Homepage

  • John John atinge perfeição em dia dominado pelo backside
    02 maio 2021
    arrow
  • Kikas espera pelo final da ronda para conhecer todos os adversários que terá pela frente na repescagem.
  • As expectativas altas para o swell XL que brindou o arranque do período de espera do Margaret River Pro foram, de certa forma, cumpridas, com alguns dos tops mundiais a conseguirem brilhar bem alto num dia marcado por ondas grandes, mas condições bem difíceis. Em lados opostos tivemos John John Florence a conseguir um tubo excelente, que foi premiado com o primeiro 10 do ano, com o dia depois a fechar com Frederico Morais a ser atirado para a repescagem, depois de não se ter encontrado com o mar no Main Break. Pelo meio houve um verdadeiro domínio goofy, com um espetáculo sem igual proporcionado pelos surfistas que enfrentaram estas ondas de backside.

    A ação arrancou com a prova feminina, ainda antes de o swell atingir o seu pico e com o mar a crescer aos poucos. Com maior ou menor dificuldade, as melhores surfistas do Mundo conseguiram corresponder, com Carissa Moore a afirmar-se novamente com o seu power surf. A número um mundial fez o melhor score do dia, com 13,66 pontos, graças à única onda excelente da manhã, pontuada com 8,33.

    Tal como Carissa também Tatiana Weston-Webb e Sally Fitzgibbons conseguiram vencer as respetivas baterias, sendo as únicas três top seeds a conseguirem fazê-lo. Caroline Marks também passou à ronda 3, mas ficou em segundo lugar, depois de ser superada pela grande surpresa do dia, a japonesa Amuro Tsuzuki. Em sentido inverso, as grandes decepções foram Stephanie Gilmore e Courtney Conlogue, ambas atiradas para a repescagem.

    A prova avançou rapidamente para a prova masculina, com as ondas a crescerem cada vez mais. E depois de um arranque a conta-gotas, em que Seth Moniz e Filipe Toledo venceram os dois primeiros heats do dia, o espetáculo entrou em ebulição no heat 3, quando John John Florence encontrou um tubo quase divino para conseguir a tal nota 10. Uma onda absurda, surfada de forma excelente, que acabou por abafar a segunda melhor onda do havaiano, um 7,50, que na altura era a segunda melhor do dia… Segundo o próprio, foi um "momento inesperado".

    No heat seguinte, Jordy Smith também esteve em bom nível ao garantir o triunfo, antes de tudo virar às direitas. A partir daqui foram os goofys a dar espetáculo, com ataques incríveis às zonas mais críticas das ondas. No melhor heat do dia, ou pelo menos o mais disputado, o wildcard Jacob Willcox colocou em xeque a supremacia de Italo Ferreira. O jovem que venceu os trials venceu a bateria com 15,30 pontos, mas Italo acabou por vencer por um triz a luta pelo segundo posto frente a outro talento local, o rookie Jack Robinson.

    De seguida foi a vez de Gabriel Medina também sair vencedor na bateria de estreia, com um approach mais clínico, sem arriscar em demasia, mas fazendo o necessário para obter um triunfo folgado frente a Adriano de Souza e ao jovem wildcard Cyrus Cox. Pelo meio, houve dois surfistas que decidiram quebrar a hegemonia goofy, com o rookie sul-africano a somar um incrível score de 17,33, graças a belas curvas de frontside, num heat de sentido único frente a Wade Carmichael e Conner Coffin, que seriam boas apostas neste tipo de mar. Griffin Colapinto também deu um ar da sua graça no heat seguinte.

    Por chegar estava ainda o momento alto do dia em termos de surf de backside, com Ryan Callinan a desafiar a lei da física e a bater onde poucos ousaram sequer tentar, quanto mais conseguir. Com duas pauladas incríveis no sítio certo, o australiano apenas falhou a nota 10, porque dois juízes decidiram dar 9,8. E, na realidade, bastava um deles ter dado o 10 para a nota ter saído igual à de John John. O dos grandes momentos do dia, que deixava água na boca para a última bateria da jornada, onde Kikas entrava em ação.

    Com tudo à espera de ver o surfista português a fazer as suas curvas fortíssimas, a verdade é que Kikas nunca se encontrou com o mar. As duas únicas ondas decentes sorriram a Julian Wilson e Miguel Pupo. A surfar de backside, Pupo fez a melhor nota da bateria, com 7,83 pontos, juntando depois uma nota baixa como backup. Wilson foi inteligente a gerir a bateria, surfou q.b. e ainda saiu como vencedor.

    Já Frederico começou a disputa com uma onda intermédia, demasiado branca, que lhe deu pouco espaço para brilhar, ficando-se pelos 2,5 pontos. A meio do dia ainda respondeu com uma nota de 5 pontos, que não teve direito a transmissão. Depois, ficou com a prioridade nos últimos 7 minutos, quando precisava de uma nota na casa dos 6 pontos para avançar. Mas a verdade é que essa onda nunca veio… Ainda não foi desta que Kikas quebrou a malapata no oeste australiano, mas ainda há a repescagem para fazê-lo.

    Com os dois últimos heats da ronda inaugural a ficarem adiados para esta segunda-feira, onde o mar vai surgir novamente grande, mas perfeito devido à chegada do offshore, Frederico ainda só sabe que vai estar no heat 2 frente ao suplente Reef Heazlewood. O outro adversário ainda está por definir. É certo que ao sair derrotado da seeding round, Kikas, que até agora foi o único top seed derrotado a par de Conner Coffin, vai descer do posto 10 do seeding, mas um triunfo ainda lhe pode dar um importante estatuto de cabeça-de-série na ronda 3. Aguardemos por mais um dia de expectativas elevadas. Tudo recomeça por volta da meia-noite…

    Boost Mobile Margaret River Pro Women’s Seeding Round 1 Results:
    HEAT 1: Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.77 DEF. Macy Callaghan (AUS) 10.84, Keely Andrew (AUS) 8.67
    HEAT 2: Amuro Tsuzuki (JPN) 11.56 DEF. Caroline Marks (USA) 11.33, Malia Manuel (HAW) 8.77
    HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 13.66 DEF. Nikki Van Dijk (AUS) 7.43, Willow Hardy (AUS) 6.43
    HEAT 4: Brisa Hennessy (CRI) 11.00 DEF. Isabella Nichols (AUS) 7.93, Stephanie Gilmore (AUS) 7.13
    HEAT 5: Sally Fitzgibbons (AUS) 12.10 DEF. Tyler Wright (AUS) 11.50, Sage Erickson (USA) 6.96
    HEAT 6: Johanne Defay (FRA) 12.10 DEF. Bronte Macaulay (AUS) 8.33, Courtney Conlogue (USA) 7.33

    Boost Mobile Margaret River Pro Women’s Elimination Round 2 Matchups:
    HEAT 1: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Malia Manuel (HAW) vs. Willow Hardy (AUS)  
    HEAT 2: Courtney Conlogue (USA) vs. Keely Andrew (AUS) vs. Sage Erickson (USA)

    Boost Mobile Margaret River Pro Men’s Seeding Round 1 (H1-10) Results:
    HEAT 1: Seth Moniz (HAW) 11.43 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 10.83, Alex Ribeiro (BRA) 6.00
    HEAT 2: Filipe Toledo (BRA) 11.50 DEF. Peterson Crisanto (BRA) 10.10, Connor O'Leary (AUS) 8.36
    HEAT 3: John John Florence (HAW) 17.50 DEF. Michel Bourez (FRA) 12.00, Mikey Wright (AUS) 7.50
    HEAT 4: Jordy Smith (ZAF) 11.27 DEF. Jadson Andre (BRA) 7.83, Reef Heazlewood (AUS) 7.10
    HEAT 5: Jacob Willcox (AUS) 15.30 DEF. Italo Ferreira (BRA) 13.76, Jack Robinson (AUS) 13.43
    HEAT 6: Gabriel Medina (BRA) 13.93 DEF. Adriano de Souza (BRA) 10.07, Cyrus Cox (AUS) 7.17
    HEAT 7: Matthew McGillivray (ZAF) 17.33 DEF. Wade Carmichael (AUS) 9.60, Conner Coffin (USA) 6.76
    HEAT 8: Griffin Colapinto (USA) 13.94 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 12.06, Jack Freestone (AUS) 11.84
    HEAT 9: Ryan Callinan (AUS) 14.46 DEF. Adrian Buchan (AUS) 7.57, Morgan Cibilic (AUS) 4.93
    HEAT 10: Julian Wilson (AUS) 13.07 DEF. Miguel Pupo (BRA) 11.60, Frederico Morais (PRT) 7.93

    Boost Mobile Margaret River Pro Remaining Men’s Seeding Round 1 (H11-12) Matchups:
    Heat 11: Jeremy Flores (FRA), Owen Wright (AUS), Deivid Silva (BRA)
    Heat 12: Yago Dora (BRA), Caio Ibelli (BRA), Ethan Ewing (AUS)

    Boost Mobile Margaret River Pro Men’s Elimination Round Matchups: 
    HEAT 1: Conner Coffin (USA) vs. Alex Ribeiro (BRA) vs. Cyrus Cox (AUS)
    HEAT 2: Frederico Morais (PRT) vs. Reef Heazlewood (AUS) vs. TBD
    HEAT 3: Mikey Wright (AUS) vs. TBD vs. TBD
    HEAT 4: Connor O'Leary (AUS) vs. TBD vs. TBD

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas