Homepage

  • John John Florence é o 11º surfista havaiano a conquistar o Pipe Masters
    21 dezembro 2020
    arrow
  • Andy Irons é o surfista havaiano com mais triunfos no CT de Pipeline, tendo vencido o mesmo por quatro ocasiões. Apenas Kelly Slater ganhou mais vezes.
  • A 50ª edição do Billabong Pipe Masters, prova que deu o pontapé de saída à temporada de 2020/2021 do World Championship Tour (WCT), fechou com a vitória de John John Florence.

    Depois de já ter acariciado a vitória na emblemática prova havaiana noutras edições, nomeadamente com duas finais perdidas (2013 e 2017), John John finalmente gritou vitória no WCT de Pipeline, que realiza-se ao lado da sua residência.

    Um triunfo que o bicampeão mundial já perseguia há muito e que ao concretizar, tornou-se no 11º surfista havaiano a receber a sempre importante distinção de Pipe Master.

    Com a vitória alcançada sobre Gabriel Medina, Florence colocou um ponto final num largo jejum de triunfos havaianos no Pipe Masters. A seca já perdurava desde 2006, ano em que o saudoso Andy Irons conseguiu a sua derradeira vitória no evento.

    Foram 14 penosos anos em que os havaianos viram os outros a levar o caneco para casa, naquele que é o maior período sem vitórias por parte dos locais nesta mítica competição.

    Um cenário que contrasta radicalmente com aquele que foi verificado entre 1997 e 2006, onde só por três ocasiões não tivemos um surfista havaiano no lugar mais alto do pódio.

    O malogrado Andy Irons é o atleta proveniente do Havai com mais vitórias no Pipe Masters, tendo vencido o evento por quatro ocasiões: 2002, 2003, 2005, 2006. Curiosamente, o seu irmão, Bruce, alcançou primeiramente a glória em Pipe ao vencer em 2001.

    Na lista total de vencedores, Andy apenas é suplantado por aquele que foi o seu grande rival no Mundial, Kelly Slater. KS tem, nada mais, nada menos, do que sete troféus de vencedor do Pipe Masters nas suas vitrines.

    Para além de John John Florence e Andy Irons, outros nomes bem conhecidos do surf havaiano proclamaram-se vencedores na etapa que tradicionalmente fechava o Mundial, mas que este ano abriu as hostilidades.

    O primeiro havaiano vencer o Pipe Masters foi Jeff Hakman em 1971, curiosamente na edição inaugural da prova. Este foi o único triunfo de Hakman no Pipe Masters, seguindo-se as vitórias de Gerry Lopez em 1972 e 1973.

    Rory Russell venceu em 1976 e 1977, enquanto já na década de 80 tivemos as vitórias de Michael Ho (1982), Dane Kealoha (1983) e ainda em 1986 o primeiro dos dois triunfos do malogrado Derek Ho, irmão de Michael Ho. A segunda e última vitória de Derek aconteceu em 1993, ano em que alcançou o seu único título mundial.

    A registar há ainda a vitória de John Gomes em 1997 e por fim a conquista do irreverente Jamie O'Brien em 2004.

    Com este recente feito de John John Florence, fica agora a curiosidade para saber se este iniciou aqui uma sequência de triunfos em Pipeline, à margem do que sucedeu com outros pesos pesados da modalidade, ou se por outro lado teremos em breve mais um havaiano a juntar-se a este ilustre quadro de honra. Dúvidas que só serão esclarecidas daqui a um ano.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram