Homepage


-
Os números de Stephanie, Carissa e Tyler Wright no Maui Pro07 dezembro 2020

- As três conceituadas surfistas monopolizaram os triunfos no Maui Pro desde 2007.
-
Foi na passada sexta-feira, dia 4 de dezembro, que arrancou o período de espera do Maui Pro, competição que vai dar início à temporada de 2021 do Women's World Tour (WWT).
Depois de um ano em que praticamente não houve competição, por causa da pandemia do novo coronavírus, aguarda-se com muita expectativa o regresso à ação das melhores surfistas do mundo, o que deverá acontecer já esta segunda-feira, dia 7 de dezembro, a fazer fé nas previsões de ondulação.
Enquanto não chega esse momento, a World Surf League compilou os resultados em Honolua Bay de três atletas que não só são favoritas a vencer na onda havaiana, como também a conquistar o título mundial lá mais para a frente.
São elas: Carissa Moore, Stephanie Gilmore e Tyler Wright, precisamente as três surfistas que desde 2007 monopolizaram os títulos mundiais respeitantes à categoria feminina, bem como as vitórias no Maui Pro, que entre 2010 e 2013 não se realizou.
Deste lote e de forma pouco surpreendente, aquela que tem maior taxa de sucesso no Maui Pro é a campeoníssima Stephanie Gilmore.
A heptacampeã mundial já participou por oito ocasiões neste evento, tendo vencido o mesmo por cinco vezes (2007, 2008, 2009, 2017 e 2019). 12 anos separam o primeiro do último triunfo, sendo que Steph nunca foi derrotada numa final em Honolua Bay. Sempre que competiu no heat decisivo, saiu vencedora.
Um palmarés que naturalmente impõe respeito às suas rivais. No total, a surfista australiana venceu 83% dos heats que já disputou nesta prova.
Já a tetracampeã mundial Carissa Moore tem três vitórias no Maui Pro (2014, 2015 e 2018). Este é um evento no qual já participou por sete vezes e no qual atingiu o heat final em quatro dessas participações. Carissa tem uma taxa de sucesso de 75% no evento e entre estes três nomes foi a única a atleta a obter pontuação máxima (10 pontos) numa onda surfada em Honolua Bay. Um feito que aliás foi conseguido por duas vezes.
A única final que Carissa Moore perdeu foi em 2016 e precisamente para a outra surfista deste lote restrito, a australiana Tyler Wright. Em etapas do WWT, esta apenas saiu vitoriosa de Maui no ano em que conquistou o primeiro dos seus dois títulos mundiais.
Num total de cinco aparições em Honolua Bay, Wright chegou a três finais. Foi desfeiteada por Carissa Moore em 2014 e o ano passado por Stephanie Gilmore, naquele que foi o evento que marcou o regresso de Tyler Wright à competição após longa paragem por doença.
A título de curiosidade, fica a nota de que a última vitória no Maui Pro que não pertenceu a este triunvirato foi da autoria da australiana Jessi Miley-Dyer, que atualmente é comissária do WWT. Estávamos em 2006.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram