma grande demonstração de classe nas famosas direitas mexicanas. Eles que, curiosamente, na próxima fase vão ter pela frente desafios excitantes! 

    Tudo começou com a realização das repescagens, que serviram para alisar terreno para o que se seguia. Com os wildcards mexicanos a ficarem todos pelo caminho, tanto do lado masculino como do feminino, mostrando estar claramente abaixo de toda a concorrência, a eles juntaram-se ainda o inevitável Alex Ribeiro e também o australiano Connor O’Leary. Nesta fase destacou-se a prestação de Seth Moniz e também Peterson Crisanto, que ficaria no caminho de Frederico Morais. Depois, veio o fogo de artifício!

    A ação na ronda 3 iniciou-se logo com Gabriel Medina e com um grande susto para o número um mundial. Com Michel Bourez a aplicar todo o seu power, ao brasileiro valeu uma onda já no final e que arriscou tudo, inclusivamente um rodeo logo numa das primeiras sessões. O risco calculado correu de feição a Medina, que ainda beneficiou do facto de Bourez ter caído na última onda, numa altura em que estava prestes a conseguir o score necessário para completar a surpresa.

    Não caiu Medina, mas tomou Kanoa no heat 3, após uma equilibrada disputa com o regressado Kolohe Andino. Pelo meio, Ethan Ewing afirmou-se novamente com a melhor prestação do dia, elevando ainda mais a fasquia. Desta vez somou 18,07 pontos, com direito a uma onda de 9,20 pontos. Que lição do miúdo australiano, que parece estar finalmente a desabrochar e a mostrar toda a qualidade que lhe reconhecem fora de competição. Será o espírito de Andy Irons, a quem é incessantemente comparado, a fazer das suas num local em que cravou o seu nome na história, na mítica etapa The Search de 2006?

    Depois de uma série de heats pautados pelo equilíbrio em que Deivid Silva afastou Adriano de Souza, Morgan Cibilic cimentou o seu grande momento de forma frente a Lucca Mesinas, Leo Fioravanti eliminou Owen Wright e deixou-o no fio da navalha da requalificação e Conner Coffin bateu Ace Buchan, a maior surpresa do dia aconteceu no heat 9, com Filipe Toledo a cair perante o wildcard Rio Waida. Para o jovem indonésio foi uma prenda que caiu do céu. O número três mundial até dominou a bateria, mas cometeu o erro de fazê-lo com apenas uma onda. No final, Waida apenas teve de fazer um requisito baixo, enquanto Toledo ficou à espera de um backup que nunca apareceu, adiando a qualificação para Trestles para a última etapa.

    E em dia de muito drama, Italo Ferreira também não escapou ao suspense. Com o surf progressivo a dominar a ação, o power também não ficou atrás, sobretudo numa altura em que a imagem que transparece em relação aos aéreos já é de facilidade. Dessa forma, Wade Carmichael destruiu as paredes que lhe surgiram pela frente, deixando o campeão mundial e olímpico em dificuldades. Mas, tal como Medina, e ao contrário de Toledo, Italo encontrou a salvação já perto do final e explicou a razão de ser o surfista do momento. Ainda assim, não se livrou do susto. Isto já depois de Jack Robinson bater Caio Ibelli, do nosso Kikas superar Peterson Crisanto e de Yago Dora sofrer para vencer Mikey Wright.

    Quando tudo parecia fechado, aos últimos heats ainda nos guardaram muita emoção. Primeiro com uma prestação sublime de Kelly Slater. O 11 vezes campeão mundial encontrou tubos que só ele vê e mostrou estar novamente em forma, aplicando o seu carve característico. Um hino ao surf performance, que terminou com um triunfo folgado frente a Miguel Pupo. E que mais se poderia pedir que um embate entre Slater e Italo na fase seguinte? Depois deste segundo dia em Barra, o campeão do Mundo percebeu que vai ter de dar tudo frente ao veteraníssimo do Tour, cujos seus 49 anos enganam muito bem.

     Para o final, Jadson Andre obteve uma grande performance para eliminar o havaiano Seth Moniz e no heat que fechou o dia o wildcard Mateus Herdy continuou a surpreender, desta vez eliminando o atual número 5 do Mundo Griffin Colapinto. Favorito para muitos, o norte-americano não conseguiu aplicar o seu surf clínico, sucumbido à pressão de um jovem que dominou o heat do início ao fim, com um surf super progressivo. E Herdy não promete ficar por aqui…

    Com as previsões a apontarem para uma subida continua do mar e com presença de offshore, a prova vai mesmo terminar esta sexta-feira. Para já, estão encontrados os surfistas que vão competir nos oitavos-de-final masculinos e femininos, que vão acontecer já esta quinta-feira. E até possa haver mais qualquer coisa, com a ação a entrar dentro dos quartos-de-final. Pela frente prevê-se mais uma grande maratona de surf, com altas ondas e muita emoção. É que além de Italo contra Slater, também há um Medina versus Ethan Ewing no cardápio.

    E o nosso Kikas, claro, que, depois da eliminação do número 5 e 6 do ranking, pisca cada vez mais o olho à luta pela presença nas finais. Embora ainda esteja longe, Frederico já subiu provisoriamente ao 10.º posto do ranking e caso vença Yago Dora na próxima ronda pode subir ainda mais. Veremos como tudo corre para o surfista português, que num eventual cenário de conseguir um histórico triunfo no México até saltaria diretamente para esse top 5, que dá acesso à finalíssima de Trestles. Teremos as respostas a partir das 13 horas em Portugal Continental!

    Corona Open Mexico Men’s Elimination Round 2 Results:
    HEAT 1: Peterson Crisanto (BRA) 14.33 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 13.66, Diego Cadena (MEX) 10.37
    HEAT 2: Deivid Silva (BRA) 10.44 DEF. Yago Dora (BRA) 9.33, Jhony Corzo (MEX) 7.93
    HEAT 3: Jadson Andre (BRA) 10.84 DEF. Adriano de Souza (BRA) 9.07, Alex Ribeiro (BRA) 7.57
    HEAT 4: Seth Moniz (HAW) 15.37 DEF. Matthew McGillivray (ZAF) 11.87, Connor O’Leary (AUS) 8.67

    Corona Open Mexico Women’s Elimination Round 2 Results:
    HEAT 1: Isabella Nichols (AUS) 13.20 DEF. Macy Callaghan (AUS) 11.86, Regina Pioli (MEX) 8.07
    HEAT 2: Sage Erickson (USA) 13.67 DEF. Keely Andrew (AUS) 11.50, Shelby Detmers (MEX) 9.50

    Corona Open Mexico Men’s Round of 32 Results:
    HEAT 1: Gabriel Medina (BRA) 14.50 DEF. Michel Bourez (FRA) 13.70
    HEAT 2: Ethan Ewing (AUS) 18.07 DEF. Matthew McGillivray (ZAF) 9.33
    HEAT 3: Kolohe Andino (USA) 14.07 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 13.43
    HEAT 4: Deivid Silva (BRA) 13.73 DEF. Adriano de Souza (BRA) 12.63
    HEAT 5: Morgan Cibilic (AUS) 15.04 DEF. Lucca Mesinas (PER) 9.67
    HEAT 6: Leonardo Fioravanti (ITA) 13.37 DEF. Owen Wright (AUS) 9.87
    HEAT 7: Conner Coffin (USA) 11.33 DEF. Adrian Buchan (AUS) 8.33
    HEAT 8: Jeremy Flores (FRA) 13.73 DEF. Ryan Callinan (AUS) 13.17
    HEAT 9: Rio Waida (IDN) 11.33 DEF. Filipe Toledo (BRA) 10.23
    HEAT 10: Jack Robinson (AUS) 12.24 DEF. Caio Ibelli (BRA) 10.80
    HEAT 11: Frederico Morais (PRT) 13.74 DEF. Peterson Crisanto (BRA) 12.44
    HEAT 12: Yago Dora (BRA) 12.80 DEF. Mikey Wright (AUS) 12.10
    HEAT 13: Italo Ferreira (BRA) 14.00 DEF. Wade Carmichael (AUS) 13.30
    HEAT 14: Kelly Slater (USA) 14.60 DEF. Miguel Pupo (BRA) 12.50
    HEAT 15: Jadson Andre (BRA) 13.33 DEF. Seth Moniz (HAW) 11.17
    HEAT 16: Mateus Herdy (BRA) 14.50 DEF. Griffin Colapinto (USA) 13.80

    Corona Open Mexico Men’s Round of 16 Matchups: 
    HEAT 1: Gabriel Medina (BRA) vs. Ethan Wing (AUS)
    HEAT 2: Kolohe Andino (USA) vs. Deivid Silva (BRA)
    HEAT 3: Morgan Cibilic (AUS) vs. Leonardo Fioravanti (ITA)
    HEAT 4: Conner Coffin (USA) vs. Jeremy Flores (FRA)
    HEAT 5: Rio Waida (IDN) vs. Jack Robinson (AUS)
    HEAT 6: Frederico Morais (PRT) vs. Yago Dora (BRA)
    HEAT 7: Italo Ferreira (BRA) vs. Kelly Slater (USA)
    HEAT 8: Jadson Andre (BRA) vs. Mateus Herdy (BRA)

    Corona Open Mexico Women’s Round of 16 Matchups: 
    HEAT 1: Johanne Defay (FRA) vs. Brisa Hennessy (CRI)
    HEAT 2: Caroline Marks (USA) vs. Malia Manuel (HAW)
    HEAT 3: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Macy Callaghan (AUS)
    HEAT 4: Courtney Conlogue (USA) vs. Keely Andrew (AUS)
    HEAT 5: Carissa Moore (HAW) vs. Silvana Lima (BRA)
    HEAT 6: Tyler Wright (AUS) vs. Isabella Nichols (AUS)
    HEAT 7: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Sage Erickson (USA)
    HEAT 8: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Bronte Macaulay (AUS)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram