Homepage

  • Teresa Bonvalot: 'É bom voltar a lutar pela qualificação para o WWT'
    17 maio 2021
    arrow
  • A surfista de 21 anos espera uma 'semana longa e intensa' na Costa de Caparica e quer a 'desforra' do terceiro lugar obtido em 2019.
  • Depois dos homens, na passada semana em Santa Cruz, também as melhores surfistas europeias estão prestes a regressar à ação no circuito mundial de qualificação (WQS) da World Surf League (WSL). Isto após uma paragem superior a um ano por causa da pandemia do novo coronavírus.

    O Estrella Galicia Caparica Surf Fest, evento com estatuto QS1000 para o lado feminino, marca o retorno à luta pelos oito lugares europeus de acesso à Challenger Series, fase na qual será decidido o apuramento para o Women's World Tour (WWT) de 2022.

    Esta é uma guerra na qual está envolvida a atual campeã nacional de surf, Teresa Bonvalot. "É bom voltar aos eventos QS e aquele que é o meu maior objetivo nos últimos anos, que é obter a qualificação para o Mundial. Tudo leva o seu tempo, mas acredito que é possível entrar no WWT", começou por dizer Teresinha na conferência de imprensa de apresentação da prova que arranca amanhã com o seu período de espera na Praia do Paraíso.

    Bonvalot não tem dúvidas de que esta vai ser uma "semana longa e intensa", mas com um "sabor especial" por "voltar a competir na Costa de Caparica".

    Atual 10ª classificada do ranking do WQS regional europeu feminino, as oito primeiras avançam para a Challenger Series, a surfista de 21 anos quer a "desforra" no QS da Caparica, depois de em 2019 ter ficado no terceiro posto.

    Quanto às modificações introduzidas no formato do WQS, a atleta portuguesa considera que estas são "alterações que, por vezes, são necessárias e têm de acontecer. Na minha opinião, esta pandemia acabou para despoletar as mudanças verificadas. Dado o atual momento pandémico seria mais difícil andarmos a viajar pelo mundo, como acontecia anteriormente. As alterações efetuadas permitem manter as coisas a rolarem".

    Depois da concluída a sua passagem pela Caparica, Teresa Bonvalot vai juntar-se à Seleção Nacional de Surf, onde em El Salvador vai lutar, nas suas palavras, por um "objetivo gigante": o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a realizar este verão.

    Teresa, que recentemente já esteve por duas vezes neste país da América Central, não esconde que esta poderá ser uma "mini-vantagem" face às rivais que terá pela frente entre os dias 29 de maio e 6 de junho.

    "Nunca tinha ido a El Salvador e em janeiro estive lá pela primeira vez na sequência de um convite feito por uma amiga que vive nesse país. Deu para conhecer as ondas e experimentar as pranchas. O facto de já lá ter estado acaba por constituir-se como uma mini-vantagem. Já sei qual o material que devo levar, que pranchas utilizar e o regime de alimentação a adotar, no fundo, as variáveis que influenciam o desempenho de qualquer surfista", explicou Teresa Bonvalot em conversa com o MEO Beachcam.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas