Homepage

  • Santa Cruz Pro com chamada marcada para as 9h00 desta terça-feira
    10 maio 2021
    arrow
  • 'Os surfistas estão com muita vontade de competir', assegura Francisco Spínola, diretor-geral da WSL para a Europa, África e Médio Oriente.
  • A partir desta terça-feira, dia 11 de maio, Portugal recebe pela primeira vez em 2021 uma prova da World Surf League (WSL) através do Estrella Galicia Santa Cruz Pro. Competição que marca o regresso ao Velho Continente do circuito mundial de qualificação (WQS) da WSL, mais de um ano depois.

    O Santa Cruz Pro vai decorrer na Praia do Mirante, no concelho de Torres Vedras, até ao próximo domingo, dia 16 de maio, sendo que a primeira chamada está marcada para as 9h00 de amanhã.

    Hoje, no Noah Surf House, decorreu a conferência de imprensa de apresentação do evento que ficou inicialmente marcada por uma homenagem a Carlos Bernardes, antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que perdeu a vida recentemente e foi um grande impulsionador dos campeonatos de surf no concelho.

    "Foi com o Dr. Carlos Bernardes que estas provas da World Surf League chegaram a Santa Cruz e é, por isso, a ele que dedicamos este regresso do surf a Santa Cruz", disse, emocionada, Laura Rodrigues, que sucedeu ao autarca no cargo.

    Já Francisco Spínola, diretor-geral da WSL para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) diz que este retorno é um "prémio para todos nós, poder ver o surf regressar à Europa e vê-lo acontecer aqui, em Portugal, aqui em Santa Cruz”.

    “Estamos a falar de eventos QS3000, extremamente importantes, especialmente agora nesta época de pandemia em que tivemos de reduzir praticamente para metade o número de provas a nível mundial. Estas provas ganham uma importância gigantesca no panorama das qualificações e nas contas dos rankings dos atletas”, refere ainda o responsável.

    “A expetativa não podia ser melhor. Os surfistas estão com muita vontade de competir”, concluiu Francisco Spínola.

    E essa perceção de que Portugal, em tempos de pandemia, é um exemplo na Europa no que diz respeito ao surf, chega aos surfistas internacionais. Exemplo disso são as palavras do marroquino Ramzi Boukhiam, que tem uma ligação "muito especial" com Portugal.

    “Obrigada a todos os que lutaram por nós para que estes eventos aconteçam. Atualmente, Portugal é o país número 1 da Europa para surfar. Aqui, fazem as coisas acontecer. Lutam por nós. Estou muito grato aos portugueses. Portugal tem estado muito bem nos últimos anos. Eventos como este são exemplo disso”, começa por dizer o atleta de Agadir.

    “Foi um ano muito longo. Tive uma boa semana, a treinar. Portugal é muito especial para mim. Venho aqui desde criança. Tenho bons amigos. Em Santa Cruz tenho boas sensações. Há sempre ondas. Mesmo quando as condições de mar não são as maiores”, explicou o surfista africano.

    O tetracampeão nacional Vasco Ribeiro é outro dos surfistas a marcar presença no Estrella Galicia Santa Cruz Pro presented by Noah Surf House. Para o campeão mundial Júnior da WSL em 2014 esta prova traz um novo fôlego para todos os atletas.

    “Todos nós, competidores, estamos um pouco fartos de estar parados. Sou muito competitivo”, começa por dizer o surfista da Praia da Poça, que conquistou no Norte há poucos dias a terceira etapa da Liga MEO Surf de 2021.

    “O ano passado as coisas até estavam a correr bem. Este ano já tive algumas etapas do nacional, e agora é continuar a competir e alcançar o objetivo”, refere Vasco Ribeiro.

    Ao surfista de 26 anos junta-se o jovem Afonso Antunes. “Quero dar o meu máximo no WQS. De resto, tive sorte de já ter participado em etapas da Liga MEO Surf, que foram mais ou menos um treino. No entanto, o WQS tem um outro nível competitivo. E é para este tipo de provas que nos queremos preparar”, refere o vice-campeão europeu júnior da WSL em 2020.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram