Homepage

  • Kikas quebra jejum e vence Filipe Toledo rumo aos quartos-de-final
    19 abril 2021
    arrow
  • Kikas vai enfrentar o australiano Ethan Ewing na próxima fase.
  • Frederico Morais continua a dar cartas em Narrabeen! O surfista português garantiu, esta madrugada de segunda-feira, já bem perto das 5 horas, a qualificação para a terceira etapa do WCT, depois de ter obtido uma emocionante vitória frente ao brasileiro Filipe Toledo, um dos grandes candidatos ao título mundial.

    Depois de uma bateria controlada por Kikas desde início, e com Toledo um pouco à deriva, a emoção tomou conta da água já na parte final, com a última troca de ondas a ser decisiva para o desfecho deste duelo. Com Kikas na liderança com dois scores intermédios, aproveitando as poucas esquerdas que surgiram, e com Toledo a necessitar de uma onda acima de 6 pontos, foi no último minuto que quase tudo mudou de rumo.

    Toledo saiu na frente, conseguindo a onda que lhe permitiria virar o resultado. Mas Frederico respondeu logo na onda de trás, com aquela que também seria a sua melhor onda na bateria. As pontuações foram divulgadas já depois do toque da buzina para o final do heat, o que deixou os dois surfistas na água à espera dos resultados.

    Embora a onda de Filipe Toledo tenha sido a melhor do heat, dada um pouco acima, com 7 pontos. Segundos volvidos saiu um 6,33 para Kikas, que o colocava novamente na liderança. Com 11,60 pontos contra 10,93 do atual número 7 mundial, Frederico Morais garantia, assim, o segundo triunfo da carreira frente a Toledo, após oito embates entre ambos, colocando um ponto final numa série de seis derrotas seguidas.

    “Soube muito bem esta vitória”, começou por dizer Kikas. “Estou muito cansado. Sabia que ia ser um heat difícil. O Toledo colocou aquela onda já no final e eu fui atrás e tentei colocar algo também importante a contar. Estou feliz pela forma como geri o heat, pela estratégia que usei e pela forma como surfei”, frisou o surfista de Cascais, após dominar grande parte da bateria contra um dos crónicos candidatos ao título mundial.

    Convidado a comentar a última onda da bateria, que viria a ser determinante para o triunfo, Frederico revelou que sabia que tinha de dar tudo. “Na última onda surfei como se estivesse a precisar de um 10. Por um lado não podia cair, mas por outro sabia que tinha de dar 100 por cento. Vi as primeiras manobras do Filipe na onda da frente, vi que ele estava a levantar muita água e percebi logo que tinha de responder com algo. Consegui um bom score e fiquei feliz por isso”, assegurou.

    No final da entrevista, que foi concedida logo à saída de água e ainda a recuperar o fôlego, Frederico Morais teve ainda oportunidade de agradecer o apoio, após este que foi o segundo triunfo em oito embates frente a Toledo. “Muito obrigado à minha família, a todos os que estão acordados a ver e aos portugueses em geral. Vamos com tudo para os quartos-de-final”, rematou Kikas.

    Este é um triunfo muito importante para o surfista português, que representa, para já, o melhor resultado da temporada. Agora, nos quartos-de-final, que até podem acontecer já esta terça-feira, Kikas vai ter pela frente o jovem australiano Ethan Ewing, que nesta mesma fase venceu o brasileiro Jadson Andre.

    Com Frederico bem lançado na temporada, e com uma performance que lhe vai permitir subir bastante no ranking, onde é atualmente 15.º colocado, depois de ter sido 9.º em Newcastle, a requalificação para o WCT 2020 parece bem encaminhada. Apenas os 22 primeiros colocados do ranking garantem a continuidade automaticamente para a próxima temporada.

    Em sentido inverso, Toledo, que vinha de um 3.º posto em Newcastle, começa a complicar as contas para ser um dos cinco primeiros do ranking no final da temporada, de forma a ter acesso ao evento final de Trestles, onde será discutido o título mundial. Para já, o talentoso surfista brasileiro pode mesmo sair do top 10 mundial.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram