Homepage
- Irá a Austrália quebrar o domínio brasileiro/havaiano para conseguir conquistar a primeira vitória caseira nesta perna australiana que está a chegar ao fim?
-
As previsões não apontavam para tal, mas a verdade é que a ação arrancou este sábado em Strickland Bay para uma longa e incrível jornada de surf. Depois do call falhado da véspera, onde apenas se realizaram três heats, o dia arrancou com desconfiança, mas depressa chegaram os tubos e depois os aéreos. Claro que os brasileiros dominaram a ação, mas com os australianos a tentarem equilibrar as contas, graças a uma parte de cima do draw bem desequilibrada. Na prova feminina também houve espetáculo em grandes doses, com tudo a culminar com a definição dos semifinalistas deste cada vez mais imprevisível Rip Curl Rottnest Search. Lá está, é o conceito The Search em todo o seu esplendor.
Apesar dos heats menos apelativos com que a ação retomou, a verdade é que o espetáculo foi logo de alto nível. Miguel Pupo venceu Michel Bourez no primeiro heat do dia, com direito a tubos e aéreos e com os juízes a seguraram bastante a escala, certamente à espera que as ondas continuassem a proporcionar ainda mais e melhores condições. De seguida foi Gabriel Medina a soltar os foguetes e a dar o mote para o que se seguiria ao longo do dia, vencendo facilmente o aguardado duelo com Owen Wright.
Embora com algumas dificuldades pelo meio, Italo Ferreira também conseguiu vencer, superando o compatriota Adriano de Souza, por apenas 0,43 pontos. Antes disso, já Conner Coffin havia vencido Mikey Wright, com o melhor a ficar guardado para a última bateria do dia. Uma verdadeira lição de surf progressivo por parte de Yago Dora a valer-lhe um score surreal de 18,67 pontos (9,10 +9,57), deixando Connor O’Leary em combinação. Se do lado de cima os australianos iam dando um ar da sua graça, na parte de baixo do draw só dava Brasil.
Era aqui que se colocava a grande questão. Depois da surpreendente ida de Italo para a repescagem logo a abrir, o campeão mundial perdeu o estatuto de top seed número 2, superado por Filipe Toledo. Isso colocou-o do mesmo lado do draw de Gabriel Medina, número um, enquanto Toledo acabou por ficar cedo pelo caminho, enfraquecendo a parte superior desse mesmo draw. Assim, tudo parece condensado no que Italo e Medina possam fazer. E nos quartos-de-final cumpriram as suas obrigações, para se encontrarem numa meia-final que vai servir de final antecipada.
Já sem a espetacularidade da ronda anterior, Medina não teve vida fácil perante Conner Coffin, mas acabou por vencer o duelo por apenas 0,20 pontos. Enquanto isso, Italo teve de elevar a fasquia para travar o foguetão Yago Dora, conseguindo-o fazer com eficácia. O heat mais aguardado do campeonato está, assim, marcado para quando a competição retomar. Será que o vencedor desta final antecipada fica com o título na mão?
Tudo vai depender do que a jovem brigada australiana conseguir fazer. A verdade é que se do lado de baixo temos os dois mais fortes candidatos ao título mundial, campeão em título e líder do ranking, do lado de cima temos um rookie cada vez mais incrível, a querer colocar-se seriamente numa eventual luta pelo top 5, e um wildcard que não tem parado de surpreender. Morgan Cibilic iniciou os quartos-de-final com um triunfo sólido frente a Julian Wilson, enquanto no heat seguinte Miguel Pupo foi superado por Liam O’Brien. Agora, Cibilic e O’Brien discutem uma vaga na final, para percebermos se a nova geração australiana tem pedalada para contrariar o domínio avassalador do Brasil neste Tour.
Pelo meio houve ainda ação no feminino, com a campeã mundial Carissa Moore a dominar mais uma vez a ação, fruto de um surf power sem igual nesta divisão. Carissa despachou Isabella Nichols com 16,50 pontos e uma nota de 9,50 pelo meio. Agora, defronta a super francesa Johanne Defay nas meias-finais, com uma dupla australiana a lutar pela final na parte de cima do draw. Sally Fitzgibbons e Tyler Wright têm sido competentes q.b., com destaque para o tubo exemplar que deu o triunfo a Sally frente a Malia Manuel, e vão lutar por defender o orgulho da nação na última etapa da perna australiana. Que, sublinhe-se, ainda não teve qualquer vitória caseira.
Com apenas três horas de surf pela frente para conhecer os campeões deste novo Rip Curl Rottnest Search, todas as respostas podem surgir já na próxima madrugada. Mas é melhor não fazer previsões, pois já todos percebemos ao longo das últimas madrugadas que em Strickland Bay não há lógica possível que impere…
Rip Curl Rottnest Search Women’s Quarterfinal Matchups:
HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.10 DEF. Malia Manuel (HAW) 9.47
HEAT 2: Tyler Wright (AUS) 12.50 DEF. Nikki Van Dijk (AUS) 11.43
HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 16.53 DEF. Isabella Nichols (AUS) 14.43
HEAT 4: Johanne Defay (FRA) 13.60 DEF. Amuro Tsuzuki (JPN) 9.80
Rip Curl Rottnest Search Women’s Semifinal Matchups:
HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Tyler Wright (AUS)
HEAT 2: Carissa Moore (HAW) vs. Johanne Defay (FRA)
Rip Curl Rottnest Search Men’s Round of 16 Results:
HEAT 1: Julian Wilson (AUS) 13.00 DEF. Jordy Smith (ZAF) 11.20
HEAT 2: Morgan Cibilic (AUS) 12.50 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 10.77
HEAT 3: Liam O'Brien (AUS) 10.83 DEF. Seth Moniz (HAW) 8.10
HEAT 4: Miguel Pupo (BRA) 14.77 DEF. Michel Bourez (FRA) 13.07
HEAT 5: Gabriel Medina (BRA) 14.50 DEF. Owen Wright (AUS) 11.00
HEAT 6: Conner Coffin (USA) 15.23 DEF. Mikey Wright (AUS) 13.50
HEAT 7: Italo Ferreira (BRA) 14.70 DEF. Adriano de Souza (BRA) 14.27
HEAT 8: Yago Dora (BRA) 18.67 DEF. Connor O'Leary (AUS) 12.83
Rip Curl Rottnest Search Men’s Quarterfinal Matchups:
HEAT 1: Morgan Cibilic (AUS) 15.70 DEF. Julian Wilson (AUS) 14.16
HEAT 2: Liam O'Brien (AUS) 13.23 DEF. Miguel Pupo (BRA) 12.83
HEAT 3: Gabriel Medina (BRA) 13.80 DEF. Conner Coffin (USA) 13.60
HEAT 4: Italo Ferreira (BRA) 13.94 DEF. Yago Dora (BRA) 11.97
Rip Curl Rottnest Search Men’s Semifinal Matchups:
HEAT 1: Morgan Cibilic (AUS) vs. Liam O'Brien (AUS)
HEAT 2: Gabriel Medina (BRA) vs. Italo Ferreira (BRA)Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram