Homepage

  • Ethan Ewing em destaque no arranque no México; Kikas direto para a ronda 3
    11 agosto 2021
    arrow
  • Frederico ainda aguarda por adversário na ronda 3, mas vai manter-se como top seed.
  • Barra de la Cruz ofereceu um dos melhores dias de competição do CT de 2021, esta terça-feira, no arranque do Corona Open México, a sétima e penúltima etapa da fase regular da presente temporada. Ondas não faltaram e emoção também não, com várias surpresas logo a abrir a competição. Contudo, é normal que se espera mais e melhor das famosas direitas mexicanas, sendo o ponto de comparação a perfeição de 2006, na primeira e última vez que o Tour ali passou.

    Apesar de algumas dificuldades pelo meio os principais favoritos conseguiram seguir em frente, mesmo que alguns não tenham conseguido vencer a respetiva bateria. Foi também isso que aconteceu com Frederico Morais no heat 9, que foi superado pelo brasileiro Caio Ibello. Ainda assim, Kikas surfou de forma bem seguro e fez o suficiente para seguir direto para a ronda 3, graças à segunda posição que alcançou no heat.

    Frederico entrou determinado no heat, sabendo da importância da escolha de ondas neste primeiro dia de ação. Apesar de ter demorado a encontrar uma onda com real potencial, o surfista português soube trabalhar o que lhe foi aparecendo pela frente. Com Ibelli a disparar na liderança, mostrando surf muito progressivo, Kikas não conseguiu apanhar os 13,77 do surfista brasileiro, ainda que os 12,77 que somou tenham sido mais que suficientes para atirar o outro canarinho da bateria, Alex Ribeiro (8,87), para a repescagem.

    Apesar de não sair vitorioso da seeding rounf, o que lhe poderia valer uma subida de alguns lugares do seeding, uma vez que os surfistas que estão à sua frente no ranking também não venceram, Frederico não deverá ter problema em manter-se como um dos top seeds na ronda 3. O surfista de Cascais chegou ao México como 9.º do seeding e mesmo que o 2.º posto na estreia lhe possa valer a perda de algumas posições, deverá manter-se bem dentro do top 16 que vestirá de vermelho na ronda 3.

    Mas se do lado feminino todas as top seeds seguiram em frente com maior ou menor dificuldade, com Johanne Defay e Tatiana Weston-Webb a serem as únicas que o fizeram no segundo posto, do lado masculino a história foi diferente. E tudo começou logo o heat inaugural do campeonato, com Kanoa Igarashi a sucumbir taticamente num super heat frente a Kelly Slater e Kolohe Andino, que regressou de lesão com um triunfo importante.

    Kanoa foi mesmo o maior nome a cair para a repescagem, numa altura em que vem de uma medalha de prata olímpica e está na luta pelo top 5 final do ranking. Ainda assim, o surfista japonês não deverá ter dificuldades em corrigir este acidente de percurso, embora possa ver o seeding prejudicado. A ele juntaram-se ainda Yago Dora, Adriano de Souza e Seth Moniz, num total de quatro top seeds atirados para a repescagem.

    Em relação aos favoritos do ranking, todos cumpriram as expectativas, embora Filipe Toledo tenha sido o único do fantástico trio brasileiro a conseguir vencer, graças a um surf explosivo e sempre muito progressivo. Gabriel Medina não se encontrou com o mar e sofreu para seguir em frente, num heat vencido pelo australiano Jack Robinson. Já Italo Ferreira esteve em bom nível num dos melhores heats do dia, mas foi superado pelo surpreendente wildcard Mateus Herdy, que somou 14,13 pontos. Numa bateria totalmente brasileira, a fava calhou a Peterson Crisanto, que foi para a repescagem mesmo depois de ter feito uma boa performance, com 13,03 pontos.

    Poucos surfistas estiveram acima de Herdy neste dia inaugural e os dois que conseguiram superar a barreira dos 15 pontos até são outsiders. Leo Fioravanti venceu o heat 10 com o melhor score, depois de somar 15,17 pontos. Mas foi Ethan Ewing que mais brilhou, mesmo que tenha tido menos 0,01 de score que o italiano. O jovem australiano mostrou-se muito conectado com as ondas de barra e conseguiu a melhor nota do dia, com 8,83 pontos, mesmo a fechar a bateria.

    Entre os licras vermelhas destaque ainda para os triunfo sólido de Griffin Colapinto. O rookie Morgan Cibilic também venceu, ainda que tenha sentido algumas dificuldades. Ace Buchan e Miguel Pupo também venceram as suas baterias. Por fim, destaque para Mikey Wright que venceu uma das melhores baterias do dia, com o irmão Owen a também seguir em frente e com Yago Dora a ser o sacrificado. No final, aproveitando o embalo do triunfo, Mikey anunciou que vai deixar a competição para voltar a dedicar-se ao free surf a 100 por cento.

    Do lado feminino, registaram-se poucas surpresas, com Isabella Nichols a ser a surfista melhor classificada a cair nas repescagens. O maior score do dia veio já na bateria final da jornada, por Caroline Marks, superando a barreira dos 15 pontos por apenas 0,03. A líder mundial Carissa Moore (14,96) também esteve em grande plano e a maior surpresa acabou por ser o triunfo da havaiana Malia Manuel, inspirada pela homenagem a Andy Irons na licra, com 14,93 pontos.

    Se as condições estiveram boas, mas longe da perfeição do passado com que Barra de la Cruz brindou os melhores surfistas do Mundo, prepararem-se pois os próximos dias prometem melhorar. Com o mar a subir, o offshore também vai entrar e promete ficar durante os próximos três dias. Escusado será dizer que a ação vai retomar pelas 13 horas portuguesas. E até ao fim-de-semana deverão ser coroados os campeões deste prometedor Corona Open México.

    Corona Open Mexico Men’s Seeding Round 1 Results:
    HEAT 1: Kolohe Andino (USA) 13.60 DEF. Kelly Slater (USA) 11.00, Kanoa Igarashi (JPN) 10.77
    HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) 13.00 DEF. Lucca Mesinas (PER) 11.73, Jadson Andre (BRA) 9.43
    HEAT 3: Morgan Cibilic (AUS) 10.00 DEF. Rio Waida (IDN) 9.70, Deivid Silva (BRA) 8.27
    HEAT 4: Filipe Toledo (BRA) 13.46 DEF. Jeremy Flores (FRA) 11.33, Jhony Corzo (MEX) 6.87
    HEAT 5: Mateus Herdy (BRA) 14.13 DEF. Italo Ferreira (BRA) 13.93, Peterson Crisanto (BRA) 13.03
    HEAT 6: Jack Robinson (AUS) 13.83 DEF. Gabriel Medina (BRA) 10.13, Diego Cadena (MEX) 7.90
    HEAT 7: Adrian Buchan (AUS) 11.83 DEF. Conner Coffin (USA) 11.77, Matthew McGillivray (ZAF) 11.34
    HEAT 8: Mikey Wright (AUS) 12.73 DEF. Owen Wright (AUS) 11.80, Yago Dora (BRA) 10.76
    HEAT 9: Caio Ibelli (BRA) 13.77 DEF. Frederico Morais (PRT) 12.77, Alex Ribeiro (BRA) 8.87
    HEAT 10: Leonardo Fioravanti (ITA) 15.17 DEF. Ryan Callinan (AUS) 10.13, Connor O’Leary (AUS) 9.50
    HEAT 11: Ethan Ewing (AUS) 15.16 DEF. Michel Bourez (FRA) 12.40, Adriano de Souza (BRA) 12.06
    HEAT 12: Miguel Pupo (BRA) 11.43 DEF. Wade Carmichael (AUS) 11.37, Seth Moniz (HAW) 10.46

    Corona Open Mexico Women’s Seeding Round 1 Results:
    HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 14.27 DEF. Silvana Lima (BRA) 12.90, Keely Andrew (AUS) 11.96
    HEAT 2: Malia Manuel (HAW) 14.93 DEF. Johanne Defay (FRA) 11.00, Shelby Detmers (MEX) 7.43
    HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 14.96 DEF. Bronte Macaulay (AUS) 12.60, Regina Pioli (MEX) 5.07
    HEAT 4: Courtney Conlogue (USA) 14.24 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.24, Macy Callaghan (AUS) 8.30
    HEAT 5: Stephanie Gilmore (AUS) 13.07 DEF. Brisa Hennessy (CRI) 12.60, Isabella Nichols (AUS) 10.94
    HEAT 6: Caroline Marks (USA) 15.03 DEF. Tyler Wright (AUS) 11.97, Sage Erickson (USA) 11.53

    Corona Open Mexico Men’s Elimination Round 2 Matchups:
    HEAT 1: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Peterson Crisanto (BRA) vs. Diego Cadena (MEX)
    HEAT 2: Yago Dora (BRA) vs. Deivid Silva (BRA) vs. Jhony Corzo (MEX)
    HEAT 3: Adriano de Souza (BRA) vs. Jadson Andre (BRA) vs. Alex Ribeiro (BRA)
    HEAT 4: Seth Moniz (HAW) vs. Matthew McGillivray (ZAF) vs. Connor O’Leary (AUS)

    Corona Open Mexico Women’s Elimination Round 2 Matchups:
    HEAT 1: Isabella Nichols (AUS) vs. Macy Callaghan (AUS) vs. Regina Pioli (MEX)
    HEAT 2: Keely Andrew (AUS) vs. Sage Erickson (USA) vs. Shelby Detmers (MEX)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas