Homepage

  • Toledo e Defay vencem o Surf Ranch Pro
    21 junho 2021
    arrow
  • Defay subiu ao 2.º posto do ranking, enquanto Toledo aproximou-se muito da vice-liderança Italo Ferreira.
  • Filipe Toledo e Johanne Defay conquistaram este domingo o triunfo no Surf Ranch Pro, a sexta etapa do CT 2021, depois de conseguirem performances dominantes ao longo do dia final da prova californiana, disputada na famosa piscina de ondas criada por Kelly Slater. Esta foi a estreia a vencer para os dois surfistas neste palco, depois de superarem nas finais os dois atuais líderes do ranking mundial, Gabriel Medina e Carissa Moore.

    Ao longo da prova tudo se foi desenhando para este desfecho, pois no caso masculino Toledo fez o melhor registo da fase de qualificação e também nas meias-finais. Já Defay apenas foi superada por Carissa Moore já na ronda bónus da fase de qualificação, vingando-se depois nas meias-finais onde teve o melhor score.

    Na grande final ainda houve algum suspense, sobretudo na final masculina. Medina até foi o mais forte na primeira run, conseguindo uma nota na casa da excelência para a direita, mas caindo na esquerda e ficando sob pressão. Com duas notas de sete pontos na primeira run, nas ondas decisivas Toledo elevou o nível e conseguiu um 9,67 e um 8,27, somando 17,94 pontos.

    Com a batata quente do lado de Medina, que precisava de uma nota de 9 pontos na sua última onda, para a esquerda, o líder mundial acabou por arriscar em demasia, caindo logo nas primeiras secções e dando o triunfo ao compatriota. A festa brasileira no Surf Ranch não se fez esperar e depois de ter perdido as duas finais já realizadas ali para Medina (2018 e 2019), desta feita Toledo foi mais forte.

    Do lado feminino, Johanne Defay começou com um erro para a direita, abrindo espaço para Carissa se lançar na liderança. Só que a francesa compensou na esquerda onde garantiu 8,70 pontos. Na segunda run a havaiana aumentou o score para 16,23 pontos. Contudo, a francesa ficava a precisar de pouco mais de 7,50 pontos na direita e não perdeu a oportunidade de conseguir um triunfo histórico. A última esquerda serviu já de volta de consagração.

    Esta foi a quarta vitória de Johanne Defay no circuito mundial e a primeira em 2021. Um feito que ressalva ainda mais Defay como a melhor surfista europeia da história, ela que com este resultado subiu à vice-liderança do ranking feminino, ficando mais perto de carimbar o passaporte para a grande final de Trestles, onde os cinco primeiros discutem o título mundial. Por sua vez, Carissa Moore ficou já matematicamente garantida em Trestles, numa altura em que tem quase 10 mil pontos de avanço para a concorrência.

    Já Filipe Toledo alcançou a segunda vitória da temporada, depois de ter vencido em Margaret River na Austrália. Este foi ainda o décimo triunfo da carreira do surfista brasileiro, que, assim, ficou a cerca de 1000 pontos do segundo posto do ranking, ocupado por Italo Ferreira, grande surpresa entre os ausentes do top 8 final desta prova. Entretanto, Medina leva já mais de 13 mil pontos de avanço para o segundo posto. O líder mundial está matematicamente garantido em Trestles e Italo e Toledo para lá caminham a passos largos.

    Neste dia final destaque ainda para Kanoa Igarashi (3.º) e Griffin Colapinto (4.º), que foram os surfistas que mais ameaçaram a final 100 por cento brasileira. Nota também para Yago Dora, que apesar de ter terminado com o sexto melhor registo das meias-finais, foi o surfista que conseguiu a melhor onda do evento, com 9,73 pontos para a esquerda. Contudo, a ineficácia na direita deixou-o longe da final. Do lado feminino Sally Fitzgibbons (4.ª) e Tatiana Weston-Webb (3.ª) foram as surfistas que ficaram pelas meias-finais.

    Jeep Surf Ranch Pro pres. By Adobe Men’s Final Results:
    1. Filipe Toledo (BRA) 17.94
    2. Gabriel Medina (BRA) 10.60

    Jeep Surf Ranch Pro pres. By Adobe Women’s Final Results:
    1. Johanne Defay (FRA) 16.63
    2. Carissa Moore (HAW) 16.23 

    Jeep Surf Ranch Pro pres. By Adobe Men’s Semifinal Results:
    1. Filipe Toledo (BRA) 17.74
    2. Gabriel Medina (BRA) 18.10
    3. Kanoa Igarashi (JPN) 16.93
    4. Griffin Colapinto (USA) 16.50
    5. Adriano de Souza (BRA) 14.47
    6. Yago Dora (BRA) 13.06
    7. Ethan Ewing (AUS) 12.77
    8. Kelly Slater (USA) 11.53

    Jeep Surf Ranch Pro pres. By Adobe Women’s Semifinal Results:
    1. Johanne Defay (FRA) 16.07
    2. Carissa Moore (HAW) 15.90
    3. Tatiana Weston-Webb (BRA) 15.77
    4. Sally Fitzgibbons (AUS) 15.33

    WSL Women's Championship Tour Leaderboard Top 5:

    1. Carissa Moore 43,855 pts
    2. Johanne Defay 34,635 pts
    3. Sally Fitzgibbons 34,270 pts
    4. Tatiana Weston-Webb 33,625 pts
    5. Stephanie Gilmore 29,390 pts

    WSL Men's Championship Tour Leaderboard Top 5:

    1. Gabriel Medina: 46,720 pts
    2. Italo Ferreira: 33,555 pts
    3. Filipe Toledo: 32,065 pts
    4. Morgan Cibilic: 24,610 pts
    5. Griffin Colapinto: 22,235 pts

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas