Homepage

  • Afonso Antunes: 'O meu objetivo em 2021 passa por vencer um Pro Júnior'
    10 maio 2021
    arrow
  • O jovem surfista português diz que o principal foco nesta campanha não vai estar no WQS, mas promete dar tudo dentro de água em cada evento que participar.
  • Afonso Antunes é um dos principais nomes do vasto contingente de surfistas portugueses que a partir de amanhã vai competir no QS3000 de Santa Cruz, prova que mais de um ano depois marca o regresso à Europa do circuito mundial de qualificação (WQS) da World Surf League (WSL). 

    O jovem talento do surf nacional parte para esta nova competição depois de um terceiro lugar obtido há poucos dias no Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf de 2021. Competição máxima do surf português que decorre desde abril e permite chegar a Santa Cruz com "alguma rodagem", no entender de Afonso.

    "Tivemos a sorte de já ter tido três etapas da Liga MEO Surf, o que funcionou como treino dado o seu excelente nível. Porém, o WQS já é um outro patamar, onde competimos com surfistas de um outro nível", disse Afonso Antunes na conferência de imprensa de apresentação do QS3000 de Santa Cruz.

    Aos 17 anos, Afonso confessa que em 2021 o "principal foco" não vai estar no circuito mundial de qualificação. "O meu objetivo principal é ver se consigo ganhar a minha primeira etapa do Pro Júnior. No entanto, quero dar o máximo nas provas do WQS e ver se consigo  obter a qualificação para a Challenger Series. Estou com um bom nível de surf e tenho tudo para me dar bem nos eventos. Nada é impossível", garante o vice-campeão europeu júnior da WSL em 2020.

    Daqui a "um ano ou dois" é que Afonso Antunes espera atacar fortemente a Challenger Series para então no "espaço de um ano" tentar agarrar um lugar entre a elite do surf mundial, o World Championship Tour (WCT).

    Numa temporada em que o WQS sofreu uma profunda remodelação no seu quadro competitivo, o filho do antigo surfista João Antunes não mostra preocupação com tal realidade. "Tudo depende da mentalidade de cada surfista. Para mim acho que resulta igual. É ir para cima deles", diz determinado.

    Por último, quando questionado sobre a sua familiaridade com Santa Cruz, palco nos próximos dias do Santa Cruz Pro, o atleta de 17 anos não esconde a sua relação afetiva com o local onde vai competir nos próximos dias.

    "Venho aqui surfar praticamente todos os dias, pelo que sinto-me em casa. Esta é uma onda que não tem grandes segredos, pois trata-se de um beach break", finalizou.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas