Homepage
- O QS da Caparica marca o regresso das melhores surfistas europeias à batalha pela qualificação para a Challenger Series.
-
É já amanhã que arranca na Praia do Paraíso, na Costa de Caparica, o Estrella Galicia Caparica Surf Fest, um evento que acolhe um QS3000 masculino e um QS1000 feminino e cujo período de espera vai até ao próximo domingo, dia 23 de maio.
A chamada para a prova masculina está marcada para as 8h00, hora de Portugal Continental, enquanto o setor feminino tem a sua chamada prevista para as 11h00.
Nos homens, de Santa Cruz, os melhores surfistas europeus seguem agora para a margem sul do Tejo, rumo a mais uma importante etapa, que vale 3000 preciosos pontos na luta por um lugar na Challenger Series. No feminino, esta é a etapa que reabre a competição do WQS a nível europeu e mais uma vez Portugal está no centro das atenções.
Depois da etapa de Santa Cruz, que consagrou Vasco Ribeiro como vencedor, o surfista da Praia da Poça, procura mais um bom resultado, agora na Caparica. “Foi uma semana incrível. É também um trabalho já de há muitos anos, mas sim, foi a minha primeira vitória num QS e ter sido em Portugal, em Santa Cruz, foi muito especial, especialmente depois de tanto tempo sem competir. Foi mais um passo para o objetivo principal, que é a Challenger Series. Mas já foi, já acabou, e agora vem a Costa”, disse o campeão mundial Júnior da WSL em 2014.
Vasco Ribeiro não esconde que é "ótimo estar de volta à Costa de Caparica, é de facto um sítio ideal, quer para treinar, quer para fazer campeonatos, temos ondas o ano todo. Vamos ter altas ondas, isso é o mais importante. Vamos ter cá os melhores surfistas europeus e a nova geração toda, como o Gui [Guilherme Ribeiro]. Acima de tudo quero fazer o melhor, a nível individual, mas ver também os mais novos a fazer resultados”, disse esta segunda-feira o tetracampeão nacional de surf durante a apresentação do evento.
E por falar nos jovens surfistas, aos 19 anos, o local Guilherme Ribeiro recorda o seu começo. “Desde criança que surfo aqui. Acompanhei todos os campeonatos nacionais e internacionais que decorreram neste lugar mágico. Ver que estou no cartaz deste evento é um orgulho enorme e mal posso esperar por entrar dentro de água e surfar com os melhores da Europa", disse.
No feminino, o Caparica Surf Fest terá a presença de Pauline Ado, que venceu a prova em 2019. “Lembro-me que tivemos uma semana incrível de ondas, muitas pessoas a acompanhar o evento. A onda aqui é super divertida. É na verdade bastante semelhante à onda de Anglet, de onde sou local. Fomos abençoados com excelentes condições e espero que durem toda a semana”, disse Pauline que chegou a Portugal há dois dias.
“Já me estou a preparar para este regresso há mais de um ano [risos]. Com uma paragem tão grande, tenho surfado muito. Estou muito feliz por começar a competir de novo. É muito bom ver toda a gente outra vez”, acrescentou a surfista francesa que já fez parte do elenco full-time do Women's World Tour (WWT).
Quem também vai estar em ação entre as senhoras será Teresa Bonvalot, a atual campeã nacional de surf. “Sabe muito bem voltar a estas conferências, sentir o nervosismo de voltar à competição e ver estas caras familiares. E acima de tudo voltar ao meu maior objetivo: que é qualificar-me para o WWT. Acredito que vá ser uma semana longa e intensa, e logo de seguida vem mais uma semana longa e intensa nos ISA World Surfing Games. Tem sido um ano de muito trabalho”, atira a surfista de Cascais.
Do QS masculino para a reabertura da competição europeia no feminino, Francisco Spínola defende que “Portugal tem o pacote todo neste momento: tem provas de juniores, masculino, feminino, Big Wave, World Championship Tour e Challenger Series”. “Sendo português estou muito satisfeito com o que temos conseguido construir”, começa por dizer.
Sobre o evento da Costa de Caparica, o diretor-geral da World Surf League (WSL) para a região da Europa, Médio Oriente e África acrescentou ainda: “A Costa nunca desilude e a previsão que temos neste momento é ótima. Sobre a vinda dos WQS para a Europa não podíamos estar mais satisfeitos. Começar em Portugal, que tanto tem investido no surf nestes últimos 5/6 anos é para nós um motivo de alegria imensa. O surf é efetivamente uma atividade que cria impacto económico, promove Portugal e os municípios neste desporto tão puro e único”, concluiu Francisco Spínola.
O evento conta com Hugo Pinheiro como diretor de prova. O cinco vezes campeão europeu de bodyboard e local da Costa de Caparica disse estar muito orgulhoso de receber este evento em casa: “Sempre acreditei que a Costa não ia desiludir. Para mim é com grande orgulho que tenho em frente à minha casa um campeonato destes e dar o valor que a minha terra merece. Estamos ao lado de uma capital que é das mais faladas do mundo. Temos altas ondas, uma praia incrível. Vamos ter uma semana de boas ondas. E mostrar ao mundo o que a nossa praia vale”, disse o bodyboarder que durante o evento vai também realizar a 'Hugo Pinheiro & Friends', uma expression session de 'tow-out' e 'air shows' que vai juntar surf e bodyboard.
Já Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, considera que a realização do Estrella Galicia Caparica Surf Fest é um "sinal que Portugal é um destino seguro e tem condições para receber estes eventos. Há dois anos aumentou-se o estatuto do evento para QS3000 e demos um novo impulso ao Caparica Surf Fest, que para nós é um evento fundamental. Para nós é o reconhecimento desta praia extraordinária. E poder dar a conhecer internacionalmente o valor desta frente atlântica nesta área metropolitana. Não há outra capital europeia com estas condições. Com este areal, esta temperatura e estas ondas, não conheço!”, disse a autarca.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram