Homepage

  • Etapa mundialista de Supertubos adiada para data a definir
    10 novembro 2020
    arrow
  • A WSL também anunciou a criação de uma perna norte-americana para este início de época.
  • No mesmo dia em que anunciou a onda de Trestles como o local da etapa especial que vai decidir os campeões mundiais de 2021 através do novo formato de surf-off, a World Surf League (WSL) revelou igualmente que procedeu a algumas alterações à primeira fase do calendário do novo curso, dado o atual contexto da pandemia do novo coronavírus.

    Nestas alterações produzidas, a etapa portuguesa do Mundial, o MEO Pro Portugal, é uma das visadas.

    Inicialmente agendada para ser colocada na água entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2021, o evento a realizar na Praia de Supertubos, em Peniche, foi adiado para uma data a definir mais tarde.

    Fica agora a dúvida para saber onde é que a WSL vai encaixar a prova portuguesa, pelo que não deverá restar outra solução senão fazer a competição na primavera ou até mesmo no verão. O tradicional mês de outubro, já no outono, está fora de equação perante uma época que termina em setembro. 

    Para além da etapa lusa, que seria a segunda da temporada 2020/2021, soube-se que o australiano Corona Open Gold Coast passa de março para o período de 3 a 13 de maio do próximo ano, passando assim do primeiro para o último posto entre as provas do triunvirato australiano.

    Já o brasileiro Oi Rio Pro foi transferido de maio para junho, tendo o seu período de espera entre os dias 11 e 20 desse mesmo mês.

    Para além destas alterações, a WSL anunciou o acréscimo de mais duas provas à temporada regular do CT, que passa a contar nesta sua fase inicial com uma perna norte-americana.

    Isto deve-se à chegada do havaiano Sunset Open, habitual etapa da Triple Crown of Surfing, bem como do norte-americano Santa Cruz Pro.

    Assim, depois do arranque havaiano da época em Maui para as senhoras e em Pipeline para os homens, a elite do surf mundial irá continuar pelos mesmos ares.

    O Sunset Open será colocado na água entre os dias 19 e 28 de janeiro de 2021, naquela que será primeira vez desde 1991 que homens e mulheres vão competir no mesmo evento em Sunset Beach.

    Já o Santa Cruz Pro irá rolar em fevereiro, mais concretamente entre os dias 2 e 12, e será a terceira prova da época. Este será o regresso ao famoso pico de Steamer Lane, 33 anos após ter recebido pela primeira vez uma prova do Mundial.

    Quanto aquilo que será o restante calendário, a World Surf League remeteu mais novidades para o próximo ano.

    Entre as provas já agendadas e aquelas que estão por agendar, para além de Peniche também a etapa de G-Land carece de nova data, tudo estará sempre dependente da evolução da pandemia do novo coronavírus.

    Para já e até informação em contrário, o calendário da temporada regular do CT conta com 12 etapas ao qual junta-se o evento especial que irá decidir os novos campeões mundiais.

    Calendário:

    1) Maui Pro, Honolua Bay, Maui, Havai: 4 de dezembro a 15 de dezembro de 2020 (só mulheres)

    Billabong Pipe Masters, Oahu, Havai: 8 a 20 de dezembro de 2020 (só homens)

    2) Sunset Open, Oahu, Havai: 19 a 28 de janeiro de 2021

    3) Santa Cruz Pro, Santa Cruz, Califórnia: 2 a 12 de fevereiro de 2021

    4) MEO Pro Portugal, Peniche, Portugal: Data a definir

    5) Rip Curl Pro Bells Beach, Victoria, Austrália: 1 a 11 de abril de 2021

    6) Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 16 a 26 de abril de 2021

    7) Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália: 3 a 13 de maio de 2021

    8) Quiksilver Pro G-Land, Indonésia: Data a definir

    9) Oi Rio Pro, Rio de Janeiro, Brasil: 11 a 20 de junho de 2021

    10) Corona Open J-Bay, Jeffreys Bay, África do Sul: 25 de junho a 9 de julho de 2021

    11) Surf Ranch, Lemoore, Califórnia, EUA: 12 a 15 de agosto de 2021

    12) Teahupo'o, Tahiti: 23 de agosto a 2 de setembro de 2021

    13) WSL FINALS, Trestles, EUA: 8 a 17 de setembro de 2021

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram