Homepage

  • Toledo. Segue-se um dos principais “carrascos” para Kikas no WCT
    18 abril 2021
    arrow
  • Kikas tem em Narrabeen uma oportunidade de vingar a derrota na final de J-Bay em 2017.
  • Frederico Morais soma e segue na Austrália, tendo já conseguido a qualificação para a ronda 4 em Narrabeen, igualando o resultado obtido em Newcastle. Agora, quando regressar à água, o surfista português vai ter pela frente o brasileiro Filipe Toledo, no heat inaugural dos oitavos-de-final. Depois da derrota para Gabriel Medina nesta mesma fase na etapa passada, Kikas tem agora novo teste de fogo pela frente.

    Mais do que ter de competir novamente frente a um dos eternos candidatos ao título mundial, Frederico vai ter pela frente um dos seus principais “carrascos” no Tour. E aquele que lhe roubou o sonho de conquistar uma histórica vitória em etapa na elite mundial. Um duelo em que o histórico não joga a favor do português.

    Atualmente no 7.º posto do ranking e a necessitar de escalar lugares para se fixar no top 5 mundial que consegue garantir a presença na etapa final em que é decidido o campeão mundial, Toledo chega a este heat algo pressionado em termos de resultados. E também longe da forma que apresentou outrora, mesmo que este campeonato esteja a ser marcado por aéreos, que são o seu ponto forte.

    Apesar de o histórico ser favorável ao brasileiro, a verdade é que em termos de momento de forma, ambos estão em ponto de igualdade, podendo ser esta uma boa oportunidade para Frederico vingar as derrotas do passado. Em sete embates entre ambos, Frederico perdeu por seis ocasiões, tendo vencido apenas por uma vez.

    Apenas Italo Ferreira consegue impor a Frederico Morais um registo tão negativo como este, também com seis triunfos contra apenas uma derrota. O outro surfista do WCT a ter vencido o surfista português em seis ocasiões é Jordy Smith, só que neste caso Kikas já conseguiu três triunfos, o último dos quais na ronda inaugural em Newcastle.

    Curiosamente, no primeiro embate entre ambos o triunfo até sorriu a Frederico. Foi em 2017, na estreia oficial do português como competidor do WCT a tempo inteiro, na Gold Coast. Na ronda inaugural Kikas teve pela frente Toledo e Ace Buchan, conseguindo um score de 15,70 pontos, que serviu para avançar diretamente para a ronda 3 e atirou os dois adversários para a repescagem, para onde na altura ainda seguiam segundo e terceiro classificados dos heats da primeira ronda.

    A partir daí foi tudo para Toledo, que vai numa sequência de seis triunfos consecutivos. O primeiro deles no Oi Rio Pro de 2017, novamente na ronda inaugural. Desta vez, Toledo venceu a bateria destacado, atirando Ethan Ewing e Kikas para a repescagem. Semanas depois novo embate, o tal da final de J-Bay. Num evento em que Frederico parecia imparável, apenas o brasileiro conseguiu travar o sonho português numa final incrível, decidida por apenas 0,27 pontos.

    O “fado” de Kikas frente a Filipe Toledo prosseguiu em 2018, novamente na Gold Coast e na ronda inaugural. O português não conseguiu repetir a proeza do ano anterior e terminou a bateria no segundo posto, com o brasileiro a vencer. Em 2019, ano em que Frederico Morais entrou como suplente, houve mais duelos com Toledo. Na ronda inaugural do Oi Rio Pro o brasileiro voltou a vencer, embora Frederico também tenha avançado para a ronda 3. Os dois voltaram a encontrar-se nas meias-finais, com Toledo a impedir o português de atingir mais uma final no WCT.

    Por fim, Toledo voltou a estar no caminho de Frederico Morais na estreia da temporada de 2021, que marcou o regresso do português à elite mundial a tempo inteiro. Tal como no Rio de Janeiro em 2019, Kikas também conseguiu avançar diretamente para a ronda 3, fruto do segundo posto obtido no heat, mas a verdade é que o triunfo foi de Filipe Toledo na ronda inaugural em Pipeline. E, agora, como será com os quartos-de-final em jogo em Narrabeen?

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram