Homepage

  • Italo e Defay vencem no regresso das provas da WSL à Europa
    23 setembro 2020
    arrow
  • Vasco Ribeiro foi o autor da melhor onda de todo o evento.
  • Eram os dois favoritos à partida e acabaram por confirmar esse mesmo favoritismo. O campeão mundial Italo Ferreira e Johanne Defay conquistaram esta quarta-feira o French Rendez-vous fo Surfing, que foi disputado em Anglet. E aprova francesa marcou o regresso das provas da WSL à Europa e acabou por ser dominado pelas duas estrelas do WCT. Quanto à participação portuguesa, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot destacaram-se com um 5.º posto final.

    Depois de ter sido atirado para a repescagem na estreia, Italo acabou por eliminar Frederico Morais na segunda ronda e embalar para um triunfo sólido, que vai ao encontro do estatuto de camisola amarela que detém, por ser o campeão mundial em título. O surfista brasileiro é presença especial nestas provas da Euro Cup of Surfing e em França não deixou o crédito por mãos alheias, mostrando a sua famosa veia aérea.

    Nos quartos-de-final Italo sofreu um pouco, mas na última onda acabou por derrotar o jovem francês Kauli Vaast, wildcard do evento. Depois, nas meias-finais bateu Leo Fioravanti, responsável pela eliminação de Vasco nos quartos-de-final, e na final atingiu a melhor performance, derrotando o espanhol Andy Criere com 15,57 pontos contra apenas 11,47 do adversário.

    Apesar do domínio em toda a linha de Italo Ferreira, num mar que ao longo do dia mostrou pouco potencial e que pouco ajudou ao espetáculo, acabou por ser Vasco Ribeiro a fazer a melhor onda de todo o evento. Foi ainda na repescagem, quando derrotou o francês Maxime Huscenot, que Vasco aproveitou uma esquerda para encaixar três fortes manobras de backside, sendo pontuado com um 9 pontos.

    Já a prova feminina foi dominada pelas surfistas francesas, que conseguiram as quatro vagas das meias-finais. No entanto, acabou por ser a única surfista do WWT em prova a levar a melhor. Depois de vencer Cannelle Bulard nos quartos-de-final e Maud Le Car nas meias-finais, Defay acabou por bater a ex-campeã mundial júnior Vahine Fierro na grande final, somando 11,34 pontos contra 10,74 da surfista de origem taitiana.

    Em relação às surfistas portuguesas, Teresa Bonvalot ficou-se pelo 5.º posto, depois de ter vencido o duelo frente a Yolanda Hopkins na repescagem, mas perdendo de seguida para a francesa e ex-top do WWT Pauline Ado nos quartos-de-final.

    A ação nestas WSL Countdown Series europeias prossegue já na próxima semana e Portugal. A Vasco, Kikas, Teresa e Yolanda juntam-se os wildcards Afonso Antunes e Mafalda Lopes, numa prova que terá o mesmo formato de 24 surfistas (12 masculinos e 12 femininos). A ação pode acontecer de segunda a sexta-feira algures pela costa portuguesa. O local da prova só será revelado mais em cima do dia da ação, esperando-se, certamente, melhores ondas do que aquelas que houve hoje em França.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria